Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011



Culto de Celebração (14/08/11)
Quarta semana da Ministração da Campanha "O Clamor de Israel"
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "O Propósito da Oração"


TEXTO DA MENSAGEM

TÍTULO DA MENSAGEM: “O PROPÓSITO DA ORAÇÃO”
QUARTA SEMANA DA MINISTRAÇÃO DA CAMPANHA “O CLAMOR DE ISRAEL”
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA
DATA: DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011 (14/08/2011)

“O PROPÓSITO DA ORAÇÃO”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Mateus 6:5


            Jesus tinha um propósito de Deus, que era de morrer na terra. Ele não morreu por uma questão filosófica, mas morreu por mostrar que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Jesus veio a terra quebrar conceitos religiosos e reprimir a religião, pois Ele não gostava de religião. O mesmo ensinou aos homens o caminho do amor. O texto bíblico em que se baseia esta mensagem diz que sem Deus nada do que foi feito poderia ser feito se Jesus não cumprisse o propósito na terra. Diante disso, Deus nos ensina a orar e revela que há propósito na oração.
            A oração é um meio para as pessoas buscarem a presença de Deus e o caminho para alcançarem os sinais de Deus.
            Mas, porque alguns clamores não são respondidos? 1) Pecado no coração: quando estamos em pecado, Deus não ouve a nossa oração, não é porque Ele está surdo, mas Ele não responde a oração, porém quando aceitamos a Cristo, ele lava e limpa o nosso coração nos tornando novas criaturas na presença dEle, ainda que haja iniquidade pela carne. O que contamina o homem não é o que entra, mas é o que sai da boca. Deus levanta Isaías para libertar o povo de Israel, porém diz que as mãos do Senhor não estavam encolhidas para aquele povo em pecado. O povo de Israel se dizia que era temente a Deus, pelo contrário, o povo de Israel praticava o bem e o mal ao mesmo tempo. Não adianta fazermos o bem e o mal ao mesmo tempo, praticando iniquidade, pois enquanto encobrirmos as nossas transgressões e não pedirmos perdão dos pecados, Deus não responde a oração. Neste sentido, o diabo se levanta contra as nossas vidas como acusador e Jesus entra como advogado para nos defender das acusações do diabo. Assim também, Jesus foi tentado na carne. Ainda que o pecado trave a benção, temos ainda um escape, que é o Sangue de Jesus. Quando caminhamos na presença de Deus sempre algo vai nos impedir de caminhar com o Senhor. Jamais quando você pecar, Deus não vai te acusar, não oprimira o seu interior, pois todo aquele que estiver nos acusando é o inimigo, mas com Deus perdoamos e somos perdoados, nos arrependemos dos pecados e o Senhor libera perdão sobre nós.
            2) Quando pedimos mal: Não faça oração e/ou clamor com segundas intenções do coração. Não façam como os Gentios, que de muito orar, achavam que iriam conseguir alguma coisa. A oração é diferente de rezar. Rezar é repetição, ao contrário de oração. Quando orarmos, primeiro devemos adorar ao Senhor. A reza não tem este propósito. Na oração, Deus tem prazer em ouvir o que você quer. Para recebermos de Deus temos que pedir algo específico para Ele responder a oração, pois quando repetimos e não somos específicos na oração sem saber o que queremos, a nossa oração não é respondida. Em Tiago 4:13 diz: “Pedi e não recebestes porque pedis mal”. Neste sentido, Tiago está falando de sentimentos e estímulos que nos levam a necessidade de orar e clamar a Deus, e o Senhor têm caminhos certos para nos abençoar;
            3) Falta de fé: a passagem bíblica de Tiago 1:8 diz: “peça com fé, em nada duvidando”. Quando se fala de fé, se fala de permanência. Tenha certeza de que Deus está trabalhando em nosso favor e permaneça com fé e com confiança ao Senhor para chegar ao objetivo daquilo que buscamos ou anseiamos para alcançarmos a graça de Deus no tempo oportuno. Deus não joga na lixeira a nossa oração e o nosso clamor, pois há tempo para tudo debaixo do céu, assim como há tempo para o Senhor responder a nossa oração e o nosso clamor na hora certa.
            4) Quando não obedecemos a Palavra de Deus:  as pessoas acham que Deus abençoa de qualquer jeito, de qualquer maneira. Tem pessoas que estão com a vida fora do propósito de Deus, e neste sentido, não há legalidade na oração. Se estivermos na presença de Deus e Ele estiver em nossa vida e permanecermos na Palavra do Senhor, tudo que pedirmos pela oração e/ou pelo clamor será feito.
            5) Porque erramos no relacionamento conjugal: não tem ser mais forte que Mulher. Mulher suporta mais a batalha do que o homem. A mulher é forte em algumas questões, mas quando se trata de relacionamento com o homem, ela é fraca. Deus se importa pelo relacionamento conjugal entre o marido e a mulher. Se o homem não tratar bem a esposa e vice-versa, a oração e/ou o clamor feito por ambos não é respondida por Deus. O marido pode até errar com as esposas, e as esposas podem até errar com o marido, mas é preciso resolver o problema para não dar brecha ao diabo acusador, pois se não resolver o problema, Deus não responde a oração e/ou clamor. Sem a mulher, o homem seria menos.           
            6) Quando guardamos mágoa em nosso coração: as mulheres guardam mais mágoa no coração do que os homens, não que os homens não tenham mágoa, mas as mulheres absorvem muito a palavra, que se torna uma ferida no interior, na alma. Em Mateus 6:14 diz que se não perdoarmos as ofensas, o Pai Celestial não nos perdoa. Quando estamos magoados, feridos com alguém, “carregamos um morto nas costas”, e geralmente, este morto é as pessoas próximas. Às vezes, a razão nos impede de receber o perdão da pessoa e de Deus, pois ainda que um esteja na razão e seja difícil de absorver a ofensa, é possível perdoar ao outro, pois o que importa nesta hora não é a razão, mas o amor.
            Que nada do nosso passado e do nosso presente venha travar a nossa oração e/ou nosso clamor diante de Deus para que Ele nos dê resposta, pois é a própria Palavra de Deus que nos garante que aqueles que se colocam na posição de justo, justificados pelo Senhor, não ficam sem resposta.

Pastor Edeildo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário