Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011




 
 
 Culto de Celebração (07/08/11)
Terceira semana da Ministração da Campanha "O Clamor de Israel"
Ministração: Pastora Célia Oliveira
Tema: "O Clamor de Ana"



TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “O CLAMOR DE ANA”
TERCEIRA SEMANA DA MINISTRAÇÃO DA CAMPANHA “O CLAMOR DE ISRAEL”
MINISTRAÇÃO: PASTORA CÉLIA OLIVEIRA
CULTO DE CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA
DATA: DOMINGO, 07 DE AGOSTO DE 2011 (07/08/2011)

“O CLAMOR DE ANA”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: 1 Samuel 1
    

            Deus vai falar ao seu coração por meio desta mensagem. Esteja com o seu coração aberto para Deus falar com você através do exemplo de uma mulher. Esta mensagem é sobre o clamor de Ana. Ana teve que trilhar um caminho para se achegar ao coração de Deus. Ela teve que trilhar um caminho pelo qual exigiu um clamor e momentos de humilhação a qual ela se entregou.
A Bíblia conta a história de uma mulher que iria subir no monte e no momento em que ela subia, a rival estava orando tremendamente. De acordo com a Bíblia, do lugar que ela estava até Israel eram 30 quilômetros. Neste momento, a rival ficava pirraçando Ana. Mulher quando quer pirraçar é boa. Nós que somos mulheres quando queremos pirraçar alguém fazemos de tudo. Ana e a rival subiram até o monte, e ao chegar no monte fizeram seus holocaustos, as suas ofertas, mas Ana estava com o coração abatido e ela decidiu se colocar na posição, se levantou, deixou tudo o que estava fazendo e foi clamar no templo. É sobre este clamor que quero ministrar sobre sua vida. Ali, Ana se prostrou, ela recebeu graça e o favor de Deus. Esta mensagem é para você aprender ensinamentos com base no clamor de Ana.
O motivo do seu clamor, qual é?:  Ana tinha um clamor, ela queria ter filhos. Talvez muitas mulheres falam assim: “pastora, eu não quero ter filhos”. Mas, talvez você queira salvação na sua família, talvez você queira sua vida financeira restituída, talvez você queira seu lar reconstruído, talvez você queira saúde, alguma coisa você precisa e Deus está com seus ouvidos inclinados para ouvir o seu clamor e te dar a resposta”. O clamor que motivava o coração de Ana era porque ela recebia afrontas. Penina tinha 10 filhos, conforme o relato bíblico. Penina era uma rival de Ana que não desistia, ela perturbava, afrontava Ana.


          Mulher quando quer pirraçar é triste, vizinho também quando quer pirraçar é terrível, liga o som alto. Muitas vezes queremos descansar no Senhor, lendo a palavra, ouvindo um louvor, mas o vizinho faz pirraça para nos incomodar. Chega um momento que até nós, servos de Deus, passamos do limite, perdemos o controle e ficamos chateados. Imagine você andar 30 quilômetros pirraçando. Ana tinha isso como motivo para clamar. Ela se irritava com as irritações de Penina. Por isso, alguns dos motivos de Ana clamar. Ana não era feliz (leia versículo 8). Pense na tristeza profunda de Ana, ela não comia e nem bebia, chegando a fase da depressão. Quando nós estamos muito tristes e muito abatidos estamos entrando em depressão, na verdade, faltava algo, assim como falta algo na vida das pessoas. Ana tinha um bom casamento, seu marido a amava, tinha uma boa condição financeira, mas era estéreo, não podia gerar filhos, isso era uma vergonha na cultura semita, lhe faltava algo, faltava para Ana um filho.
O que está faltando para você? Muitas vezes nós temos carro, temos uma vida financeira boa, mas estamos tristes. Na verdade está faltando algo, mas Deus quer completar este algo que falta em você. Deus quer completar os nossos sonhos para que verdadeiramente você seja feliz. Você vai se prostrar e clamar como Ana, ela era triste. Talvez, você esteja triste em alguma área da sua vida, mas Deus quer te ajudar fazendo com que você mande essa tristeza embora e declare: “Senhor, eu recebo a minha vitória”.
Ana tinha um sonho, qual é o seu sonho? O sonho de Ana era ter filhos (leia versículo 8). Quem não realiza sonhos vive uma vida cinzenta, sem graça, sem alegria, como se parasse de sonhar e de viver. Deus trabalha na vida de pessoas que tem sonhos, e o sonho é uma linguagem de fé. O que você faria pelo seu sonho? Ana tomou uma posição, saiu da terra, largou tudo e foi para o templo adorar. Tome uma posição de ir ao templo e adorar a Deus em busca do seu sonho, a resposta do seu sonho, e quando temos um sonho precisamos ter atitude porque parados, estagnados, nada vai acontecer. Precisamos ter atitude de fé, de correr atrás dos nossos sonhos e dizer: “eu vou conseguir”. Esses dias estava conversando com minha filha sobre as notas dela e ela dizendo que não vai conseguir, e eu disse para ela que se ela pensar desta forma, ela nunca vai conseguir. Neste sentido, eu conclamo a todos que lêem esta mensagem a mudar a linguagem da sua boca e dizer: “eu vou conseguir, Deus vai me dar a vitória, a vitória já está nas minhas mãos, eu vou conseguir porque nós temos algo muito especial, é o Senhor dos Exércitos”. Não tem nada que foge do controle das mãos do Senhor, nada foge.
Quando nós pensamos que não podemos, Deus faz, Deus opera. Eu não consigo imaginar algo que Deus não possa fazer. A pessoa duvida de Deus e fala que o marido, por exemplo, nunca vai se converter, mas Deus muda, Deus faz. Como vou conseguir sair desta dificuldade financeira? Deus vai dar estratégia, Deus vai nos mostrar o caminho, pois Deus abre portas onde não tem paredes, porque o nosso Deus é um Deus de milagres.
Ana tinha um sonho que era motivação do coração dela. Você que tem um sonho, você precisa ter esta motivação deste sonho e correr atrás e determinar dentro de você: ”eu vou conseguir”.
Quais os exemplos do clamor de Ana para a nossa vida? (leia versículo 9). Ana sai da festa e vai ao altar no templo. A Bíblia diz que a alma de Ana estava amargurada, mas ela ora ao Senhor e chora abundantemente. Ana saiu do lugar tão chorosa, tão amargurada e isso foi o que a impediu de tomar uma atitude. Você pode até dizer assim: “pastora, tem dias que eu sou tão pó que não consigo nem orar, nem levantar”. Minha irmã e meu irmão, isso acontece com todo mundo!. Em situações como essa nós só queremos chorar, as palavras não saem, nós ficamos assim: “meu Deus, o que vou fazer”. Mas, vamos orar em línguas, gemidos inexprimíveis na presença do Senhor e calar, ouça um louvor, tome uma atitude, comece a fazer algo que chame a atenção de Deus.
Ana saiu do lugar de festa onde tinha muita gente e foi para um lugar excelente no templo. Meu irmão, minha irmã, vai buscar ao Senhor. Muitas vezes ficamos chateados e sabe o que fazemos nesta hora? Ficamos com a cabeça na frente da televisão. Não é isso que Deus quer para você. Ouça um louvor, assista a um vídeo evangélico, leia a palavra de Deus, mas se alimente. Tome uma atitude, comece a fazer diferente, comece a buscar os teus sonhos. Tem gente que quer passar no Concurso, mas não toma posição de estudar. Você não vai passar no Concurso se não se dedicar. Você não vai mudar a sua história se você não tomar atitude. Você quer aumento de salário? Você não faz um curso para se especializar. Você precisa tomar atitude de fé e determinar: “eu vou conseguir”. Ana saiu do lugar onde ela estava e ela clamou ao Senhor e fez um voto a Deus (leia versículo 11). A passagem bíblica relata que Ana fez um voto a Deus. Você tem feito compromisso com o Senhor? Como está você e o Senhor? Você tem tido atitudes que tenham chamado a atenção do Senhor? Ana fez um voto. Mas, muita gente fala assim: “pastora, eu não posso participar dessa história de voto, não”. Faça um voto, vá até o Senhor. Quando fazemos um voto de fidelidade, de honrar ao Senhor, de ouvir a voz dEle, Ele transforma situação em benção. Você precisa fazer um voto com o Senhor em servi-lo, de honrar ao nome dEle.
           O Espírito Santo que habita dentro de você não é um deuszinho qualquer, não. Você precisa dar testemunho no Senhor, você não carrega qualquer Deus, você carregar o nome do Deus que é todo poderoso. Fale assim: “Deus, eu te aceito, eu quero te servir”. Faça um voto a Deus de servi-lo em fidelidade, um voto de servi-lo com toda tua vida, não é só a metade da sua vida, mas Deus quer te tomar por inteiro, pois Ele não quer você pela metade, mas quer você por inteiro.
Tem muitas pessoas que tem chamados, o que você esta fazendo com o teu chamado, com os teus talentos? Não guarde o teu chamado, os teus talentos, faça um voto de verdadeiramente servir e usar os teus talentos, porque a igreja é um corpo, pois cada um de nós tem uma função. Muitas vezes estamos estagnados, mas faça um voto de servir ao Senhor e usar os seus talentos.
Ana promete devolver o que receberia do Senhor. Ana promete dar o seu filho ao Senhor. Quando você se entregou ao Senhor, o que foi que você prometeu entregar a Ele? Você prometeu que o serviria? Muitas vezes fazemos promessas da seguinte forma: ”Deus, eu vou fazer um voto e se acontecer eu vou fazer isso”. Irmão, analise a si mesmo: ”quantas vezes você já prometeu e não cumpriu?, quantas pessoas vieram para a igreja e saíram da igreja?”.
Graças a Deus que o Senhor é um Deus misericordioso, que nos recebe de volta, Ele nos aceita, perdoa os nossos pecados, porque Ele é fiel. Muitas vezes, nós não somos fiéis. Quantas vezes entregamos ou devolvemos o dízimo na Casa do Senhor, de repente, começa a apertar, retemos o dízimo. Irmão e irmã, eu já passei por situações terríveis, mas nunca deixei de dar o dízimo. Quando entregamos a nossa vida ao Senhor, entregamos tudo e Ele nos devolve mais do que damos a Ele. Não queira voltar para o mundo, entregue sua vida a Deus, deixa Ele carregar o seu fardo pesado e te colocar um fardo que é leve, não tenha restrições de entregar tudo o que Deus te deu.
Ana toma posse de sua benção e muda o semblante. Quando nós temos atitude e recebemos a nossa benção, mesmo quando nós não vimos, nós mudamos o nosso semblante (leia versículo 18). Ana, quando recebeu uma palavra de animo, de coragem e de fé de um homem, ela creu. Muitas vezes, você tem vindo a igreja, tem ouvido a palavra de Deus e está passando por lutas, você está olhando as circunstâncias. Não olhe para as circunstâncias, olhe para Deus, para o que Ele tem falado para você, para as promessas que Ele tem te dado. Não ligue nada seu às cincunstâncias, mas ligue-se no Deus que tudo pode.
            Ana mantinha honra a liderança. (leia versículos 12 ao 15). A bíblia diz que se crermos nos homens de Deus prosperaremos. (2 Crônicas 20;20).
            Mesmo Ana sendo mal interpretada, sendo vista com outros olhos, ela foi mansa. Muitas vezes, como é que você tem se portado diante da sua liderança, quando ele chama atenção ou quando lhe dar um conselho, que muitas vezes, vai contra ao que nós queremos. Será que você tem sido obediente? Ana nos ensina que mesmo sendo confundida temos que honrar nossas lideranças, e principalmente, honrar ao nosso Deus. 
            Ana recebe uma palavra de Benção do seu líder espiritual por causa da posição que ela ficou. A palavra de Deus diz que a palavra mansa acalma o furor, mas a palavra dura sucinta a ira. Precisamos vigiar, principalmente as mulheres, que precisamos reter o que falamos duas vezes. Temos que calar do que falar. Às vezes, tem mulheres explosivas, determinadas em impor as suas verdades. É muito bom calar e esperar um pouco mais. Você não vai buscar “chifre na cabeça de Cavalo” com as suas discussões, é melhor calar. A atitude de Anna mudou a atitude daquele homem. Se ela tivesse retrucado, com certeza, Ana não tinha saído com a benção.
            Muitas vezes você tem feito coisas pelo qual você não tem saído com a benção.
Quem é o homem que Deus coloca em nossa vida? Você tem honrado os profetas que Deus coloca em sua vida?
Se você tem recebido benção, tem recebido vida dos homens de Deus, ore por estes homens valentes para receber a visitação do Senhor em sua vida. “Eu quero dar a vida, eu quero que vocês tenham prazer”. Satanás vai tentar de todas as formas nos destruir, mas Deus quer construir uma nova vida para sermos abençoados.
O clamor de Ana continha adoração ao Senhor.  Antes e depois da resposta de Ana veio o coração de um adorador ao Senhor. Deus quer que sejamos adoradores não somente na igreja, mas em todo lugar e em qualquer situação (leia versículo 19). Ana e o seu pai adoraram ao Senhor no templo. Você precisa adorar ao Senhor mesmo quando você não estiver vivendo o seu milagre, você precisa se render e crer que verdadeiramente Deus está ouvindo o seu clamor. Ana recebeu uma palavra do profeta. Ela poderia muito bem deixar só Penina e Elcana subirem, mas ela se preparou para orar ao Senhor. Você tem que se posicionar a clamar e a cantar ao Senhor. Se posicione, adore ao Senhor, não volte sem adorar ao Senhor, creia, tenha fé que Deus tem um milagre em sua vida.
Deus se lembrou de Ana e do momento no qual ela se prostrou diante do Senhor, que ouviu o seu clamou, assim também o Senhor ouve o nosso clamor. Deus jamais se esquece de nós e não desiste das nossas vidas. Não podemos esquecer de Deus e tomarmos atitudes diferentes. Podemos esquecer de Deus, mas Deus nunca se esquecer de nós, porque Ele é fiel. Deus se lembra de nós quando estamos prontos, na posição de fé pronto para receber a sua benção.
Nós estamos prontos? Nos temos tomados a atitudes corretas para recebermos a benção do Senhor? Muitas vezes, estamos chorando, assim como Ana, mas Deus se lembra de nós. Deus se lembra de nós com maturidade para revelar seus propósitos. Falo de maturidade da seguinte forma: “será que estamos preparados para obtermos os pedidos. Precisamos ter experiência e maturidade para receber as bênçãos de Deus. Deus nunca deixa de responder nossas petições. Ele está esperando apenas o tempo certo e a hora certa para atender a todo e a qualquer pedido nosso, porque Ele não chega atrasado, mas chega na hora certa.
Deus quer se lembrar de nós e das promessas que Ele tem para a nossa vida. Dê um passo de fé em direção a Deus e Ele vai fazer algo para lhe dar.
Precisamos confiar em Deus e se lançar nos braços dEle e dizer: “Senhor, eu entrego a minha vida e confio em ti”. Tome atitudes que Ana teve, de se lançar no Senhor, de ir para o templo orar, honrar os líderes e ao Senhor e se derramar na presença dEle. Assim como Ana, ore ao Senhor: “Senhor, eu quero minha vida transformada, faz alguma coisa”. 

 Pastora Célia Oliveira
E-mail: celiaedgo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário