Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Culto da Vitória (03/08/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Fortalecendo a fé"



TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “FORTALECENDO A FÉ”
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 03 DE AGOSTO DE 2011 (03/08/2011)

“FORTALECENDO A SUA FÉ”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Mateus 14:23, 6:25, 11:27-29


            A história relatada pela passagem bíblica é surreal, alarmante: um homem andando sobre as águas. É um negócio complicado para a ciência e para a mente entender isso.
Eu soube de um pastor que se dizia ter muita fé e ele falou que iria andar sobre as águas e chamou a televisão para filmar que ele iria andar sobre as águas. E ai um monte de gente olhando aquele pastor, que disse: “o Senhor é comigo”, e quando ele colocou os pés sobre as águas, ele afundou. Porque ele afundou? Porque a fé tem propósito. A gente não pode confundir coragem com o tentar a Deus. A fé tem um propósito. Pedro teve um propósito, apesar do propósito dele não ter sido pela fé.
A fé para nós é uma das coisas mais importantes. O Cristão não vive sem fé. Não há cristianismo, não há salvação, não há benção, não há vida eterna, não há nada com Deus sem fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus.
A palavra ‘fé’ é tão importante para o novo testamento, para a nova aliança com a qual nós estamos. A palavra “fé” só ocorre uma vez no livro de Habacuque, quando Deus disse que “o justo viverá pela fé”. No velho testamento existem 232 vezes a palavra “fé”. A maioria dos fatos com a palavra “fé” se encontra nos evangelhos quando o Senhor Jesus falou a palavra “fé” várias vezes, primeiro para dizer que os homens tinham que ter fé, em segundo, para elogiar a fé dos homens, e em terceiro, para curar os homens segundo a fé dEle. Deus fala: “seja feita segundo a sua fé”. Nós dizemos: “Senhor, eu quero ver”. E o senhor responde: “seja feita segundo a sua fé”, e vendo aquele homem que tinha fé para serem salvos, Jesus os salvou. A fé é muito importante. Na verdade, a fé é o primeiro e o último recurso de um desesperado, é o primeiro recurso porque nada funciona sem fé, mesmo a fé natural. Se fazemos alguma coisa, se ajudamos sem fé não conseguiremos nada. Precisamos de fé, nem que seja uma fé comum, natural para que alcancemos o nosso objetivo, do contrário, não conseguiremos nada. A fé é o último recurso daqueles que estão desesperados. Devemos aprender com o Senhor, pois durante todo o tempo da nossa vida precisamos de fé, seja para orar por cura, seja para receber cura, seja para receber de Deus qualquer coisa, expulsar demônios, seja para andar com Deus, precisamos de fé. A fé é imprescindível.
Precisamos fortalecer a nossa fé. Precisamos crer que Deus está conosco, que Ele quer nos abençoar e que Ele vai mudar a nossa vida através da fé, tudo através da fé, porque tudo com Deus começa através da fé. Primeiro Ele diz: “eu vou te salvar”, mas Paulo diz: “em esperança sois salvos”, porque a salvação é para eternidade. Em tudo, o Senhor faz acontecer em nossa vida, mas Ele não faz imediatamente, é questão de fé, temos que andar com Ele e experimentar o que é esperar em uma só pessoa, independente de recursos ou de alguém que queira ajudar, mas apenas de uma só pessoa: Deus: “eu te falei e Eu vou cumprir”, porque o Deus das promessas. E para fortalecermos a nossa fé precisamos compreender algumas coisas: 1) Não posso confundir fé com coragem: um exemplo prático disso foi Pedro. Pedro era um homem aparentemente corajoso. Na verdade, muitos corajosos acabam fazendo besteira, porque a coragem se aplica muitas vezes a uma autoconfiança primeiramente. Quando Pedro vai pedir a Jesus andar nas águas, ele fala: “se é o Senhor”, claro que ele sabia que era o Senhor, porque ele jamais iria falar do fantasma duvidando dele. Pedro: “se é o Senhor, então venha andar nas águas”. Sabe aquela coisa de querermos desafiar. Jesus falou: “meu filho, entra e ande sobre as águas”. E Pedro, então, entrou nas águas e ele começou a andar. Imagine a sensação de um ser humano colocar o pé dentro da água e não afundar. É complicado entender isso. Como ter algo firme debaixo da água?
O fato é que as ondas começam a bater e o racional começa a falar assim: “não, não tem como acontecer isso”. E assim Pedro começa a afundar porque ele começa a duvidar. A coragem se manifesta de quatro motivações: 1) autoconfiança: às vezes, um cidadão tem 1m90 e ver um baixinho de 1m50 e ele fala assim: “Ai eu encaro tranqüilo”. O que o cidadão alto tem? Autoconfiança, não teve fé, fé teve Davi quando venceu o gigante Golias, porque não havia como calcular. A autoconfiança é uma característica da coragem. 2) A cobertura de alguém: foi o que aconteceu com Pedro. Quando estamos cobertos por alguém, não temos fé. Imagine você, por exemplo, baixinho e ai tem uns caras altos que protegem os baixinhos: “sou seu amigo, mexeu com você, mexeu comigo”. O que acontece? Agora o baixinho se enche de si para enfrentar o grande. Quando Pedro estava nas águas, ele sabia quem estava chamado ele. 3) Eu não tenho nada a perder: sabe aqueles caras que pulam muros etc. às vezes, a valentia da pessoa está pelo fato de ele não ter nada a perder. 4) Os loucos: são os loucos e tem pessoas que falam para as outras: “olha que coroa bonita”. Que pessoa corajosa. Às vezes, não é coragem pela manifestação. A coragem não é fé. A coragem é uma coisa e a fé é uma dependência. A coragem habita nas pessoas. O homem não tem nada a perder, se eu morrer, morri. A valentia de alguém esta ligada ao fato de não ter nada a perder. 
1) Existem pessoas loucas em nosso meio e elas fazem algo porque são corajosas: este não é o tipo de pessoa que devemos confiar. Coragem não é fé. Coragem é uma coisa e fé é uma dependência. A coragem se aplica em si mesma na vida de uma pessoa, mas a fé é uma dependência de um só Deus. Coragem não é fé. 2) Ansiedade: se existe algo que anda na contramão da fé chama-se ansiedade. As maiores loucuras e erros que cometemos em todas as partes da nossa vida, seja para casar, para conquistar algo chama-se ansiedade. A ansiedade não espera por nada e nem por ninguém, e é um grande laço para aquele que quer viver na fé. Leia Mateus 6:25. O que está escrito em Mateus é palavra de Deus, argumento humano é argumento humano. A palavra de Deus é clara e diz: “filhos, eu sei do que vocês precisam, então não vivam segundo a ansiedade”, em uma linguagem popular: “não coloque a carroagem na frente dos burros”, mas tenha paz, espere porque Eu sei do que vocês precisam. A chave é: “busque o meu reino, busque a justiça do meu reino e as demais coisas vos serão acrescentadas. Oh, Deus fiel, Ele sabe do que precisamos, mas tenha paz nEle, busque o reino dEle e Ele vai acrescentar tudo o que precisamos, pois Deus sabe cada centímetro do que precisamos.
3) Deus está sempre no controle: em Mateus 11 diz que quem introduziu Jesus foi João Batista, um homem tão tremendo que foi um dos poucos homens que Jesus elogiou. Jesus disse: “não há outro homem nascido de mulher maior que João Batista. Tem pessoas que falam assim: “ah, mas ele foi menor no reino dos céus”. Sabe o que Jesus estava falando com isso? Quem é o menor no reino dos céus. Jesus falou assim: “aquele que quer ser o maior, sigam”. Jesus falou: “João, não há outro homem na terra maior do que você”. Mas, o menor no reino dos céus era maior do que ele. O maior no reino dos céus chama-se Jesus Cristo, porque Ele se entregou e serviu os homens e os amou. Do que ser o maior, seja o menor. E quando Jesus começa o ministério dEle, um discípulo de João diz: “olha, Jesus chegou na terra”. Os milagres começaram a acontecer. João fala assim: “que Ele cresça e eu diminua”. O fato de falar e profetizar para Herodes fez com que João fosse preso. Na prisão, na angustia do Ministério, na angústia da vida, na preocupação da vida, ele faz algo que nos choca: ele chama o discípulo e diz assim: “manda perguntar a Jesus se Ele é aquele que realmente estamos esperando ou se tem outro para vir no lugar dele”.
Quantos discípulos de João chegam até Jesus e dizem: “Senhor Jesus, João está na cadeia e eu vim perguntar se o Senhor é aquele que esperávamos, tu é mesmo o Messias ou não é? Jesus responde: “olha, diga a João que os cegos enxergam, surdos ouvem e os aleijados andam e pregai o evangelho a todos os povos”. Bem aventurado é aquele que não se escandaliza. Não podemos duvidar que o Senhor está no controle, só porque não estão como acharam que deveriam estar. Sabe quando as coisas acontecem e saem do nosso controle? Vai sim sair do seu controle, mas não sai do controle de Deus. João não estava entendendo. Talvez na mente de João, ele pensava que Jesus iria fazer uma revolução e dominar o reino e esperava que Jesus fizesse algo na cadeia para ele ser solto, mas continuava preso e depois começou a afirmar que Jesus era realmente o Messias. Ele disse: “tu és o filho de Deus e quer que eu te batize”. E Jesus pergunta: “tu és o escolhido mesmo”. Quando nós somos atribulados ou quando as coisas começam a sair do nosso controle começamos a perguntar “Deus, tu és poderoso?”, “tu se move em meu favor?”, “tu vai mudar a minha vida?”, tu vai mudar a minha história?”. Não duvide de Deus só porque as coisas não estão no seu controle, porque Ele tem o controle. Bem aventurado aquele que não se escandaliza nEle. Escandalizar é duvidar, é achar que Ele não tem o poder para mudar o contexto da minha história. Bem aventurados aqueles que não se escandalizam em mim, mas que crêem que Eu vou recompensar.
4) A fé cresce na permanência em Deus em meio às dificuldades: tem um texto de Provérbios 24 que diz que se você se “mostrar fraco no dia da angústia a sua força será pequena”. Esta palavra faz chorar em meio as provas, mas faz você aprender a viver pela fé e esperar em Deus. De fato, Ele supre as necessidades, mas temos que viver pela fé. Diante disso somos renovados e a fé cresce quando permanecemos em Deus. Quando resistimos, quando persistimos na oração, no clamor, na presença dEle a nossa fé cresce, aumenta e as coisas da vida que são difíceis para nós se tornam fáceis. A bíblia diz que quando vencemos uma tribulação, estamos fortes para estimular outros a vencerem suas tribulações. O fato é que todos passam por tribulações idênticas, mesmo vivendo uma vida diferente, todos passam. Nesta hora tenha calma porque todos passam por isso, mas Deus vai te dar vitória. Deus vai te dar vitória, sê forte, tem bom ânimo, pois Deus venceu o mundo e você vencerá também, fortalecei-vos no Senhor.
5) Descanse em Deus: “Oh, minh’alma, porque estás abatida, a nossa alma pertence ao Senhor”. Descanse em Deus. Você sabia que você pode falar com sua alma? Porque você é um ser vivo, e é também espírito e tem uma alma que se relaciona com o seu espírito. “Oh, minh’alma, tenha calma, porque Deus é fiel e tu vai louvar a Ele, minh’alma”. As emoções estão na alma, o louvor, a tristeza, a alegria, a angustia, o sorriso, o choro estão na alma e o espirito é quem controla a alma ou a carne controla a alma. Precisamos aprender a descansar em Deus. Leia Mateus 11:27. Existe uma maneira clara e poderosa de conhecer plenamente a Deus, porque Jesus falou que conhece plenamente o Pai e ninguém conhece o Pai se não aquele que o filho o quiser revelar. Então, significa que Deus queria se revelar a Jesus plenamente de que Ele é Deus. A vontade de Jesus no Espírito Santo, que está em você, é revelar Deus plenamente para que não haja dúvida em seu coração. O versículo 28 do mesmo capítulo é tão pequeno, mas é tão bom, porque não é só para ímpio, porque crente, às vezes, passa por uns estreitos, que vou dizer uma coisa: “no estreito, dói”. Você está cansado, não agüenta mais lutar, você já lutou, tentou, se sente oprimido, você não consegue ou não tem ânimo para ler a Bíblia”. Jesus diz: “vem a mim. Sabe o que significa “vem a mim?”
Se você chega em casa cansado, escute uma música gospel e se alimente do Senhor. Quando você vai a Jesus não significa que o seu problema será resolvido hoje, mas Ele vai te dar consolo, porque se existe uma coisa boa chama-se ‘consolo’. Sabe quando na fase da adolescência ou até mesmo já velho recebemos um consolo no colo da mãe: “filho, não fica assim não”. Às vezes precisamos de um colo, mas não há um colo igual ao de Jesus. Versículo 29: esta parte significa que Jesus esta falando para os homens assim: “oh, alma angustiada, que angustia é essa”. Eles são ansiosos porque a ansiedade é uma angustia de alma: ”oh alma angustiada, o que é isso”. Jesus: “ei, estou aqui, pare de carregar o fardo que tirei de você, você pega o fardo e coloca de novo”. Não está conseguindo algo na vida, tire o fardo e diga: “Jesus, pega o meu fardo”. Você já falou isso para Deus? Então, fale: “Senhor, tira o meu fardo, é pesada essa cruz que eu carrego”. Uma coisa importante que Jesus diz é “aprendam de mim”. Isso significa conhecermos a Jesus, pois não há outro lugar para conhecer a Ele do que nas escrituras sagradas: leia os evangelhos Mateus, Marcos, Lucas, João e conheça a Jesus. Ele disse: “aprendam de mim”. Não aprenda de homem, mas aprenda de Jesus, porque o Senhor é manso e humilde de coração e nele encontraremos descanso para as nossas almas.
Busque paz, independente se você não conseguiu algo que queria, busque paz, independente se as coisas não deram certo nestes dias, busque paz, e o Senhor completa: “o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Sabe quando entramos na presença de Deus e sentimos leveza, esta é a sensação.
Em Mateus 6, o Senhor fala: “para cada dia, basta o seu mal, o de ontem, o de hoje e o de amanhã”. Não fiquem preocupados com o que pode acontecer lá na frente. Deus ele hoje nos supre assim, Ele não nos supre daqui há um mês, mas supre hoje e te dá graça hoje, Ele nos dá paz hoje, a cada dia, todo dia há um alimento. Muitas coisas no Velho Testamento são alusivas ao Novo Testamento, a nova vida. Deus pega o povo de Israel e os manda marchar no deserto onde não tinha água e nem comida e Deus falou: “eu vou mandar diariamente um maná dos céus. Maná é uma coisa que não é natural, é sobrenatural que cai do céu. Mas Jesus falou que eles só poderiam pegar o que dava para o dia. Tem gente que era esperto, pegava um cestão e juntava para alguns meses. O maná é para hoje. Deus não dá o maná para o mês todo. Muitos falam assim: “oh, eu recebi Deus hoje, glória a Deus, aleluia!” e amanhã não ora, não faz nada, porque acha que recebeu o maná para passar o mês. O maná é diário e representa o comer espiritual diário. Todos os dias temos que ter tempo para Deus, meditar na palavra de Deus, estar na presença de Deus e assim Ele nos alimenta e nos dá paz.
No velho testamento, o Senhor faz algo tremendo. Quando o povo de Israel estava no deserto, Deus fez um tabernáculo para que todos os sacerdotes fossem lá para colocar fogo no altar e o fogo não se apagará, haverá continuamente um altar. Neste fogo somos o altar de Deus e precisamos colocar lenha no altar. Colocar lenha no altar é dar tempo para Deus e a partir daí nos alimentamos dEle. Mesmo que você esteja em trevas, há em você a luz do Senhor que sobrepõe e vence as trevas.
Não sei como está a tua fé, mas esta palavra veio para fortalecer a tua fé e dizer que o teu Deus é fiel. Às vezes algumas coisas em nossa vida abalam a nossa fé, uma notícia ruim abala a nossa fé ou até mesmo quando fazemos um projeto e desejamos que Deus nos dê um respaldo e não somos respaldados, isso abala a nossa fé. Nos perguntamos: “será que Deus está nesse negócio?”, “será que Deus pode mudar isso em minha vida?” Não se escandalize, creia que Deus está no controle e todas as coisas convergem para o bem daqueles que amam a Deus.

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário