Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Culto da Vitória (17/08/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Viver na carne rouba a alegria do homem"




TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “VIVER PELA CARNE ROUBA A ALEGRIA DO HOMEM”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DA VITÓRIA
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2011 (17/08/2011)

“VIVER PELA CARNE ROUBA A ALEGRIA DO HOMEM”

Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Gálatas 4:22

           
            Existe uma alegria muito maior que é a alegria do Senhor junto com a paz do Senhor. Mas, para que entendamos a diferença entre essa alegria, que é mais uma paixão do mundo, essa alegria do mundo que é passageira, que só se pauta naquilo que estamos recebendo ou não, e da alegria do Senhor, precisamos entender como é que o inimigo age para tirar a nossa alegria. Leia Gálatas 4:22.
            O que o inimigo usa para nos atingir e nos trazer a um laço é justamente quando nos entristecemos por causa das questões da carne, e ele usa a nossa fraqueza pela carne para nos atingir, nos abater e nos colocar debaixo de um jugo e de uma prisão ou de sair do propósito de Deus.
Porque viver pela carne? Pergunto a você. Quando Abraão tomou a atitude de ter um filho com Sara foi do espírito ou da carne? Foi direção de Deus? Não, foi direção da carne. A carne queria satisfação, resolver o problema, uma atitude e tinha que fazer algo para satisfazer a necessidade. A partir disso, destaco duas coisas importantes: viver pela carne rouba a alegria do homem, porque a atitude que demanda da carne é impensada e insensata.
Algumas pessoas podem pensar assim: “eu não vivo na carne”. Em Gálatas fala que aquele que viver da carne, morrerá, e aquele que viver do espírito, do espírito vivificará. Quando se fala de viver da carne se fala de tentar realizar projetos pela própria força, pela sua própria hora, algo que não está ao seu alcance. Quando entendemos fazer do nosso jeito estamos fazendo pela carne, independente de sermos espirituais, mas quando você fala: “eu vou fazer isso, eu tenho que fazer isso, vou tomar uma atitude para fazer isso de qualquer jeito” estamos vivendo segundo a carne e não segundo o espírito. Então, viver pela carne é tentar realizar pela nossa própria força o que é obra de Deus. Tentar fazer o que somente Deus pode fazer sempre nos leva a frustração. Tem coisas que você não pode fazer, não podemos mudar pessoas, não podemos mudar circunstâncias que estão fora do seu controle.
Todas as vezes que tentamos mudar pessoas, mudar circunstâncias daquilo que não está no nosso controle as coisas pioram mais ainda. É melhor deixar a mão de Deus naquilo que só Deus pode fazer. Vemos pessoas tentando viver uma vida cristã que elas não podem viver porque vivem na força física. Quando Deus enviou Jesus para a terra ele mandou o filho para trazer de graça a salvação. Significa que pelo seu esforço não se consegue nada. É de graça. Não tente fazer pela sua força, e ai entra a religiosidade. Quando tentamos fazer pela nossa força, com essa “santidade” entramos na tal religiosidade, que é escândalo para as pessoas e escravidão para quem vive. Nós recebemos salvação pela graça e devemos viver pela graça. Se temos áreas da nossa vida em que não conseguimos vencer, tentações em que não conseguimos suportar, se tem setores em nossa vida que sabemos que facilmente podemos cair nela, se temos tentado pelas nossas forças vencer precisamos entregar e confessar a Deus, porque a salvação é pela graça, não é mérito nosso, não é pelo nosso esforço, mas conseguimos pela misericórdia de Deus.
Viver pela carne é não permitir que Deus nos ajude. Quando tentamos resolver os nossos problemas em vez de confiar em Deus para cuidar dEle vivemos pela carne. Jesus disse que sem Ele nós não podemos fazer nada. Se quer conquistar sua família, quer fazer alguma mudança onde está, sem Jesus não podemos nada.
Tem alguém triste, angustiado? Normalmente, as nossas tristezas e angústias estão naquilo que nós focamos que não deveríamos focar naquilo que estão nos destruindo, porque não conseguimos mudar, e se não podemos mudar, não morra por isso, viva.
A nossa alegria não deve está pautada pelo que não podemos resolver, mas em que podemos viver e que já temos para viver. Cristo pode mudar circunstâncias em nossa vida, mas a nossa tristeza não vai mudar circunstâncias em nossa vida. Na verdade, a tristeza e a angústia já são uma prova de que estamos focando algo mais do que deveria ou buscando algo mais do que deveria. Não deixe que a tristeza venha abater o seu coração.
Jesus disse: “sem mim não podemos fazer nada”. Tentamos resolver problemas, conseguir coisas que só Deus pode resolver e pode nos dar. Tenha paz, não tente resolver o que não está em suas mãos.
Viver pela carne é deixar Deus fora dos nossos planos. Leia Jeremias 12. Diz uma passagem da bíblia que “tudo o que o homem plantar isso também colherá”, ou seja, muitas coisas que nós vivemos ou que vamos viver em relação às tristezas e as angústias estão ligadas a semente que nós semeamos e que não deveríamos ter semeado. Quando Deus fala sobre deixar a Ele.
Devemos ter cuidado com as facilidades que hoje o mundo oferece. Muitos pensam assim: “vai por aqui que é mais fácil, você não precisa dessa burocracia”. As pessoas do mundo não tem a quem prestar conta, mas você que é de Deus tem a prestar conta a Deus, mas tem um inimigo que fica procurando essas coisas para tentar nos destruir. Precisamos ter muito cuidado, porque ele é muito traiçoeiro.
Quando fazemos planos independente de Deus trabalhamos sem resultado, cavamos poços vazios. Podemos estar com um plano agora, trabalhando arduamente para que ele aconteça, mas vem a pergunta: “esse plano é de Deus?” “Você orou a Deus?”, “você perguntou a Deus se Ele está nesse negócio?”, se Ele está na direção desse negócio?”. É muito fácil querer fazer qualquer coisa, só que nós somos filhos de Deus, não somente filhos, mas agora somos guiados por Deus e se deixarmos de sermos guiados por Deus um buraco nos espera. Ele é o nosso guia, a nossa luz. Não faça negócios, não faça projetos sem colocar Deus no meio e ore para que Deus testifique o seu negócio para que Ele dê clareza para que estamos no caminho certo, porque às vezes aquilo que reluz não é ouro. Cuidado com isso.
Como é que vencemos essa carne? Estamos falando de tristeza, porém a carne sempre vai trazer lutas e, conseqüentemente, tristezas. Não estamos falando de vencer a carne em vencer o pecado, estamos falando de ansiedade, angústia, nervosismo, de estar agoniado para que alguma coisa aconteça e se não acontecer vamos fazer. Como vencer isso? 1) A Bíblia ensina que aqueles que crêem em Deus entram em seu descanso. Existe um descanso para nós. Esse descanso não é um descanso assim: “filho, já resolvi o seu problema”, esse descanso é: “Deus, eu não posso fazer nada, está em tuas mãos, eu descanso. Está na mão de Deus”. Descansar é isso. Você precisa está na fé. Descansar é crê que Deus vai resolver o nosso problema. Não sabemos como, que dia, de que maneira, mas Deus vai resolver o nosso problema. É assim que se descansa. Descanse em Deus.
Que descansar é esse? Descansar não significa ficar parado, é se livrar do medo, porque medo não é de Deus. Sabe aquela angústia: “não vai dar”, “não vai cair”, “não vai dar certo” etc. Livre-se do medo, tire o medo que o medo não é de Deus.
O que é descansar? É tirar a preocupação excessiva. Sabe aquela angustia excessiva que tira o sono?. Tire essa preocupação excessiva, do conflito, da frustração e da inquietação, porque temos que ter paz no coração. E se Deus não fizer o que você está pedindo? E pode acontecer isso? Pode. Não quero dizer para você que Deus vai fazer tudo o que queremos, em tudo o que queremos, podemos, mas tudo que Deus tem para nós, Ele vai nos dar. Desde a antiguidade não se viu um Deus que trabalha para aqueles que nele confiam. Não existe outro Deus, não existe ninguém. Nesta passagem, a revelação é que parece que tem alguém no céu preocupado comigo e que está atento aos meus passos, e que Ele está sabendo o que tem que ser feito no tempo dEle, da maneira dEle e da forma dEle, só que nós tentamos tirar esse controle de Deus. Quando controlamos não acontece nada e Deus. Não tente resolver, apenas descanse.
O mais importante para vencer a sua carne é entregar a Deus o que você mais ama. Não é fácil. Abraão entregou Isaque e mostrou para Deus, e isso serve para nós, que a prioridade número 1 de Abraão não era o filho, era Deus. Quando estamos muito preocupados com alguma coisa e isso nos entristece é porque a sua prioridade está nisso, mas a sua prioridade deve está em Deus que pode te dar.
O que é mais importante? A nossa alegria está pautada em que? Se Deus tirar o seu ministério você vai ser feliz? Se Deus tirar aquilo que você gosta será infeliz com Ele? É mais importante isso do que Ele. Não permita que a ansiedade, a tristeza seja maior do que Deus em sua vida.
            Deus nos ama e que não venhamos permitir que nada tire a nossa alegria no Senhor, porque as tristezas e os ataques passam, mas a alegria do Senhor é a nossa força e permanece em nós.
Espere o tempo de Deus em sua vida. Não tente apressar as coisas, pois iremos criar problemas. Cuidado para não criar problemas em sua vida. Creia que Deus fará o impossível e o possível em sua vida. Crer significa descansar, e descansar significa não nos preocuparmos e não nos entristecermos excessivamente.
           Onde está a tua alegria? Esta no que Deus pode te dar ou não pode te dar ou nEle ou no que Ele já fez por nós? A sua tristeza passa, e às vezes, é preciso uma tristeza para que reconheçamos uma grande graça do Senhor. Muitas vezes, não notamos o poder e o que Deus fez por nós até que aconteça algo que nos dê um exemplo claro da grandeza da sua misericórdia e falamos: “Deus, que grande coisa o Senhor fez por mim”.
Por mais que tenhamos angústia, no mundo tereis aflições, pois crente ‘super man’ não existe, crente este que nunca tem dor, problema e/ou tristeza. Mas, tende bom ânimo, porque o Senhor venceu o mundo e nós também venceremos, e a sua alegria não será mais vencida quando o Senhor vier a terra para dizer: ”vem, benditos de meu Pai para um lugar que reservei para você”, e o nosso sorriso vai ser de orelha a orelha. Ninguém vai tirar a nossa alegria.
Existem duas vertentes da tristeza: 1) Uma tristeza segundo Deus: porque a tristeza, segundo Deus, coopera arrependimento para a salvação da qual ninguém se arrepende e 2) a tristeza do mundo coopera a morte. Qual é a sua tristeza? Qual o motivo de está triste? Que tristeza é essa segundo Deus? A tristeza segundo Deus é explicada no livro de Hebreus 2:12 (Leia). Paulo explica que aquele que não é filho é bastardo, e Deus como Pai castiga e repreende a todos que amam, pois aquele que não corrigimos não são filhos,  porque você só conversa com o filho. Deus corrige seus filhos.
Tem tristezas segundo Deus, porque ainda que esteja no caminho errado, Ele (Deus) vai reduzir as consequências, mas não vai evitá-las 100%, porque se eu não ensinar meu filho que entrou no caminho de morte, se eu saio sem livra-lo do que preciso livrar e Deus nos tira do lugar de tristeza para um lugar melhor e de alegria.
Deus até permite que algumas tristezas venham sobre nós para que Ele exercite em nós frutos de justiça. A tristeza segundo o mundo nos leva a depressão e até a morte, mas a tristeza segundo Deus passa e é lançada fora, mas você passa a viver o fruto da justiça de Deus, a alegria é maior, é uma certeza de que Deus é fiel contigo. 
            É da vontade de Deus que sejamos alegres por duas razões: 1) para quem ele ama; 2) Para que os céus e o nome dEle seja glorificado. Não vejo ninguém glorificando a Deus quando está triste. Quando a alegria do Senhor está sobre nós, você tem o desejo de espalhar, de propagar e de testemunhar o Senhor que está em mim e Ele tem isso para mim e para você. Ainda que você tenha vivido vida de tristeza, Ele transforma a tristeza em alegria. Quando Deus mandar vestir vestes de louvor significa que vai haver uma grande festa na presença do Rei. Então, o Senhor unge a nossa cabeça com óleo e faz o cálice transbordar. Quando se fala de transbordar significa gozo, alegria extrema. Que todos sejam movidos de alegria extrema.
             Não deixe que nenhuma tristeza, angústia e problemas venham dizer como você vai se comportar diante de Deus, porque a tua alegria não esta mais focada no que você tem ou não tem, do que é e do que não é, mas quem você é para Ele e quem Ele é para você.

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário