Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011











 
Culto da Vitória (10/08/11)
Ministração: Apóstolo Judson Júnior
Tema: "Níveis espirituais, níveis de unção"



TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “NÍVEIS ESPIRITUAIS, NÍVEIS DE UNCÃO”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DA VITÓRIA
MINISTRAÇÃO: APÓSTOLO JUDSON JÚNIOR
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2011 (10/08/2011)

“NÍVEIS ESPIRITUAIS, NÍVEIS DE UNÇÃO”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Ezequiel 47


            Esta mensagem fala sobre níveis espirituais, níveis de unção. Eu quero que você, distingua, que você perceba em que nível espiritual você está. Eu me preocupo quando eu vejo na igreja “monstros espirituais”. O que é um “monstro espiritual”? “Monstro espiritual” é um sujeito com 30, 40 anos de crente, 20 anos de crente com frauda, chupeta na boca, dizendo: “eu quero leitinho”, “pastor, o senhor não está cuidando de mim direito”, “pastor, me dá leitinho”. Não seja um “monstro espiritual”. Você precisa progredir.
            Então, em que nível de unção, que nível espiritual você está? E profetizo que Deus te levará a um outro nível. Se você está no nível fundamental, você vai para o nível básico, para o nível superior, para o segundo grau, para a pós-graduação, para o mestrado, para o doutorado, para o pós-doutorado, mas você vai crescer em nome de Jesus, porque não há limites em Deus.
            O livro de Ezequiel 47 é o texto como pretexto para esta mensagem. Este texto de Ezequiel 47 fala sobre uma visão que teve o profeta Ezequiel. Ele viu um rio de águas que saia debaixo de um templo e aquele rio passava a sua frente e veio um homem e diz para ele: “entra no rio e vem com as águas”, e aquele homem mediu 1000 côvados, ou seja, 500 metros e as águas davam pelo tornozelo quando o profeta entrou. Depois, ele mediu mais 1000 côvados, ou seja, mais 500 metros e as águas já eram pelos joelhos quando o profeta entrou. E ele mediu mais 1000 côvados, ou seja, 500 metros e as águas eram pelos lombos do profeta e convidou o profeta e o profeta entrou nas águas. Ai, ele mediu mais 500 metros e convidou o profeta para entrar, e o profeta entrou e eram águas que só se podiam atravessar a nado porque havia correnteza, eram águas muito fortes. Então, neste texto percebo quatro níveis espirituais que nós temos na presença de Deus, quatro níveis espirituais que eu e você podemos está hoje na presença do Senhor. Tem pessoas que estão no primeiro nível – há águas pelos tornozelos, pessoas que estão no segundo nível – águas pelos joelhos, pessoas que estão no terceiro nível – águas pelos lombos e pessoas que estão no quarto nível – á água em que não se pode estar de pé, ou seja, a água que você não pode controlar, você tem que nadar nestas águas. O desejo de Deus para todos nós é que sejamos levados a um quarto nível, a um nível onde as águas nos cobrem, onde as águas nos levam.
            A primeira coisa que você precisa entender é que existem níveis de unção, níveis de unção que você pode operar nestes níveis de unção. Deus precisa nos levar a níveis de unção. Temos experimentado, visto e recebido quando Deus me promove a um novo nível de unção. Você precisa perceber isso na sua vida.
            Você não pode estar da mesma maneira, você precisa mudar de nível e cada nível você tem que se adequar a cada nível e ter um comportamento diferente, porque a unção é diferente. E eu quero que você ao me encontrar vai chegar para mim e dizer: “pastor, o senhor está diferente, tem alguma coisa diferente no senhor, está mais sábio, o senhor está com um nível de sabedoria maior, sinto que a unção está mais forte na sua vida, pois quanto mais unção, mais poder”. Eu quero quando te encontrar poder dizer isso para vocês: “você está mais sábio, mas próspero e mais ungido”.
            Os níveis espirituais: primeiro nível – água pelos tornozelos: você entra no rio. Eu digo que entrar no rio é receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador, é quando você tem um despertamento espiritual, pois seu espírito é vivificado. Você diz: “eu quero experimentar Jesus, eu quero entregar a minha vida a Jesus”. Você entra no rio, sente a temperatura da água, a força da água, sente as pedrinhas que estão no fundo do rio e da areia, mas você ainda está no controle. Você pode ir para onde você quiser.
Este é o primeiro nível, é o conhecimento de Deus, é a leitura da palavra, a oração, o jejum, o congregar, é o de com estar junto à igreja. Isto não é o fim. Então, quando você chega e diz “eu entrego a minha vida para Jesus, me batizei nas águas, estou lendo a Bíblia, estou sendo dizimista e ofertante, eu estou jejuando, isto não o fim, é o maternal. Se você pensou que este é o fim, pois tem muita gente que acha que o batismo é o fim. O batismo não é o fim, é a cerimônia de iniciação na igreja. Tem gente que fala: “olha, você vai fazer a escola de batismo, vai passar pela assembleia etc”. Batismo, em qualquer lugar e em qualquer região é uma cerimônia de iniciação, é o primeiro passo na fé cristã. Então, você não pode ser batizado e pensar que o seu crescimento espiritual, a sua vida espiritual acabou a partir deste momento, que o propósito de Deus acabou ai, não, Deus tem mais para você.
O segundo nível – águas no joelho: este nível é um nível em que quando você entra você sente que vem mais um fluir de água em sua direção, são mais águas correndo em sua direção, você sente com mais intensidade a força da água, o calor da água, você às vezes pode até se desequilibrar, pois a água está te levando, mas você ainda está no controle, você vai para onde você quiser, você faz o que você quiser.
No segundo nível, há um fluir de águas em sua direção e também sai um rio de Deus de dentro de você e quando mais águas vêm em sua direção, mais águas fluirão de você. Jesus disse que “aquele que beber da água que Ele dar, do seu interior fluirão rios de água viva, ou seja, alguém que beber de mim fluirão rios de água viva”. Quanto mais água de Deus vem em sua direção, mais água de Deus fluem através de você, saem através de você. O segundo nível é batismo com o Espírito Santo ou batismo no Espírito Santo. Quando você recebe Jesus, você está selado, você recebe um selo do Espírito Santo, você é vestido com o Espírito Santo, mas há uma porção maior, há um revestimento. O que é revestimento? Revestimento é vestir aquilo que já está vestido, por exemplo, um paletó é um revestimento sobre o que está vestido. O revestimento é uma porção maior do Espírito Santo. Você é como um copo, que tem água e tem o Espírito Santo em sua vida, mas quanto mais você busca de Deus você recebe mais e começa a transbordar na presença de Deus, a transbordar no Espírito Santo. Neste segundo nível, no batismo no Espírito Santo, você começa a falar em outras línguas, falar línguas que você não conhece, línguas espirituais, podem ser também línguas naturais, mas o que a Bíblia diz são línguas espirituais. Você recebe dons espirituais, dom da palavra de conhecimento, dom da palavra de sabedoria, dom de amor, dom da misericórdia, são nove os dons do Espírito Santo, variedade de línguas, interpretação de línguas, profecia, são dons espirituais.
Todos os dons espirituais são para a edificação da igreja, do corpo de Cristo, mas aquele que fala em línguas edifica a si mesmo. Então, quando você fala em línguas estranhas, você edifica a si mesmo, é uma ferramenta que Deus nos dá para a edificação pessoal, para o crescimento espiritual. Então, por isso, porque o dom de línguas é para edificação pessoal, eu não entendo que o meu Pai que está no céu tem algo para você, para o seu crescimento espiritual que eu não dê a mesma coisa para o crescimento de outra pessoa. Imagine, só você cresce e o outro não. Se é para edificação pessoal, todos nós precisamos falar em outras línguas. Você deve buscar o batismo no Espírito Santo, o falar em outras línguas, buscar os dons espirituais porque os dons espirituais te capacitam para o seu ministério.
Muitos perguntam: “pastor, como a gente sabe qual é o nosso ministério, o que a gente vai fazer na igreja?” Pelos dons espirituais que você tem é determinado o seu ministério. O conjunto de dons espirituais e de talentos que você tem determinam o seu ministério. Você tem o dom da misericórdia, você ama, tem compaixão, vê uma pessoa na rua e você já está chorando: “meu Deus, preciso cuidar das crianças”. Neste sentido, por exemplo, seu ministério tem algo a ver com isso.
Você já tem o dom do conhecimento, a palavra do conhecimento, você abre a Bíblia e começa a ler a Bíblia, deus te dá revelação, entendimento daquela palavra e você gosta de falar, neste sentido, você pode ser um pregador, um pastor, um mestre, um evangelista, você tem a palavra do conhecimento e a palavra, o dom do conhecimento, é o dom que chamamos de revelação. Não conheço a pessoa, mas Deus começa a nos mostrar, a nos dar conhecimento acerca da vida das pessoas. No segundo nível, você se envolve com a igreja, você se envolve nos ministérios da igreja. O que significa a palavra “ministério”, significa serviço. Você passa a servir na casa de Deus, você passa a servir o seu irmão, você não tem a preocupação de somente receber e de somente ser abençoado, mas você quer fazer algo que transforme, que mude a vida de alguém. Então você entra no ministério, adorando, você cuida da igreja, tem um desejo de servir, você se compromete com a igreja, com a liderança da igreja. É neste segundo nível, Deus começa a tratar algumas coisas do nosso coração. Nós aceitamos a Jesus, mas existem áreas que precisam ser resolvida. Existem áreas que você precisa resolver em sua vida. Digo que neste segundo nível, Deus começa a tratar a nossa alma e nossa alma e nosso caráter.
Muita gente chega na igreja e vai decepcionada, fica frustrada com a igreja, porque ela vai na igreja na perspectiva de que as pessoas que estão na igreja são anjos, achando que todo mundo na igreja é perfeito, e que ninguém na igreja tem problema. Não é verdade. Não existe anjo nas igrejas. Todos nós somos humanos, e como humanos nós somos imperfeitos, estamos em processo de transformação, você está em aliança com Deus, não é para machucar pessoa, mas para discutir. Você está em processo de transformação. Uma pessoa que está do seu lado não é perfeita, assim como você não é perfeito. Estamos em uma comunidade em que Deus está trabalhando e nos aperfeiçoando.
             Cuidado com os negócios que você tem. Cuidado com os relacionamentos que você tem na igreja, relacionamento íntimo, relacionamento emocional, relacionamento com o público externo. Qual é a perspectiva que você se aproxima desta pessoa. Não estou falando que não devemos nos relacionarmos, em outras palavras, temos que nos relacionar, mas na perspectiva correta, porque você nasceu de novo – “Jesus, entrego a minha vida em ti”.
             Este nascimento não é um nascimento físico, mental, intelectual, é um nascimento único espiritual. Isso é importante entender. Foi a mesma dúvida que teve Nicodemos. Jesus chega para Nicodemos e diz: “Nicodemos, é necessário nascer de novo”. E Nicodemos respondeu: “Senhor, como é que eu vou entrar na barriga da minha mãe e nascer de novo. E Jesus disse: “Não é Nicodemos da carne, mas é do espírito”. Muitas pessoas pegam aquela passagem da Bíblia em 2 Coríntios 5:17. Ai dizem: ”como é que pode, mas como é que pode, o pastor é pastor e fez isso e aquilo e muito mais!”. Neste sentido, a pessoa tem o defeito de caráter. Ele vai para o céu, sua vida está salva, mas o caráter dele está sendo transformado, está em processo de mudança. Se você é nova criatura, Jesus entra dentro de você, Ele transforma e vivifica o nosso espírito mais a tua alma está em transformação. Paulo diz em Romanos: “transformai-vos pela renovação da nossa mente”. Mente é uma capacidade do intelecto, da alma. Da mente, vem as memórias, as lembranças, valores precisam mudar. Então, você chega na igreja e vai ser confrontado os teus valores, aquilo que você compreendeu a vida toda com os valores da palavra de Deus, e aquilo que era negativo em sua vida, os valores negativos em sua vida, você começa a ter valores positivos. Quem sabe nos ensinaram que o fim justifica os meios.
              Você tem que está bem a qualquer custo e você será sempre confrontado em sua vida. Cuidado, tem pessoas que chegam falando em línguas estranhas e profetizando, pois você não sabe de onde vem a pessoa, você não conhece a pessoa, não sabe nada da pessoa e você viu a pessoa sapateando, deu aquele negócio, aquele frio e vai lá e te entrega uma palavra e esta pessoa começa a determinar a sua vida. Nós temos que ter cuidado com isso. Já vi muitas pessoas que profetizam de Deus, tem o dom de Deus, mas tem uma vida totalmente reprovada e eu vi pessoas totalmente dependentes de profetas. Exemplo: “eu vou ligar para o meu profeta ou para o meu pastor se vou ou se não vou”. Ai começa a manipulação espiritual, uma histeria espiritual. Existem muitas igrejas onde não há unção de Deus, não há graça de Deus, não há mover de Deus. Temos que ter cuidado porque podemos ser facilmente manipulados espiritualmente. Você pode facilmente entregar sua vida para uma pessoa que você não conhece. Cuidado com pessoas que você não conhece. Você tem uma liderança e esta liderança tem que zelar e cuidar da sua vida, e não pode manipular a sua vida. Você não pode permitir que sua vida seja manipulada, você é livre. Trate a sua alma, o seu caráter. Você quer crescer, quer prosperar, quer que Deus te use na terra?
              Deus não vai violentar você. Deus não vai chegar para você e dizer: “vou trocar o seu coração”, vou mudar e amanhã será outro dia, não existe. Jesus é como aquela igreja: “estou na porta e abro”. O Espírito Santo está falando “filho, você precisa de mudança”, “olha o teu caráter, isso não é coisa de gente séria, muda”, ”filho, não é por ai, olha sua sexualidade, está errado, você não pode andar desse jeito. Deus vai falando com você, vai ministrando a você, mas você escolhe, se você vai permanecer, se você vai continuar da mesma ou se você vai ser transformado. Peça ao Senhor: “eu preciso mudar”, “não posso mais mentir”, “não posso mais ter meus negócios de qualquer jeito”, “eu tenho que ser íntegro, honesto, reto, ter uma sexualidade abençoada”. Para viver desta maneira tem que haver transformação e Deus vai falando comigo, mas a opção de mudança é sua. Você já viu alguém que Deus mudou alguém da noite para o dia. “Se chegar alguém dizendo: “olha, pastor, ontem eu era assim e hoje sou outra pessoa totalmente diferente. Ai tem alguma coisa errada, e quando vejo alguém santo demais é de se desconfiar. Somos santos. Tem tantas coisas que gostaríamos de fazer, e acabamos fazendo. É uma luta constante dentro da gente, mas a gente quer acertar diante do Senhor, eu quero ter minha vida transformada pelo Senhor. Eu não me conformo com as coisas erradas que eu faço, eu quero mudança.
              O Senhor muda, mas quanto mais Ele muda mais coisas tem para mudar. Se você está nesta luta não se desespere, é normal, mas você está em processo de santificação. Olhe para a tua alma, olhe para o teu caráter e permita que Deus entre em tua vida e se abra para Deus. 
              Terceiro nível – água nos lombos: você anda mais 500 metros e a água já está em teus lombos, água mais forte, você sente mais a intensidade da temperatura, a água está quase te levando, mas você ainda está no controle. Quanto mais águas vêm em sua direção, mais águas fluem de você, quanto mais você bebe da água que Jesus tem para te dar, mais águas vão fluindo através de você. Quanto mais você se alimenta da palavra de Deus, mais a palavra vai fluindo através de você. Você pode ficar até preocupado: “Pastor, estou me alimentando, vou falar para quem, o que vou fazer, como orar por alguém? Vai chegar um momento em sua vida que você vai estar tão cheio da água que você começa a manifestar o desejo: “eu tenho que falar com alguém, tenho que orar por alguém”. Você pode falar ou até mesmo orar para todo mundo, mas o que está dentro de você tem que sair. É impossível alguém estar cheio de Jesus e não viver Jesus em sua vida.

               Quando você está cheio, a unção tem que sair, a ministração tem que sair. No terceiro nível, você está ministrando, orando pelas pessoas, exercendo seu ministério, a água está vindo e está fluindo através de você, a graça de Deus está em tua vida, e você para um lado, vai para o outro e muita unção de Deus e muita presença de Deus em tua vida. Quem sabe neste terceiro nível você já seja um líder de uma igreja, líder de um discipulado, ministrando discipulado, você já seja um pastor, mas cuidado com três coisas: a arrogância e a soberba. Tem momentos que Deus nos usa e nos usa tanto que você começa a se achar que é alguma coisa. Você está em uma igreja de 25, 30, 40 pessoas, daqui a pouco, Ele começa a manifestar a glória dEle e ai você vê 100, 200 e 300 pessoas. De repente fez isso em algum lugar e vai para outro estado tentar fazer o mesmo: “Eu sou o cara, Deus fez em Salvador, agora vou para São Paulo e onde eu for vou fazer o mesmo”. Cuidado. Não podemos tomar a glória que é de Deus. Por mais que Deus nos use, por mais que a unção flua, por mais que a graça flua, tenho que saber que a unção é dEle, que a água está vindo e que passa por mim e ela tem que fluir novamente e é Deus quem faz através da nossa vida. Não tenho o direito de receber nenhuma glória que é Deus, devida a Deus.
               Tem pessoas que elas estão em determinado nível de unção e da presença do Senhor e ai a arrogância toma conta: “não vou falar com você porque sou pastor”. Temos que ter cuidado com isso, porque quanto mais você sobe. Quanto mais o líder se isola das pessoas, mais sozinho ele fica e mais difícil é você permanecer em cima e pode cair.
Quanto mais alto Deus te colocar, mas servo você tem que ser e quanto mais próspero você for, quanto mais dinheiro Deus colocar em tua mão, mais humilde você tem que ser, mas servo você tem que ser. Jesus disse: “olha, vocês sabem que eu sou o Senhor e mestre e eu lavei os pés de vocês”. Agora, temos que servir o povo. Você tem que examinar a tua alma porque é uma linha muito tênue que você pode andar sem perceber. Tenha cuidado com o seu coração, com a arrogância, soberba e manipulação. Como diz o pastor Jesiel Gomes, “eu posso discipular as ovelhas, mas não manipular as ovelhas”. Trabalhamos com discipulado e eu fico preocupado porque daqui a pouco começa a conversa: “pastor, estes daqui são os meus discípulos. Os meus discípulos não se misturam com os discípulos de lá. Essa aqui é minha igreja”. As ovelhas não são do pastor, são do Senhor.
                O pastor ou líder que está sob você não pode e não tem o direito de manipular e determinar a vida das suas ovelhas, quem tem que fazer isso é você mesmo. O que o pastor faz? Ele orienta. A escolha é sua. Você é responsável diante de Deus pelas suas escolhas e o pastor é responsável diante de Deus por ensinar suas ovelhas em ministrar e mostrar o caminho certo. Agora, o pastor mostra o caminho certo, mas as pessoas não querem seguir? A escolha ou a decisão é sua. As pessoas perguntam: “pastor, o que eu faço”, a decisão é sua. Nós temos que crescer como pessoas sábias, inteligentes, que decidem pelo nosso futuro e por um futuro abençoado, mesmo que você dê umas duas ou três esbarradas, mas você vai chegar lá, porque você um dia será um líder e um dia terá pessoas que estará abaixo de você e essas pessoas vão atrás de você para idolatra-lo. Cuidado. Os pastores que ministram há muito tempo para o povo gera uma certa dependência. O pastor não deve ser um manipulador, mas um abençoador. Cuidado com o seu coração, trate algumas coisas na sua vida, você precisa cuidar dos seus relacionamentos. Uma coisa importante no corpo de Cristo se chama relacionamento. O pastor precisa ter relacionamento com as pessoas, conhecer as ovelhas.
               O discipulado não pode ser um discipulado só de boca, tem que ter relacionamento. Precisamos andar juntos e para andarmos juntos existe algo importante que se chama honra. Você quer ser abençoado e quer recompensa plena, a chave para recompensa total se chama honra, honrar a liderança, as pessoas que Deus tem colocado sobre sua vida e é algo muito difícil para o brasileiro que é honrar. O pastor é ainda considerado como um funcionário da igreja, e não como um líder, uma autoridade espiritual que nos faz florescer. Temos que mudar esta visão. Você precisa entender que o pastor, o líder espiritual em sua vida é alguém que Deus colocou em sua vida para te abençoar, porque sempre que Deus quer te abençoar, Deus vai colocar uma pessoa na sua vida, e sempre que o diabo quiser nos destruir, ele vai colocar uma pessoa em nossa vida. Quando Deus decidiu libertar o povo do Egito não foi anjo que foi lá não, foi Moisés. Quando Deus quer te libertar, ele envia um ‘Moisés’, que vai mostrar um caminho para você no deserto e será o seu guia espiritual. Você tem que ter um guia espiritual.
                 Existem três pessoas que você pode ter em sua vida, como líder e como influência em sua vida, pois somos influenciados pelas pessoas que nos cercam. Primeiro tipo de pessoa é a pessoa que vai te levar para o passado, que vai atrasar a sua vida, que vai te puxar para trás, ela não deixa você crescer; segundo tipo de pessoa é aquela pessoa do teu presente, ela te aceita do jeito como você é, ela não está preocupada com as mudanças;  e o terceiro tipo de pessoa é a pessoa que vai te levar para o futuro, ela te ama, te aceita, mas não do jeito como você quer, ela quer mudança em você, é uma pessoa com unção, que já esteve em lugar de sucesso e pode te levar a um lugar de sucesso e de vitória. Só quem tem a unção e quem já esteve no lugar de vitória é quem pode te levar ao lugar da vitória. Sabe por que Moisés não levou o povo à terra prometida? Porque ele nunca esteve lá. Moisés viu toda a terra, mas não entrou na terra. Josué e Calebe andaram na terra 40 dias. Só quem esteve na terra é quem pode te levar a terra. Você tem que ter um líder em sua vida, que tenha a visão, que já esteve e que tenha a unção para te levar no lugar de sucesso. Esse líder não pode permitir que você continue da maneira como você está. Você tem que ser desafiado a mudança, a transformação em sua vida, porque se você está conformado com a sua vida, você não vai crescer. Você precisa crescer e ir a um nível mais profundo em Deus. Você precisa descobrir este líder e honrar este líder em sua vida. 
                 O que é honra? Honra é distinção, reconhecimento e valorização e enquanto não aprendermos a honrar os líderes que Deus tem colocado sobre a nossa vida não seremos levados a um outro nível de unção, porque às vezes a gente diz assim: “eu posso ir sozinho”. Você pode, mas não sei se você vai chegar lá ou você pode demorar muito para chegar lá. Você precisa ter alguém que você tenha uma aliança. Algo que valorizamos são as alianças, alianças que se estendem. Não queira relacionamentos curtos, passageiros, mas relacionamentos que permaneçam. Você precisa ter relacionamentos duradouros em sua vida. A unção e a porção dobrada vêm para aquele que permanece na aliança até o final. Tem gente que faz uma aliança, andam juntos e na hora de receber a benção querem romper aliança e ai perde a unção e a porção dobrada. Se você quer receber unção e porção dobrada permaneça na aliança até o fim. Há algo no líder que você precisa, que você quer e que você vai receber do líder porque a unção é transferida. A unção que você honra desata em várias áreas em sua vida e faz você crescer.
                  Quarto nível - águas profundas: você não vai encontrar o fundo. Este é o momento em que você nã está mais no controle, mas é onde Deus está no controle da sua vida. Deus te dá direção e ele revela. Você é direcionado por Deus. Entre no rio de Deus e deixe o Rio de Deus te levar. Deixe Deus direcionar a sua vida, pois não são mais os seus sonhos, agora são os sonhos de Deus, pois Ele tem outros planos e propósitos para a sua vida. Que a vontade de Deus se cumpra em sua vida. Você recebe revelação de Deus. Para chegar a este nível de unção, Deus vai te provar, vai aparecer o gigante que só Deus para fazer você vencer a prova. Deus pede de nós um sacrifício, assim como Ana deu seu filho e Abraão deu Isaque como sacrifício. Deus te diz hoje: "filho, estou te levando a um outro nível de unção", ou seja, a um um outro nível na presença dEle.

Apóstolo Judson Júnior
E-mail: judsonbraganca@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário