Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Culto de Celebração (21/08/11)
Quinta semana da Ministração da Campanha "O Clamor de Israel"
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "O clamor que liberta da escravidão na mente"



TEXTO DA MENSAGEM

TÍTULO DA MENSAGEM: “O CLAMOR QUE LIBERTA DA ESCRAVIDÃO NA MENTE”
QUINTA SEMANA DA MINISTRAÇÃO DA CAMPANHA “O CLAMOR DE ISRAEL”
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA
DATA: DOMINGO, 21 DE AGOSTO DE 2011 (21/08/2011)

“O CLAMOR QUE LIBERTA DA ESCRAVIDÃO NA MENTE”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Êxodo 2

           
            Deus tem uma característica interessante, que para nós, às vezes, é complicado compreender. Deus deu uma promessa a Abraão. Deus ele não deixa de falar nada     que acontecerá em nossa geração. Ele chega para Abraão, faz um pacto interessante de ser fiel a ele. Deus chega para Abraão e diz: “Abraão, saiba disso, que a tua descendência será escrava no Egito”. O próprio Deus que conhece todas as coisas já sabia de antemão que a descendência de Abraão seria escrava, em outras palavras: “eu sei que ela será escrava”, eu não vou impedir dela ser escrava”, “eu permitirei que ela seja escrava”. Deus estava prevendo isso, mas havia um propósito na vida de Abraão.
            Enquanto a descendência estava no Egito como escravos, Deus esteve lá de mãos cheias para que o povo fosse abençoado e Ele (Deus) julgou o povo de Israel no Egito diante da escravidão. Abraão, então, que gera Isaque, Jacó, os 12 filhos, e desses 12, um dos filhos, José, vai como escravo para o Egito e nessa escravidão no Egito ele é abençoado por Deus e diante dessa benção consegue trazer todo o seu povo, sua família, seu pai e seus irmãos para o Egito por causa de uma grande seca que havia em Israel e eles então ficaram lá, e Faraó que era amigo de José, disse: “são seus parentes, são meus irmãos. Dê a eles a melhor terra do Egito”. Era pouca gente, não havia nem 100 pessoas da família que foram morar no Egito, só que Deus deu ao povo de Israel uma característica interessante: eles são bons de fazer menino. São famílias com 10, 11 filhos. O judeu mais tradicional vive no padrão do velho testamento, pois enquanto nasce homem pode nascer mulher, mas tem que nascer filho homem até aparecer o herdeiro. Com isso, Israel começou a crescer muito rápido, começou a tomar a terra do Egito e, por causa disso, quando morreu Faraó e o seu filho assumiu, o filho de Faraó não conhecia José e achou errado, pois pensou que o povo iria tomar as terras. Diante disso, o filho de Faraó pensou em escravizá-lo, subjugá-lo, colocando-o debaixo de um jugo, fazendo com ele não prosperasse mais.
E a coisa foi piorando a ponto de serem ameaçados: “olha, se nascer algum menino, mata. Chega de tanto judeu aqui nessa terra. São escravos, mas nem como povo escravo querem os judeus”. Mesmo assim, eles quase impediram que um rapaz chamado “Moisés” nascesse, pois Deus o usaria para libertar o povo de Israel do Egito.
Diante do contexto da escravidão, Israel estava sob um jugo pesado. Do céu, Deus estava vendo isso, percebendo a escravidão, e o povo estava suportando até um determinado momento, mas chega um momento que o lamento do povo precisa ser ouvido por Deus. Assim também, Deus ouve o nosso lamento. A situação chegou a um limite que Deus olhou e disse: “agora é a hora, pois o povo está no limite de não suportar mais. O povo está em uma situação que eu (Deus) preciso intervir senão vai ser complicado. O fato é que quando Deus intervem, o povo já não estava preparado para a intervenção de Deus, mesmo que clamasse.
Você tem clamado a Deus? O clamor tem chegado aos céus. O seu clamor chega ao céu, e vai chegar um momento que Deus vai olhar e vai dizer assim (parafraseando Edeildo): “é a hora de mudar essa situação”. Esta mensagem é profética para sua vida, que diz: “filho, filha, é hora de acabar com a escravidão”, pois Deus olha para o céu e disse: “chega de cativeiro” (parafraseou Edeildo). Deus sabia que o povo de Israel estava no cativeiro, mas Ele (Deus) revela: “chegou a hora da libertação do cativeiro”.
Precisamos clamar para que haja libertação: Israel, quando estava ali, mesmo sendo escravo estava bom, pois tinha alguns regalias e podia-se fazer coisas interessantes no Egito. Chega um momento em que há uma opressão, uma perseguição tão grande que eles clamaram a Deus: “Deus, se existe um Deus do passado. Alguém nos falou que existe um Deus de Abraão, então vem, Deus, a este lugar, pois não suportamos mais esta escravidão no Egito”, e assim, Deus realiza uma obra da libertação.
Na verdade, tudo aquilo que aceitamos em nossas vidas permanece e até cresce. Quando estamos em uma situação em que não suportamos mais ou quando há uma escravidão insuportável na vida começamos a clamar a Deus e o nosso clamor atrai a mão de Deus.
Deus não tem prazer em nos fazer escravos. Deus não nos fez para sermos escravos, mas o fato é que muitas vezes, em muitas áreas da vida temos vivido uma escravidão e essa escravidão tem muito mais a ver com a mente do que com correntes físicas. Ninguém está amarrado em corrente, mas o fato é que muitas vezes em nossa mente e em nossa alma estamos travados em correntes, e a única pessoa que tem prazer nisso e que nos manipula é o inimigo. O inimigo é quem manipula a mente dos homens para que eles fiquem cegos. Jesus disse que “o mundo jaz do maligno”. O fato é que o inimigo induz os homens ao caminho errado.
O fato é que mesmo sendo cristãos, o inimigo tem áreas em nossas vidas que nos escravizam. Você é livre em Cristo e está caminhando em Cristo, mas tem áreas, como saúde, financeira, familiar que você não consegue deslanchar. Depois que travamos não saímos do lugar. Existe uma força atuando para que a gente não chegue a um objetivo maior. Deus não nos fez para sermos escravos. Não nascemos para sermos escravos.
A questão começa assim: porque é que estou aqui? Porque e para que eu existo? O que estou fazendo na terra? Porque que eu sou assim? Porque eu nasci com essa ou aquela característica? Estas são perguntas que precisamos fazer na nossa alma que, às vezes, a gente não tem resposta. Temos uma característica humana peculiar, ninguém é igual a ninguém em desejos, em vontades, em pensamentos, em objetivos. Todos nós somos e fomos feitos peculiarmente por Deus: altura, largura, comprimento, em todos os aspectos, Deus mudou o nosso caráter e nossa vida por um objetivo, não só para viver na terra sem propósito. O fato é que pessoas tem conhecimento de algo chamado “manipulação” e existe algo também chamado “mensagem subliminar”. Falamos em mensagem submilimar mais pelo aspecto da mídia. A mídia tem o poder de manipular o nosso desejo ou aquilo que achamos que precisamos e então nos induz a fazer o que ela (a mídia) manipular, como por exemplo, colocar o cabelo igual a de um jogador famoso para está na moda e aparecer para os outros. É uma forma de mexer com o nosso interior e deter minar que nosso padrão de vida será aquele que a mídia propaga.
Acima desse mundo físico que vivemos e desse padrão da mídia que nós estamos, existe um outro nível espiritual que tem um poder de manipulação muito maior, e esse poder de manipulação é: “cegar o entendimento”. Que impedimento? De quem é Deus e quem somos nós? Porque a partir do momento em que nós, como servos de Deus, não conseguimos compreender quem é Deus e quem nós somos o reino espiritual trava e quem ganha com o reino espiritual travado é o rei das trevas, pois ele não quer jamais que saibamos que nós somos e quem é Deus. Assim, nos mantem debaixo de um jugo, de uma escravidão para que não venhamos prosperar nos propósitos de Deus.
A escravidão no Egito durou 40 anos no deserto e para o povo era difícil de entender, pois não entrava na cabeça deles a presença do Deus de Israel. Eles não conseguiam absolver neles a forma com que Deus queria que eles entrassem na terra prometida. Eles não entendiam nada e sempre davam cabeçadas, deixaram de crer, criticavam, zombavam e murmuravam sobre os propósitos de Deus por que eles estavam com a mente escrava. Eles tinham sido tirados do Egito, mas ainda estavam carregando dentro da mente deles a escravidão. No mundo cristão de hoje não é diferente. Muitas vezes saímos do mundo, fomos salvos por Deus, Deus nos resgatou das trevas para sua maravilhosa luz, mas o ato de resgatar não significa que a vida seja totalmente mudada, pois a escravidão ainda está na mente. Temos visto mudanças em relação a isso, mas Deus quer fazer muito mais.
Diante da escravidão e libertação, Deus quer nos levar a um outro nível de conhecimento, de fé, de graça na presença dEle, mas isso é uma questão de vencer cadeias na mente, cadeias que o inimigo colocou em nossas vidas. Deus não nos fez para ficarmos escravos, mendigando ou ficar necessitando dos outros, Deus nos fez para prosperar e sermos uma benção, para ajudar e ser ajudado, mas nunca ficar mendigando. Não é da vontade do Senhor que seus filhos mendiguem. Não está se falando de riqueza material, está se falando de sermos providos daquilo que precisamos, provido de bençãos do Senhor, seja ela qual for, na familia, no casamento, nos relacionamentos, em qualquer âmbito da vida sermos pessoas abençoadas. Deus tem prazer e se alegria nisso, porque foi para isso que Deus criou o ser humano para que ele cresça, prospere, multiplique, seja fecundo e domine a terra para que seja abençoado.
Que prova é que Deus não nos quer escravos? Porque somos imagem e semelhança dEle. Aquilo que Deus é tem tudo a ver com aquilo que eu sou e que serei amanhã. Então, quando Deus diz que somos a imagem e a semelhança dEle, temos que ter aquilo que Deus tem, porque somos filhos dEle e assim temos a herança dEle.
Porque que temos dificuldade de viver essa vida, ter paz, alegria, andar em alegria, andar dentro do que eu preciso, andar com uma família feliz, andar tendo objetivos alcançados. Porque é tão difícil isso? Porque muitas vezes nossa mente está muito travada. Você acha que sua mentalidade em relação a Deus, a igreja mudou de uns anos pra cá? Quando se fala de mentalidade não se fala de comparação, mas se fala de entendimento da verdade das coisas que Deus tem, porque no passado existia características que se aplicavam à igreja que hoje não se aplicam mais. Houve mudanças de idéias e de pensamentos. A mente das pessoas está presa às questões religiosas e vivendo em uma escravidão total. Muitos andam com Cristo, estão salvos, mas vivemos muitas vezes em algumas escravidões. Quando a mídia retrata um religioso em uma novela, a imagem é sempre de uma pessoa “tan tan”.
As pessoas que são mais radicais em relação à religião gostam de pregar, mas pregam mais uma opressão do que uma libertação, e isso traz um estereótipo que leva para o mundo. Tem crentes que viviam e alguns ainda vivem esta realidade e se martirizam, gerando um jugo pesado que Deus não colocou. O Senhor nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres, pois somos imagem e semelhança de Deus.
(Leia I Pedro 2:9). Esta passagem de Pedro é muito forte e satanás quer cegar o nosso entendimento sobre o que diz esta passagem. Há um entendimento muito grande sobre esta passagem, primeiro o entendimento de quem agora nós somos em Cristo, pois somos diferentes do que éramos antes de Cristo, porque agora os pecados foram perdoados, dentro de nós está o Espírito Santo e temos um propósito de vida. Qual é o nosso propósito de vida? Anunciar as virtudes daquele que nos chamou. Como anunciamos ou demonstramos isso? Pela nossa vida, pregando o evangelho, tendo uma vida abençoada, com uma família abençoada. Quando vivemos desta forma, estamos glorificando a Deus. Não sinalize, não tente fazer as pessoas mudarem pelas críticas, mas que sua vida seja um exemplo que glorifica ao nome do Senhor.
O que você pensa de você mesmo? Se você pensa que você não é ninguém na vida, não te preocupes? Moisés também pensava assim e ele foi o homem escolhido para libertar o povo de Israel no Egito. Muitos pensam assim: “eu não sou digno de fazer isso”, “eu já fiz muita besteira”, e muitas vezes, esse tipo de escravidão permeia a mente de muitas pessoas. Aquilo que dizemos que somos vai começar a ser gerado em nossa vida. Se dizemos quem somos então somos, mas Deus quer para nós algo muito importante: “você é meu filho, minha filha e Eu te amo e Eu tenho o melhor para ti nesta terra”. Essa é a palavra de Deus para nós.
Os filhos de Abraão ficaram escravos porque não sabiam quem eles eram. Se eles entendessem quem eles eram e quem era Deus, eles não teriam ficado escravos. O diabo não pode nos destruir, mas ele tem feito isso. Porque ele tem feito isso? Porque ele manipula a mente.
(Leia Salmos 8:4). O diabo tem que está debaixo dos nossos pés, mas muitas vezes ele não está, porque esquecemos quem nós somos. Deus não nos criou para sermos escravos. Na igreja antiga, dizia-se que sofrer era normal, era da vontade de Deus, mas a verdade é que Deus não nos fez para sofrer, para falta, para privação, para necessidade, para abortar sonhos, mas Deus nos fez para glorificarmos ao nome dEle.
Como glorificamos a Deus? Só podemos glorificar a Deus quando somos realizados e felizes onde estamos, o que fazemos e onde queremos chegar. Se você é frustrado, está decepcionado, como glorificamos a Deus, se não conseguimos ter alegria, não consegue avançar para um objetivo, um sonho, um projeto, como seremos felizes e como iremos glorificar a Deus?. Não teremos tudo o que queremos, mas tudo que precisamos Deus pode nos dar. Você é o que você pensa que é.
O homem distante de Deus é um escravo do pecado, escravo de satanás. O homem de Deus não consegue viver em liberdade. Algumas definições da palavra “escravo”: “está sujeito ao Senhor como propriedade dEle, que está inteiramente sujeito a outro ou a alguma coisa ou cativo a alguma coisa”. Você é propriedade de quem? Você está cativo a quem ou a que? É muito comum as pessoas cativas hoje a que, a coisas do que a quem. O fato é que no mundo em que nós vivemos ninguém quer ser cativo de ninguém, inclusive de Deus. Ser escravo ninguém quer ser. E é por isso que somos ou servos de Deus ou servos do diabo, porque o pecado nos leva a escravidão. Precisamos definir de quem somos servos. O fato é que tem muitas pessoas presas em coisas, escravas de coisas, de sentimentos, de objetos, de bens, de projetos, ou seja, pessoas amarradas a coisas. Essa escravidão, que hoje é muito comum, o diabo tem colocado na mídia e no meio em que vivemos que travam a nossa mente para uma realidade fantasiosa.
Muitas vezes, estamos escravos disso, mas Deus quer libertar a nossa mente daquilo que não é de Deus, daquilo que não nos leva a lugar nenhum. O alvo do inimigo é nos fazer esquecer de quem é Deus e de quem nós somos.
Quando esquecemos o porque de estarmos aqui nos tornamos presa fácil para Faraó. Porque você está na terra? Precisamos saber exatamente qual o propósito de nós estarmos na terra. Precisamos ter isso claro em nossa mente, porque uma vez que não conseguimos entender esta visão e viver isso perdemos o nosso foco e começa a ficar escravo de alguma coisa.
O ser humano, naturalmente, busca ídolos. Porque o ser humano, naturalmente, busca ídolos? Porque o homem foi feito para adorar. Na sua essência, quando Deus criou o homem Ele tinha um objetivo: “minha obra de adoração para me adorar”. Quando o homem se afasta de Deus, a essência interna dele leva ele a adorar alguma coisa, seja um time de futebol, uma pessoa, um cantor, um artista, enfim, ele precisa idolatrar alguma coisa, alguma coisa ele precisa está adorando, ele precisa ter como foco principal, porque isso está na vida dele. Mas, nós não podemos ser escravos de nada e de ninguém, a não ser do Senhor.
Você pode até dizer: “eu não sou escravo, não me sinto escravo”. Quantas vezes você tentou fazer algo que não conseguiu? Tem pessoas que já tentam parar de beber, de fumar, pois são escravas, porque a partir do momento em que queremos largar uma coisa e não conseguimos nos tornamos escravos delas. Se somos livres não queremos mais e ponto final, mas quando não conseguimos deixar algo, o fato é que precisamos largar o que nos leva ao pecado, mas, algumas vezes não conseguimos. Temos que saber contornar este problema, esta situação. Conheço pessoas que elas trabalham muito, pois são extremamente escravizadas pelo trabalho. Na verdade, quando alguém é escravo do trabalho ou ela tem trabalho demais para alcançar um objetivo que pode ser dinheiro ou uma coisa maior acaba de tornar-se escravo de um espírito chamado “Mamom”. No nosso meio, na terra em geral, existem muitas pessoas escravas de “Mamom”, mas não sabem que são e nem imaginam que são. A partir do momento em que largamos tudo na vida por causa de um objetivo de trabalho ou quando pessoas são menos importantes do que trabalho, do que alcançar objetivos, quando Deus se torna menor daquilo que queremos almejar somos escravos de Mamom. Deus não nos criou para sermos escravos, mas nos criou para mudar a nossa história.
A mão do Senhor vira como espada para quebrar jugo de escravidão em sua vida. Você pode até não enxergar, mas o nosso Deus vê, você pode não está percebendo, mas Deus percebe. Você pode até não entender que algumas situações da vida são escravidão, são correntes, mas Deus vai quebrar essas correntes.
Eles achavam que não tinha mais jeito para os judeus. “Não tem jeito para nós”, “estamos perdidos”, mas Deus fez algo importante. Diante disso, Deus levanta um homem chamado Moisés. Neste sentido, Deus não se esquecer das promessas que fez ao povo de Israel. Assim também, Deus não esquece das promessas que Ele tem em nossa vida, e Deus vai levantar e está levantando “Moisés” na terra, homens que vão nos ajudar a sair do cativeiro.
Quando Deus quer abençoar alguém Ele não envia anjos do céu. Os anjos operam. A Bíblia diz que os anjos foram criados para glorificar a Deus e ajudar àqueles que herdarão a vida eterna. Deus não desce dos céus e faz algo, Deus usa pessoas para nos abençoar. Deus levantou um homem chamado Moisés, porque toda vez que Deus quer abençoar alguém, Ele vai colocar pessoas para nos abençoar. Assim, Deus vai enviar “Moisés” para nos ajudar. Quem sabe o “Moisés” está bem perto de você e você não está percebendo.
Você já clamou a Deus? “Deus, não agüento mais essa escravidão. Este jugo que estou vivendo, eu não quero mais”. Deus ouviu o clamor do seu povo e enviou um libertador. Assim como Deus levantou Moisés para libertar o povo de Israel do Egito, assim creia que Deus vai levantar pessoas para nos abençoar. O povo de Israel não viu Deus, mas viu um homem com um cajado na mão, “Moisés”, e foram libertos. Não fique esperando que algo do céu poderoso aconteça na terra para que mude alguma coisa em sua vida, mas saiba que Deus coloca pessoas em sua vida. Às vezes, aqueles que parecem que não são, são escolhidos de Deus para nos abençoar. Nós temos que perceber quem são os Moisés em nossas vidas. Tempos que ter este discernimento, porque o povo de Israel começou a falar: “quem és tu, Moisés, para nos tirar?, tu levou a vida inteira”. Mas, quando o povo de Israel começou a perceber a mão de Deus sobre Moisés tiveram que entender que Deus estava com Moisés, e um sinal de “Moisés” em nossa vida, é quando ele está conosco, ele fala com você e as coisas começam a acontecer. É um sinal de que cada homem e cada mulher terão vitória em Deus e as coisas começam a acontecer. Deus sempre vai usar alguém para nos libertar e abençoar.
Não será fácil sair da escravidão, porque? Porque quem tem escravos não quer perder. Quando Moisés foi lá para trabalhar com Faraó para libertar o povo, Faraó disse: “este povo está preguiçoso e ocioso. Agora vai piorar”.
Imagine o apóstolo, Deus envia um libertador, e de repente, no outro dia, nos tornamos servos de Deus. Mas, vem a opressão e o jugo para nos fazer desistir e impedir que sejamos livres. Se permanecermos, Deus vai quebrar as cadeias sempre àqueles que esperam nEle. Precisamos de Moisés em nossa vida.
Há uma coisa que precisamos dentro de nós mesmos, que é uma vontade, um desejo de sermos livres. “eu não quero mais isso na minha casa, eu não quero mais nada na vida”. Eu quero, Senhor, começar e terminar o que iniciei. Sabe aquele projeto que começamos e que nunca terminamos, seja um livro, uma faculdade, um cursinho, um pré-vestibular etc., pois há sempre algo que nos faz parar no meio do caminho. Porque você pára no meio do caminho? Porque há uma batalha que não quer que você prospere, avance e que seja realizado em Deus, mas Deus quebra cadeias sobre isso.
Moisés, na verdade, era o precursor de Jesus, assim como Deus enviou o povo de Israel para libertar o povo de Israel do Egito. Moisés era um exemplo, uma visão de Cristo no futuro para libertar todo o povo de Deus do cativeiro. Somos de Deus, um dia estivemos em cativeiro, mas o Senhor quebrou os cativeiros e as correntes que estavam sobre nós, só que algumas coisas, sofismas, filosofias, pensamentos, religiões em nossa mente não foram quebrados, pois tudo isso nos impedem de crer, ter fé, orar, até de algo que queremos, mas que não conseguimos.
Deus quer quebrar estas cadeias, cadeias que não nos faz ouvir com entendimento, com verdade. Então, Deus nos faz marchar e ir com Ele até o fim. Quando você começa alguma coisa na vida, dá um desânimo e volta atrás. Deus não se agrada disso. Deus nos fez para avançar. A palavra de Deus diz: “Diga ao povo que marche”. Somos chamados para marchar.
Precisamos de um guia. Tem muitos cristãos que tem o Espírito Santo e que são travados, porque ainda assim, Deus usa guias humanos para nos abençoar, guias que já passaram por estradas que queremos passar. Ninguém nessa vida não anda e não alcança nada sozinho. É muito mais fácil alcançarmos o nosso o objetivo com aqueles que já passaram por ele do que você tentar começar do zero, pois assim podemos alcançar nosso objetivo. Não conseguimos nada sozinho em nossas vidas, pois fomos marcados com um alto preço, com o sangue de Jesus derramado na cruz do calvário.
Você não foi chamado para ser escravo, não apenas para ser livre, mas fazer com que outros sejam livres. Quem é Deus para você? Quem você é? O alvo principal do inimigo é fazer com que você não possa saber quem Deus é completamente e quem nós somos, porque se nós soubermos quem somos diante de Deus seremos uma benção e abençoar outras pessoas. Não saia do lugar onde você está, não utilize sua mente para nada. Não marche mais do que você tem ido.
Se você quer algo em sua vida ou conquistar objetivos financeiros não se deixe ser levado pelo espírito de Mamom, mas se tivermos o entendimento de que somos uma benção e que muitos lá fora esperam ser uma benção como você para serem abençoados ai também a mão de Deus trabalha por àqueles que confiam nEle. A mente é muito pautada para as coisas da terra, mas existe uma herança eterna, e tudo o que fazemos na terra está ligado no céu, determinando a herança que temos direito de herdar em Deus. O que você tem feito para sua eternidade? Que a sua mente seja livre, livre para projetar e avançar, para você dizer: “eu não quero mais escravidão de vida e ponto final”. Neste sentido, Deus quebra o jugo de Satanás e queima e quebra toda corrente da cadeira invisível.
        Muitas vezes, o Senhor já cortou correntes em nossas vidas, mas nós na caminhada entramos em alguns lugares e colocamos a mão onde não devia, fizemos o que não devia, falamos o que não deveríamos, e isso fez com que cadeias fossem colocadas em nossas mãos e nos pés. Ainda que declaremos que Cristo é o nosso Senhor ficamos travados.
        Se existir qualquer tipo de escravidão em nossa vida que você ainda não percebeu, mas que as pessoas percebem em nossa vida o que ainda não percebemos, que o Senhor, através do nosso clamor, manifeste o seu poder para quebrar todas as cadeias. Deus não nos fez escravo, mas nos fez livres para nos levar a vitória.      

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário