Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

 
 Culto de Celebração da Família (24/07/11)
Primeira semana da Ministração da Campanha "O Clamor de Israel"
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "A quem devemos clamar?"

  

TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “A QUEM DEVEMOS CLAMAR”
PRIMEIRO TEMA DA MINISTRAÇÃO DA CAMPANHA “O CLAMOR DE ISRAEL”
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA
DATA: DOMINGO, 24 DE JULHO DE 2011 (24/07/2011)

“A QUEM DEVEMOS CLAMAR” 

Base Bíblica da mensagem: 2 Crônicas 6:19
                       
A passagem bíblica, que serve de referência desta mensagem, narra a direção de Deus sobre o povo de Israel, que reunido em um tabernáculo, recebeu a promessa do Senhor da terra prometida.
O mesmo texto relata que o pai de Salomão tinha um propósito de construir o templo do Senhor e, quando foi construído, os sacerdotes e os levitas prepararam-se e colocaram-se em posição de santidade para inauguração do templo, que foi um momento solene para o povo de Israel.

No templo, Salomão fez um clamor que marcou a história do povo de Israel. Não foi algo passageiro, mas algo que marcou gerações. Em uma atitude de fé, Salomão, com toda a sua sabedoria, apresentou as súplicas diante de Deus que acabaria com os problemas e as ansiedades do povo de Israel.
O clamor é mais do que uma oração, é um grito de socorro. É um momento em que nossa alma já não suporta mais a ansiedade e os problemas, é quando não há mais esperança de ajuda ou quando não há mais recursos.
A quem devemos clamar? Quando passamos por problemas de diversas ordens partimos para o desespero, a angústia e buscamos outras formas de solucionar os problemas. Quando passamos por situações financeiras difíceis clamamos a todo tipo de soluções possíveis e imagináveis para tentarmos resolver as dificuldades. No momento em que não tem mais jeito, Deus fica sempre em último lugar. As solicitudes pelas coisas da vida nos fazem ter atitudes precipitadas e depois ficamos preocupados e culpamos a Deus. Mas, o Senhor está preocupado em nos abençoar nas pequenas e grandes coisas. “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3). "Atende, pois, à oração do teu servo e à sua súplica, ó SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo faz perante ti." (2 Crônicas 6:19).
Deus nos desafia a clamar a Ele. Não é apenas uma oração, mas um clamor mesmo quando estivermos na pior das situações. Clama a Deus porque Ele mesmo tem o poder para abrir portas onde não há.
Aprenda alguns detalhes da oração de Salomão que determinam conquistar algo com Deus: 1) Quem é Deus: temos que saber quem é Deus e o que Ele pode fazer por nós. Neste sentido, somos conduzidos em Deus e levados a um estímulo de fé sobrenatural derramada por Ele. Tem pessoas que não tem domínio de fé e que precisam ser estimuladas. Deus quer estimular a nossa fé de forma sobrenatural para mudar circunstâncias. Salomão orou sabendo quem Deus era, o ‘Deus de Israel’ com autoridade para falar e poder para concretizar. 2) Tem alguma promessa que Deus fez e que ainda não se cumpriu? Deus se agrada quando lembramos das promessas dEle em nossa vida: “lembra, Senhor, tu me deste uma promessa. Estou esperando em Deus que se cumpra”. Deus é fiel e poderoso, e cumpre o que promete.
Porque clamar? 1) Porque há uma promessa de resposta: todo aquele que busca, encontra, o que procura, acha. Há uma promessa para todos os homens da terra serem abençoados; 2) Necessidades que só Deus pode atender: tem coisas que só o clamor pode mudar e nos dá vitória;
3) Geramos uma nova realidade espiritual: Não tem limites para oração. A oração é como um insenso que Deus cheira constantemente para encher o cálice, ou seja, a nossa vida, e fazer transbordar da sua graça, pois quando chega a este momento, não há mais nada a fazer a não ser Deus abençoar aos que clamam a Ele. Não pare de orar, pois Deus vai derramar a unção sobre nós; 4) Quando precisamos de justiça: precisamos da justiça de Deus. Quando alguém clama no templo, Deus julga o ímpio e justifica o justo com a sua justiça; 5) Quando for ferido pelo pecado: quando pecamos, o inimigo nos ameaça a ponto de nos destruir, mas quando entramos no templo, o Senhor nos perdoa, o inimigo é destruído pelo poder do clamor e recebemos a vitória; 6) Quando não houver o favor de Deus: quando os céus não se abrem, não chove em nossa terra. Muitas vezes há sinal do favor de Deus, tem portas que se abrem, mas a benção não chega e a vitória não acontece. Mas, quando clamarmos Deus nos responde fazendo uma pequena nuvem e derramando chuva na terra para gerar frutos de vitórias; 7) Quando houver maldição: quando houver maldição, todo clamor é ouvido por Deus, até por aqueles que não fizeram aliança com o Senhor, que pelo seu poder, quebra o mal e estende sua mão para nos perdoar. 8) Quando estivermos em uma guerra: não importa o tamanho do guerreiro que se levanta contra nossa vida, o que importa é a manifestação do poder e da justiça de Deus para derrotar o inimigo e conquistar a vitória.
A oração de Salomão foi feita em favor de Israel de forma completa, justificando todas as necessidades do povo na esperança de ser respaldado por Deus. Israel simboliza o povo de Deus dos tempos atuais. Por isso, somos o Israel de Deus, o templo de Deus e a benção está sobre nós porque somos herança de Davi. Assim como foi para o povo de Israel, enquanto existir terra sempre haverá terra prometida em nossa vida.
Orar é uma coisa e respaldar a oração é outra. Nem toda oração é respaldada por Deus. Existem dois tipos de oração: 1) Oração intercessória e 2) Oração pessoal. Salomão fez uma oração intercessória pelo povo de Israel, e diante disso, o Senhor concordou e respaldou a sua oração.
É Deus quem respalda o nosso clamor, e se não possuimos o desejo, a vontade e o fervor pelo clamor ou nos sentimos fracos espiritualmente para clamar, Deus incendeia a nossa alma, fortalecendo a nossa fé para clamarmos como nunca havíamos clamado antes.

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário