Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Culto de Celebração da Família (06/07/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Que tipo de carta você é?"

 


TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “QUE TIPO DE CARTA VOCÊ É?”
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA
DATA: DOMINGO, 03 DE JULHO DE 2011 (03/07/2011)


“QUE TIPO DE CARTA VOCÊ É”

Base(s) Bíblica(s) da mensagem: 2 Coríntios 3, Mateus 5
           
            As cartas escritas pelo Apóstolo Paulo aos Coríntios pregadas nas igrejas daquela época deram origem ao surgimento do chamado ‘Novo Testamento’. Estas cartas foram escritas pelo Espírito Santo na vida de Paulo. Na passagem bíblica em 2 Coríntios 3, texto base desta mensagem, o Apóstolo Paulo nos compara como cartas, em outras palavras, como testemunhos de vida no altar de Deus e diante dos homens.
            Se somos cartas, que tipo de carta nós somos? Quem escreve sua  carta, somos nós mesmos ou o Espírito Santo? Toda carta tem um destinatário, um remetente e uma mensagem com uma resposta, um objetivo. Nossa carta tem Deus como remetente. Somos cartas escritas pelo Espírito Santo. Isto significa que quando somos cartas escritas pelo Espírito Santo é porque Ele tem um propósito.
Tem pessoas que não deixam o Espírito Santo escrever carta para eles, mas elas mesmas preferem escrever sua própria carta em seu próprio coração, ou seja, sua própria história de vida.
Quando o Espírito Santo lê nossa carta, o que Ele vê em nossa vida? É uma carta com uma vida impactante, inspiradora ou uma carta com uma vida sofrida? Se vivemos e andarmos na presença do Espírito Santo, Ele escreve uma grande carta na vida daqueles que vivem a vida de Deus. A carta, que é a sua vida, tem que ser escrita pelo Espírito Santo, pois aquele que é nascido do Espírito Santo e guiado por Ele, ele faz questão de escrever a carta. O Espírito Santo quer guiar 100% a nossa vida. Deus não quer que você tome controle sozinho, mas Ele quer tomar controle da nossa vida. Se em sua vida a carta foi mal escrita, Deus põe um ponto final e uma vírgula para escrever uma nova carta, com uma nova história de vida. Assim, quando somos guiados pelo Espírito Santo, Ele nos faz bem-aventurados, como em Mateus 5: Bem-aventurados os pobres de espírito – é alguém que tem um espírito quebrantado, pois quem tem o Espírito Santo tem o espírito quebrantado; Bem-aventurados os que choram – a Bíblia diz que chorar é bom, mas tem pessoas que não choram por vergonha ou machismo, no caso dos homens. Quando o homem chora, ele é quebrantado no espírito. Uma das passagens das sagradas escrituras diz que Deus recolhe as nossas lágrimas, pois quando elas caem geram consequências no Reino de Deus.
Bem-aventurados os mansos – Pedro e João eram brutos, não tinham mansidão. Para aqueles que são brutos, só o discipulado não resolve se não tiver o Espírito Santo. Só podemos ser mansos quando o Espírito Santo toma posse da nossa vida e em nós habita; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça – justiça, neste caso, não se trata de alguém ser roubado e querer ser restituído, porque até o ímpio quer justiça, mas a fome e a sede que trata-se aqui está relacionada a busca da justiça de Deus. Entre outras bem-aventuranças, conforme está escrito em Mateus 5.
O Espírito Santo deseja que sejamos uma carta escrita por Ele de forma perfeita. O tal ditado que diz “Deus escreve certo por linhas tortas” não é verdadeiro, pois “Deus escreve certo por linhas certas”;
Quanto à carta, que simboliza nossa vida, Deus vai pegá-la de volta, vai escrever uma nova carta em nosso coração com a assinatura do Espírito Santo. Que o Espírito Santo seja em sua vida aquele que escreve a nossa carta em nosso coração para nos dá vida gloriosa.
Assim como o Senhor derramou o seu espírito e viu graça em Moisés, que diferentemente da sua esposa, passou 40 dias no monte diante do povo e experimentou a graça de Deus, Ele também vê em nós graça ao derramar o seu espírito sobre nós e nos reveste da sua glória, pois quando nos aproximamos de Deus somos encharcados da glória dEle.
Quando o Apóstolo Paulo fala que somos cartas escritas pelo Espírito Santo de Deus significa dizer que Ele quer nos tomar em glória. Porém, tem pessoas que não estão preparadas para serem tomadas em glória ou para a manifestação da glória de Deus. A glória de Deus tem que ser vivida, vista e manifestada. Um exemplo disso é quantos põem a mão sobre alguém e o poder de Deus de cura, de libertação é liberado?
Deus não quer que sejamos cartas escritas de forma simples, mas cartas poderosas e de glória, pois Ele tem mais para nós e quer nos fazer um só com o Espírito Santo.
Se você é uma carta, quem é o destinatário dela? Deus não precisa ler a sua carta, porque ele é onisciente e onipresente. Somos cartas escritas pelo Espírito Santo, ou seja, com histórias de vida impactante, que devem ser conhecidas e lidas pelos destinatários, que é o homem. Já que o homem são os destinatários das nossas cartas, precisamos ser uma carta que honra a Deus e que sirva de inspiração ao homem. Que o homem possa apreciar sua carta, ou seja, sua história ou testemunho de vida e dizer: “olha a vida dele, olha como ele vive, que belo exemplo de história de vida!”
Deus quer que você seja uma carta escrita pelo Espírito Santo para apresentar diante dEle e do homem uma história e um testemunho de vida que abençoe, edifique e inspire outras vidas.

           

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário