Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Culto de Celebração da Família (10/07/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Qual é o chamado que tem se manifestado em você?"


TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “QUAL É O CHAMADO QUE TEM SE MANIFESTADO EM VOCÊ?”
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA
DATA: DOMINGO, 10 DE JULHO DE 2011 (10/07/2011)

“QUAL É O CHAMADO QUE TEM SE MANIFESTADO EM VOCÊ?”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Efésios 4, Romanos 12
           
            O surgimento da igreja se deu a partir de um movimento sobrenatural por homens usados pelo Espírito Santo, a começar pelas cartas aos Coríntios pregadas pelo Apóstolo Paulo, que conquistou 5 mil almas com os seus sermões. Paulo escreveu aos Coríntios porque tinha problemas no local onde abrigava as igrejas da época. Isto é a prova de que o homem, usado pelo Espírito Santo, pode desenvolver os seus dons materiais, espirituais e ministeriais e é o mesmo Espírito quem concede diversidade de dons, ministérios e operações. O Espírito Santo opera tudo em todos, e Jesus é quem concede o serviço ministerial para aqueles que tem um chamado.
            Destacamos três aspectos que mostram a evidência de um chamado ministerial: 1) Dons, 2) Ministérios e 3) Operações.
 Tem pessoas, por exemplo, que se manifestam pelo Espírito, mas não sabem como usar os dons. O Apóstolo Paulo deixa claro que isso é um ato falho das igrejas. Existem muitas igrejas que se dividem em relação ao que se pode e o que não se pode fazer quanto aos dons, ministérios e operações.
Esta mensagem é para tirar todas as dúvidas de como devemos usar os dons, ministérios e operações. Em primeiro lugar, o Espírito Santo tem que estar constantemente em nossas vidas, recebendo a cada dia uma nova porção do Espírito. Dons, ministérios e operações são coisas distintas.
Qual é o dom, ministério ou operação que Deus tem manifestado em você? Sobre dons existem uma diversidade. A Bíblia diz que o Espírito Santo sobre o homem o faz experimentar os dons. Dons é o que o Espírito Santo concede em momentos específicos. Nenhum dom se manifesta quando é da nossa vontade, mas se manifesta quando há ação do Espírito Santo na vida dos que o recebem. Se Deus não revelar ao profeta, não acontece nada. Deus é Deus, Ele fala na hora e no jeito como Ele quer e não da forma ou da maneira do homem. 1) Dons: 1.1) Palavra de Sabedoria: significa inteligência espiritual superior em uma dimensão profunda que vai além da sua capacidade intelectual de entendimento; 1.2) Palavra de Conhecimento: é quando Deus traz ao entendimento algo que está oculto. Palavra de Conhecimento e profecia são coisas diferentes. Conhecimento fala de algo atual e profecia fala de algo futuro.
 1.3) Discernimento do Espírito: nem todo aquele que diz “Senhor, Senhor!” tem o Espírito Santo. Em muitos, o Espírito que atua não é o Espírito Santo de Deus. 1.4) Variedade de línguas e manifestações sobrenaturais: não é quem fala em várias línguas humanas, mas quem fala línguas celestiais, espirituais, sobrenaturais, pois a bíblia diz que quando o homem fala em línguas estranhas, ele edifica a si mesmo. 1.5) Interpretação de línguas: as pessoas não tem 100% este dom. Apenas interpreta línguas celestiais, espirituais e sobrenaturais aqueles que estão disponíveis e que são revelados pelo Espírito Santo. 1.6) Dom de fé: para aceitar Jesus Cristo é preciso crer e ter fé, mas o dom de fé se manifesta quando oramos pela cura do enfermo e a cura acontece fruto de uma fé sobrenatural. 1.7) Dom de cura e operação de milagre: são coisas distintas. Há dons de curar e há dons de milagre. Uma pessoa, por exemplo, que não tem o braço e deseja ter novamente o braço. Para acontecer isso, não é pelo processo de cura, mas de milagre.
            2) Diversidade de serviços, ministérios: serviços e ministérios são a mesma coisa. Para atender a um serviço ministerial, é necessário: 1) disponibilidade e 2) receber a presença e ser convencido pelo Espírito Santo, que faz a obra como Ele quer e da maneira como Ele quer. Quem concede o dom é o Espírito Santo e quem concede o serviço ou ministério é Jesus Cristo.
 A maioria das pessoas tem um chamado. Qual é o nosso chamado? Tem pessoas, por exemplo, que recebem o chamado para o ministério de louvor e adoração. O ato de louvar e adorar ao Senhor só pode ser feito em Espírito e em verdade. Não se louva e nem se adora a Deus na carne. Quando louvamos e adoramos ao Senhor é para que a nossa alma se desprenda das coisas materiais, físicas e terrenas para desfrutar momentos espirituais de adoração a Deus. Para o louvor e adoração não existe preparo, porque o louvor não é para o homem e sim para Deus. Não significa que iremos louvar e adorar ao Senhor de qualquer jeito ou de qualquer forma. É claro que devemos ofertar o melhor da nossa vida ao Senhor, mas o que quero dizer é que o louvor e adoração não é um ato mecânico, mas um ato espiritual de excelência diante de Deus. O louvor e adoração mexem com Deus e com o homem. Louvor e adoração não são música, mas a música auxilia no louvor e na adoração. Além do ministério de louvor, existem outras funções ou serviços ministeriais, como obreiro, pastor, presbítero, diácono, evangelista, apóstolo e bispo. Temos que saber quem somos nós diante de Deus.
3) Diversidade de operações, realizações: o Deus que opera em tudo e em todos. Paulo deixa claro na carta aos Coríntios que há três operações, a do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus. Deus criou os dons, Jesus nos concede o serviço e o Espírito Santo é quem nos concede os dons espirituais, celestiais e sobrenaturais. Porém, muitos recebem o chamado, mas não sabem como usá-lo ou desfrutá-lo. É nesta hora que o Espírito Santo se manifesta para mostrar a evidência do chamado através dos dons. Os dons estão em nós, mas é o Espírito Santo que nos usa conforme o tempo, pois só podemos ser usados pelo Espírito Santo se a nossa vida estiver dentro do plano ou do propósito de Deus e é preciso saber quem é você diante de Deus. Existem dois tipos de dons neste aspecto: 3.1) Dom de socorro: este chamado de Deus é para aqueles que são sensíveis e que se predispõem em doar suas vidas e aquilo que tem em favor da obra do Senhor para ajudar a manter a igreja, até mesmo, para ajudar o pastor ou o irmão necessitado. Quem tem este chamado, tem que ser suprido constantemente por Deus. 3.2) Dom de governo: tem pessoas que recebem o dom sobrenatural de administrar.
Quais desses dons tem se manifestado em nossa vida? Se a resposta for ‘nenhum’, veja o que está errado, onde estão os dons e o que está acontecendo. A certeza é que Deus não é o problema quanto a ausência de dons.
Para receber e usar os dons, é preciso entendermos para que Deus nos chamou e estarmos disponíveis para o chamado de Deus. Se Deus tem um chamado, faça por onde alcançá-lo. Ninguém no Reino de Deus foi chamado para ficar sentado na cadeira até o arrebatamento, mas Deus nos criou com um chamado específico, pois nada impede de fazermos a obra de Deus. Podemos ter recebido algum chamado ministerial e espiritual em nossa vida, mas Deus nos sustenta.
Quais dos dons já vimos se manifestar em nós mesmos? As línguas espirituais não estão debaixo dos dons, mas são a base para desenvolver um chamado espiritual e ministerial através dos dons. A oração é um dom que Deus nos concede e é feita de acordo com o que está no nosso coração. Se o coração estiver focado no problema, oramos pelo problema. Tem pessoas que oram na carne, ou seja, pelo pensamento, já tem outras que oram pelo Espírito. Muitas vezes, as pessoas oram egoisticamente. Mas, há uma diferenciação de quem ora no Espírito e de quem ora na carne. O ato de orar acontece quando o Espírito Santo incomoda o seu espírito, nos fazendo orar e quando oramos em línguas, o seu espírito, por intermédio do Espírito Santo, eleva a sua oração até Deus.
Diante de tudo isso, o mais importante é que somos constituidos de glória em glória em Cristo Jesus. Para nos achegarmos a Cristo, é necessário haver um propósito de entrega. A primeira coisa para isso chama-se ‘arrependimento’ para reconhecer os pecados e as maldades cometidas. Todos nós temos medidas de justiça, mas as nossas vestes de justiça não passam de um trapo diante da justiça de Deus. Muitos destes que se convertem a Cristo recebem dons de falar em línguas e são edificados.
Os dons tem que estar presentes em nossa vida 24 horas por dia para edificar os que recebem e aos que transmitem. Qual é o seu chamado? Se encaixa em alguns dons e ministérios? Se não encontrou um caminho neste sentido, busque ter intimidade com o Senhor e o dom que Ele nos conceder, é Ele quem no capacita para o chamado.

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário