Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Culto de Celebração da Família (17/07/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Segredos de Deus para vencer o pecado"



TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “SEGREDOS DE DEUS PARA VENCER O PECADO”
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA
DATA: DOMINGO, 17 DE JULHO DE 2011 (17/07/2011)

“SEGREDOS DE DEUS PARA VENCER O PECADO”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Romanos 6:23
           
           
Se tem algo que atrapalha o crente é o pecado. O diabo manipula o cristão e o leva ao pecado. O problema não é o diabo, mas o pecado na vida do cristão.
São muitas pessoas, e até mesmo, cristãos que não conseguem vencer o pecado por causa do diabo, que os acusam de dia e de noite: “quem é você para pregar, para louvar, para fazer a obra de Deus?”. Muitos dão ouvidos a estas palavras, deixando o amor do Senhor pelo convencimento do pecado. As pessoas podem até pecar, mas em um determinado momento da vida o Espírito Santo tem um encontro marcado com estes.
Muitas vezes tem pecados que não conseguimos vencer, pois muitos lutam para terem uma vida santa, mas caem no pecado. Tem muitos cristãos que podem produzir mais para Deus, mas o pecado os deixam travados do que Deus tem para eles.
Esta mensagem traz segredos de Deus para vencer o pecado. Para vencer o pecado precisamos: 1) Morrer com Cristo: com a morte de Cristo, fazemos morrer os pecados, ou seja, o pecado não tem mais domínio sobre nós, porque o Senhor, em sua morte, levou sobre Ele todos os nossos pecados. Mas como explicar o fato do pecado ter domínio sobre as pessoas. A resposta é que tem pessoas em iniqüidade, que significa repetição do pecado. O pecado tem o poder de cegar o homem, pois é o pecado que faz ressuscitar o velho homem, que não resiste às tentações. Vemos na TV assassinos falando a quantidade de pessoas que mataram com a maior naturalidade, sem nenhum tipo de remorso pelo pecado cometido, o de matar. O homem não foi chamado para estar completamente livre do pecado, independente se é servo de Deus ou do diabo. O que impede o pecado é o poder da oração. Muitas pessoas que se encontram nas trevas da vida não desejam a luz porque a luz revela os pecados. O pecado tem o poder de nos afastar do que é divino e o divino do que é pecado. Se você tiver morrendo ou esteja morto pelo pecado, o Senhor nos faz ressuscitar, assim como Ele ressuscitou, pois quando morremos em Cristo, morre também o pecado que estava em nós.
Se mantivermos uma vida sem Deus, seremos dominados pelo pecado, mas se mantivermos uma vida com Deus, o pecado morre em nossa vida. Neste sentido, o velho homem morre e ele recebe uma nova vida como nova criatura para viver uma nova história.
O pecado morre, mas pode está a nossa frente, porque muitas vezes o ato de pecar é uma questão de escolha. O pecado existe, mas o que devemos considerar é que morremos para o pecado para vivermos em Deus.
Na nossa vida existe uma grande luta travada entre a carne e o espírito, pois o pecado se transforma em um reino sobre nós. Paixão e Concupiscência, por exemplo, podem ser em dois aspectos: o gozo material e o prazer sexual.
            Fugir dos prazeres da tentação do pecado é uma questão de decisão.  Se optamos pelo pecado, temos desejos pelo pecado. Tem pessoas que comentam: “eu não resisti!, eu cai!”. Na vida do cristão, esta situação não é normal, tem algo errado.
            Quando não resistimos e caímos no pecado significa que algo foi alimentado, mas a Palavra, a pregação, a oração e o jejum são armas espirituais para quebrar as cadeias e vencer o mal, tomando nojo do pecado, e obedecendo a Deus recebemos as vestes de justiça.
            Somos servos de Deus ou servos do pecado? Ou você é ou você não é, ou você anda com Deus ou você não anda com Deus, ou você batalha pela fé ou você batalha para morrer porque há uma guerra espiritual travada nos céus e na terra. O que semeamos é o que colhemos. O que semeamos na carne, colheremos na carne, mas o que semeamos no espírito, colheremos no espírito. O caminho para vencer o pecado é a presença de Deus em nossa vida, influenciada pelo Espírito Santo.
             2) Arrependimento: para haver salvação é necessário haver arrependimento dos pecados. Tem pessoas que tentam se argumentar: “eu pequei pouco, eu pequei muito”. Independente da intensidade ou da quantidade é pecado, mas o que existe é o arrependimento, pois o perdão de Deus é liberado e nos alcança para que sejamos restaurados.
3) Decisão: O pecado é uma questão de decisão, de escolha. O pecado só tem domínio sobre nós quando decidimos pelo pecado, mas a decisão espiritual nos faz fugir do pecado. Quando decidimos pelo pecado abrimos as portas para que a influência do pecado comece a entrar, algo que nos leva a queda. O pecado não cai de uma só vez, mas se cai por passos. Muitas vezes, a mente fica preocupada: “será que devo fazer isso?” com receio de algum pecado. 
O pecado gera: 1) Vergonha: vergonha de Deus e das pessoas. Muitos vivem com vergonha de Deus e das pessoas em razão do pecado, se escondem com vergonha, mas Deus diz: “Filho, onde tu estás!” O pecado nos leva a morte espiritual, e até mesmo, a morte física; 2) Vazio Existencial: tem pessoas que pensam que ser cristão é ser salvo, levantar as mãos etc, mas as pessoas tem se frustrado desta forma, gerando um vazio interior nelas a ponto de perderem o referencial de santidade, que é o Senhor.
Tem pessoas vivendo segundo a carne, mas se vivermos no espírito, mortificamos a carne, e certamente, viveremos. Temos que morrer a carne porque quem vive é o espírito. Não é Deus quem mortifica a carne, mas nós mesmos.
Quando se comenta sobre pecado na Igreja se pensa em pecados escandalosos, mas tem pecados piores dentro das denominações, congregações e ministérios, como a blasfêmia ao Espírito Santo e a desobediência a Deus. Outro é a futilidade, pecado que preenche o tempo e isso entristece o Espírito Santo e frustra o Reino de Deus.
Precisamos do tempo para sermos usados por Deus. Se você fizer pela carne vai sempre agradar a carne e nunca a Deus, mas quanto mais estivermos no espírito, mais seremos fortes para vencermos a carne e a tentação, e a partir deste momento, o pecado não tem mais domínio sobre nossa vida. Como já foi abordado, isso é questão de decisão, pois onde semearmos, colheremos.
Quando ouvirmos sobre o pecado do outro, não fique acusando, pois a Bíblia diz: “examine o homem a si mesmo”. Cada um carece de si mesmo e falamos em oração da seguinte forma: “Deus, olha como está a minha vida, perdoa os meus pecados. Senhor, sonda o meu coração, vê se há em mim algum caminho mal”. A partir desta oração, devemos dar uma resposta a Deus.
A justiça de Deus traz dois resultados sobre o pecado: 1) Santificação na vida presente: sem santidade ninguém verá a glória de Deus, pois a santidade paga dividendos eternos; 2) A vida eterna: é o dom gratuito de Deus na vitória contra o pecado. Estes dois resultados trazem benefícios extraordinários, mas o que importa é a salvação da alma.
No pecado estávamos longe da justiça de Deus. O cristão precisa andar em justiça e em santidade, ainda que haja luta travada entre a carne e o espírito. Se usávamos os nossos membros para pecar, que usemos os nossos membros para nos santificarmos diante de Deus para edificação do corpo físico e espiritual. Aqueles que são santificados ajudam outros a se tornarem santos, pois santificação faz vencer o pecado e inspira outros a se santificarem.        


Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário