Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Culto da Vitória (31/08/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Que armaduras você tem se revestido em sua vida cristã?"


TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “DE QUE ARMADURA VOCÊ TEM SE REVESTIDO EM SUA VIDA?”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DE CELEBRAÇÃO 
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES 
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2011 (31/08/2011)

“DE QUE ARMADURA VOCÊ TEM SE REVESTIDO EM SUA VIDA?” 

Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Efésios 6

 
 Do versículo 3 em diante, o apóstolo Paulo detalha as armaduras (leia do versículo 3 em diante no capítulo 6 no livro de Efésios). “Por isso, vistam-se toda a armadura de Deus para que possam resistir ao dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo, assim, mantendo-se firmes, cingindo-se com a justiça com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, use o escudo da fé com a qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do maligno, use o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus, orem em espírito em todas as ocasiões com toda a oração e súplica, tendo isto em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Quando lemos este texto, normalmente é comum nós fazermos esta oração: “Deus, eu quero neste momento me vestir de toda a tua armadura, eu quero agora colocar sobre mim a couraça da justiça, o escudo da fé etc”. Mas, note se essas armas são espirituais ou são físicas? São espirituais. E por serem espirituais, você acha que realmente é algo que coloco em mim ou é algo que eu vivo? Como posso me vestir de justiça, se eu não sou justo? Como eu posso tomar a espada do espírito, que é a palavra de Deus, se eu não conheço a palavra? Como posso me cingir com o cinturão da verdade se eu não ando na verdade? Então, essa armadura não tem nada a ver com a oração que pedimos para Deus colocar como armadura, porque o inferno sabe se você veste ou não essa armadura, porque a sua vida declara essa armadura. Mas Pastor, onde o senhor quer chegar? Na maioria dos pedidos que você esta fazendo para Deus desagrada aos outros seres espirituais, que não estão nenhum pouco interessados em ver você abençoado. Estou falando dos demônios, que impedem de você ser abençoado e tampouco que você ore e peça a Deus por algo, porque está falando de tirar o poder de Deus sobre alguém e sobre áreas da vida. Claro que o inimigo não vai dizer assim: “você quer essa vitória e eu tenho que sair da sua vida. Tudo bem, eu sou muito bom, eu vou embora”. Não, o inimigo vai se levantar para dizer assim: “ela quer isso? Então, para conseguir isso ela vai ter que passar pelo meu teste, e o teste do inimigo são as armas, porque brechas abertas fecham portas de benção, e o inimigo procura brechas para fechar portas com legalidade.    
Nós estamos em guerra com o mundo espiritual. Interessante que Deus constitui os anjos, pois a Bíblia diz que os anjos servem para nos ajudar, nos abençoar em nossa caminhada cristã, mas o que Deus faz é muito maior para nós. Deus colocou os seres humanos com poder e autoridade para enfrentar as hóstias espirituais, ou seja, estamos lidando com inimigo que não vemos, não ouvimos, mas sabemos que ele está atuando. Se não for com armas espirituais, jamais venceremos o inimigo, não iremos dar um passo a frente e jamais conseguiremos vencê-lo. Nós temos que quebrar vínculos com ele. Se não permanecermos fora dos vínculos do inimigo, voltamos a ser travados. É isso que quero traz nesta mensagem, sobre como não perder o que já foi feito em sua vida, e se aquilo que não foi feito, precisa feito, pois o que não foi feito, porque o inimigo perde todos os dias, mas ele não desiste e amanhã está de volta. Precisamos estar preparado. O que eu tenho que fazer para permanecer livre, para que o inimigo não encontre brechas em minha vida?
            A gente pensa que temos que fazer alguma coisa alta, poderosa, mas a Bíblia nos diz o que devemos fazer, e o problema é que pelo fato de ser tão simples, o inimigo tem setas. Hoje, não há mais motivo para isso, não há mais uma necessidade de pregação tão focada.
Veja o que diz o capítulo 4 de Efésios, versículo 11 – “E designou alguns para Apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres a fim de preparar os santos para a obra do Ministério para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancem a unidade da fé e no conhecimento do filho de Deus e cheguemos a maturidade, atingindo a medida e a plenitude de Cristo”. Deus constitui pastores, evangelistas, apóstolos, mestres com o propósito de edificar o corpo de Cristo, e esse corpo edificado se fortalece, amadurece, e depois de amadurecido, pode discernir o bem e o mal, agir em unidade de fé para não cai no laço. (versículo 14) - “o propósito é que não sejamos mais como crianças, levado de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo o vento de doutrina e pela astúcia e esperteza dos homens que induzem ao erro. Antes, servindo a verdade e amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Todo corpo ajustado e unido pelo auxilio de todas as juntas cresce e edifica-se a si mesmo em amor na medida em que cada parte realiza a sua função. Quero abrir uma aspa em duas questões: 1) o propósito principal é que sejamos parecidos com Deus, e para sermos parecidos com Cristo, temos que cumprir o que diz o versículo 16: “Todo corpo ajustado e unido pelo auxilio de todas as juntas cresce e edifica-se a mesmo em amor na medida em que cada parte realiza a sua função”.
Eu pergunto: “qual é a sua função no Reino? Se cada parte, o crescimento, a força, a fé, a unidade da fé vem por cada parte fazendo a sua parte no Reino. Você precisa saber qual é a sua parte no Reino para que Deus possa edificar o seu corpo.
            Muitas vezes, nós vemos muitos ventos de doutrina, as pessoas vão para ali, para aqui e afirmam: “ah! Agora Deus esta fazendo assim na terra”. A palavra de Deus está acima de qualquer argumento humano, de qualquer situação que alguém diga que revelou ou falou.
            O Capítulo 4; Versículo 17 diz: “assim eu vos digo, como o Senhor eu insisto, não vivam mais como os Gentios que vivem na inutilidade dos seus pensamentos, eles estão obscurecidos por entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido a um convencimento do seu coração. Tenho perdido a sensibilidade, pois eles se entregaram a depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar nele e nele foi ensinado de acordo com a verdade que está em Jesus. O versículo 22 nos ensina a despir-se do velho homem que se corrompe por desejos enganosos. O versículo 22 diz assim: “quando a antiga maneira de viver e vocês foram ensinados a despir-se do velho homem que se corrompe por desejos enganosos a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem criado para ser semelhante em Deus, a Deus e para Deus em justiça, santidade e a verdade que é Jesus Cristo.
            Deus te chamou e você foi chamado por Deus, e quando Deus nos chamou falou assim: “tira esta roupa suja de pecado, tire essa velha maneira de pensar que você tinha, tire tudo isso e coloque as minhas vestes de santidade, de justiça.
            Quando estamos diante de um espírito e expulsando demônio, o inimigo, o demônio nos vê, mas não vê a roupa que estamos usando, mas ele sabe muito bem o que está dentro de você e as suas vestes, e ele usa esse poder espiritual, de ver o espiritual que não está vendo para agir contra minha vida.
            As armas da couraça da justiça, do cinturão da verdade e do escudo da fé são vestes que devemos andar, pois o inimigo sabe se ando nelas ou não.
            No versículo 34 diz: “revestiste do novo homem para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade que provem de Cristo, portanto cada um de vocês deve abandonar a mentira. O primeiro ponto que o inimigo nos usa para impedir a nossa vitória. Muitas vezes estamos cegos, e nas pequenas coisas, o inimigo tem roubado ou travado aquilo que era para ser nosso. O diabo pode roubar e/ou travar aquilo que Deus tem para nós. Paulo diz: “portanto cada um vocês abandonem a mentira, é ai que entra o cinturão da verdade. Neste momento, Paulo não esta falando para ímpios que queriam se converter, estava falando para crentes. A mentira é tão miserável e é tão cega que em Apocalipse diz que “os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus”. Se você é servo de Deus e está revestido do cinturão da verdade, não pratique a mentira, porque ela é um túnel para satanás. Porque cinturão? Porque cinturão segura as partes íntimas, conseqüentemente, a sua vergonha. Se você anda em mentira, você vai ser envergonhado. Não podemos andar na mentira, não podemos praticar a mentira como subterfúgio e dizer assim: “é a melhor opção”. A mentira é um mal que trava a benção de Deus para o seu povo.
            O versículo 25 diz: “falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. O versículo 26 diz: “quando vocês ficarem irados, não pequem”. Essa é outra porta que o inimigo usa para destruir e para prender a vitória, porque na ira não há justiça.  “Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha”. No mundo espiritual, os espíritos detectam manchas, coisas em nós que são brechas para eles agirem. Os espíritos não são onicientes. Na verdade, nem sempre satanás está presente como e onde pecamos. O fato é que o pecado mancha o espiritual e essa mancha espiritual é detectada no mundo espiritual. Quando pecamos uma mancha se estabelece. E ira, que é um sentimento que provoca uma mancha e o mundo espiritual detecta isso e usa isso com alimento, seta. A Bíblia diz que não podemos dormir com este sentimento de ira no coração. Para você que está irado, não peques mais.
            O versículo 27 diz: “não dê lugar ao diabo”, o que furtava não furte mais”. Antes, trabalhe fazendo algo que dê utilidade com as mãos para repartir com que estiver em necessidade. Alguém pode falar que nunca roubou, mas você rouba nos dízimos. Não existe laço maior para satanás travar alguém no mundo financeiro do que roubar no dízimo.
            O versículo 29 diz: “nenhuma palavra torpe sai da boca de você, mas apenas o que for útil para edificar aos outros, conforme a necessidade para que conceda graça aos que ouvem. O que o palavrão provoca?. Não entristeçais o vosso coração. Se uma pessoa xinga, já ficamos incomodados, imagine durante o dia de semana e final de semana. Imagine isso espiritualmente, o poder que isso tem e o laço que isso provoca porque entristece o Espírito Santo.
            O versículo 31 diz: “livre-se de toda amargura, indignação, ira, gritaria, calúnia, bem como toda maldade. O que é isso? O que Paulo nos manda nos afastar? O mundo espiritual é muito organizado: existe o chefe, os principados, que estão abaixo do chefe, e debaixo dos principados estão os dominadores do mal e depois as potestades, tudo em hierarquia diferente, cada uma obedecendo um propósito e cada um opera em uma área.
Existem espíritos que se apoderam, que se apegam a pessoas que são amargas, iradas, pessoas que recebem opressão, uma manipulação deste espírito. Não é o espírito que provoca isso. Muitas vezes, a pessoa não é irada porque o demônio entrou na vida dEle, mas o diabo pegou a ira dele, acrescentou e saltou de novo, porque o inimigo entra nas brechas, portas que foram abertas.
O versículo 32 diz assim: “sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus vos perdoou em Cristo”, ou seja, não dá para ser amargurado, indignado. Amados, nosso governo tem os problemas dele, mas em vez de você ser amargurado, ore pelo governo, por que a sua missão não é jogar pedra no governo, é orar por qualquer setor, pessoa, área que é maldição, que é miserável. Não temos o direito de nos tornarmos tão amargurados com algo, com alguém ou por algum motivo a ponto de nos opor, pois está escrito nesta palavra que é verdadeira e não muda, “que Deus constitui todas as autoridades. Foi Deus quem permitiu Hitler? Claro que foi. Foi Deus quem levantou Nabucodonosor na Babilônia, foi Deus quem levantou Ciro, foi Deus. Deus sabe quem está no poder. É o espírito que faz a obra, pois a nossa missão é orar. Cuidado com a amargura, cuidado com a indignação, porque é uma brecha.
No capítulo 5, Deus revela aquilo que revelou para mim: “portanto sejam imitadores de Deus como filhos amados. Neste sentido, Deus está dizendo: “me imitem”. Imitem o caráter dele, o que ele fez. Imitem a Deus, não é impossível imitá-lo. O versículo 2 diz: “e vivam em amor como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta em sacrifício de aroma agradável a Deus”. Ai, Paulo entra em um assunto muito forte: “entre vocês, não deve haver e nem sequer menção de imoralidade sexual, como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça. Três coisas importantes que o diabo tem usado para travar a vitória do povo de Deus. 1) Imoralidade sexual; 2) Impureza. Note a diferença, porque ele não repete a mesma palavra. Imoralidade sexual não é impureza, imoralidade sexual, o nome já diz tudo, são atos sexuais que fogem da moral, do que é moral, como por exemplo, a prostituição, sexo fora do casamento ou qualquer tipo de ato imoral. Impureza, note um detalhe que tudo que falei para vocês não tem nada a ver com o poder de Deus de operar, pois Deus tira isso de nós, e ele tem que fazer. Mas, o que quero dizer é que se você está nesta situação, você tem o poder e a decisão de sair. Se já estou enlaçado, Deus pode quebrar lado, mas a decisão é sua de permanecer livre ou de voltar ao pecado. A mensagem que Deus traz ao nosso coração é um alerta ao que o Senhor já ministrou em sua vida sobre a decisão sua de voltar a ficar enlaçados a imoralidade.
A imoralidade é uma coisa, a impureza é outra. E como é que ficamos livres da impureza? Você tem sentidos. O que alimenta você fisicamente é a boca, mas o seu espírito é alimentado pelo que ouve e pelo que vê. A tua alma tem a característica de ser aquilo que a alimenta. Se o que você vê e ouve é luz, você se torna luz, mas se o que você vê é trevas, você se torna trevas. A impureza está ligada ao que nós vemos e o que ouvimos. Cuidado com o que você tem visto e com o que tem ouvido, porque a impureza é laço, não só um laço, pois a Bíblia vai mais além disso. E ainda diz assim no versículo 3: “Então, entre vocês não deve haver nem sequer imoralidade sexual, como também nenhuma espécie de impureza e de cobiça, pois essas coisas não são próprias aos santos”.
            O que você tem cobiçado? O que é cobiça? Cobiça é um desejo desenfreado de ter o que eu não tenho, por exemplo: “eu faço qualquer coisa por algo”, “eu invejo isso”. Cuidado com a cobiça. No versículo 4, ele vai completar dizendo assim: “Não haja obscenidade ou baixeza ou conversação torpe ou conversas tolas e gracejos imorais que são inconvenientes”. O que Deus está falando é que nós temos que ter cuidado com aquilo que aparentemente é tão simples de resolver, mas nós esquecemos e relaxamos, e o inimigo toma posse disso. Cuidado com as ‘piadinhas’ que você manda pela internet, cuidado com as impurezas, com as coisas imorais que você acha que são normais, porque o Espírito Santo que habita em você é santo, é puro e não

aceita isso, e o diabo quer isso, amarra a vida de muitas pessoas por isso. O quanto isso é importante. Mas, porque isso? Muitas vezes perguntamos. Em vez disso, ação de graças, pois podemosa estar certos disso, de que “nenhum imoral ou impuro ou ganancioso que é e idólatra tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Dá para entender a importância disso? É muito importante que vigiemos o nosso coração. Muitas vezes a benção é travada por não estarmos revestidos da couraça da justiça, não estarmos revestidos com o cinturão da verdade e não estarmos com os pés calçados, ou seja, não estarmos preparados. Para encerrar, “ninguém vos engane com palavras torpes, por causa disso e dessas coisas, a ira de Deus vem sobre os que estão em desobediência. Portanto, não participem destas coisas, porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz do Senhor. Vivam como filhos da luz, porque os frutos da luz consistem de toda bondade, justiça e verdade. Aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Você tem procurado isso? Em sua oração, você tem falado assim: “Deus, me usa, eu quero fazer a tua vontade ou o seu propósito é ser somente abençoado e não ser instrumento de benção para outras vidas? É muito importante discernir a vontade do Senhor, porque os laços que nos prendem são justamente os que nos separam da vontade do Senhor e começamos a fazer a nossa vontade, vivendo dentro do nosso padrão e o inimigo começa a colocar brechas em nossa vida. “Por isso, revistam-se de toda a armadura de Deus para que possam resistir ao dia mau”.
              Na sua vida cristã, é impossível que em algum dia venha um dia mau. Como você está revestido? Pois, o resultado vai depender da forma como você está revestido. Tem dias que o inimigo fala assim: “hoje, vou testar fulano, vou procurar nele alguma brecha, porque está orando demais, está intercedendo pelo pastor, deixa eu passar um dia com ele”, e o inimigo entra na vida da pessoa procurando algo até achar uma brecha: “Achei, hoje é o dia mau”. “Ore ao Espírito em todas as ocasiões, com orações e súplicas, tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Muitos acham que para falar com Deus tem que fazer um ritual, achando que é a única maneira de Deus ouvir a oração. Isso é uma religiosidade travada. Mas, em Efésios diz: “ore a todo tempo e em todo lugar, pois Deus se torna presente quando é invocado e o Senhor te ouve através do Espírito Santo que está dentro de você.
O versículo 13 e 14 diz assim:  “assim, mantenham-se firmes, cingindo-vos do cinto da verdade”, porque quem está com o cinto da verdade está feito, e o inimigo tem que largar sua vida pela verdade. Você pode pecar, mas quando pecar peça arrependimento a Deus do seu pecado para você alcançar a misericórdia do Senhor. “Vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz, além disso, usem o escudo da fé com o qual vocês poderão afastar todas as setas inflamadas do maligno todos os dias: “você não vai conseguir, não”, “desiste”, “isso ai não vai dar certo”, “você viu  o que ele fez”, mas que a sua fé faça você vencer toda arma forjada do maligno.

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário