Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011



Culto da Vitória (14/09/11)
Ministração: Apóstolo Judson Júnior
Tema: "Como vencer o espírito do medo?"

TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “COMO VENCER O ESPÍRITO DO MEDO?”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DA VITÓRIA
MINISTRAÇÃO: APÓSTOLO JUDSON JÚNIOR
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2011 (14/09/2011)

“COMO VENCER O ESPÍRITO DO MEDO?”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: 1 Samuel 17-24; Mateus 9:7, Filipenses 4:8


            O povo de Deus estava em uma batalha contra os filisteus, um inimigo constante que eles tinham, e se levantou um guerreiro gladiador, um homem de 2m90 de altura, aproximadamente 300 quilos e este homem passava a perguntar: “tem alguém que pode me enfrentar?” E na Bíblia diz que quando eles olharam para Golias eles tiveram medo. Então, aquilo que você vê e ouve nos traz medo.
            Eu quero te fazer uma pergunta: o que você tem visto? O que você tem ouvido? Quando você acorda todas as manhãs, o que você vê? Nós ligamos no jornal e assistimos o jornal com notícias ruins, notícias más, notícias que nos trazem medo. Você liga o rádio do seu carro e ouve notícias ruins, notícias más, notícias que nos trazem medo. O mundo está em crise:”mataram não sei onde, violentaram, assaltaram, seqüestraram seqüestro relâmpago. Você chega na empresa onde você trabalha, pega o jornal e na primeira capa nunca tem uma notícia boa, o que se vê é medo, morte. Você em casa para almoçar  e os programas que passam meio-dia noticiam as piores notícias ruins, e ainda tem pessoas que tem prazer de assistir, são programas que não tem uma notícia boa, não tem nenhuma notícia que te traga encorajamento e fé. Cuidado com aquilo que você vê. É muito fácil, pois nós focamos apenas o que é ruim. Olhamos para uma situação difícil e é difícil olharmos para a situação difícil e na situação difícil aproveitar daquilo que tem de bom dentro da situação. A gente olha e a primeira coisa que gente vê é o que é ruim, é o que é negativo, é o que é pessimista. Dificilmente olhamos para situação e vemos o que bom naquilo. Se você quer ter uma vida de sucesso e de vitória, você precisa mudar a maneira que você vê o mundo. Muitas pessoas dizem que não há nada de bom no mundo, as pessoas não prestam, o mundo não presta, o mundo está decaído, porque estamos olhando com os óculos do medo, mas precisamos olhar para Deus e vê que Ele tem coisas maravilhosas. Você precisa olhar e ver que Deus colocou pessoas maravilhosas neste mundo, e ele fez isso para mim e para você. Então, veja o mundo com outros olhos, pois o medo entra na nossa vida por aquilo que nós vemos e ouvimos.
            Durante 40 dias, Golias fez afrontas ao Exército do povo de Israel, ele passava pela manhã, aprontava: “eu quero destruir vocês, se tiver um homem eu vou mata-los”. A noite, o mesmo homem passava normalmente e fazia mais afrontas, e o povo escutava aquilo, passava o dia todo com medo e a noite toda com medo.
            O que você tem ouvido, irmãos, quais são as palavras que chegam em seus ouvidos? As pessoas que tem filho, por exemplo, começam a lançar profecias de maldição contra jovens e crianças e você aceita. Ou até mesmo uma pessoa que você não conhece, às vezes, lança uma palavra de medo, uma palavra de derrota sobre a sua família e você aceita. Tem gente que vai casar e ouve as seguintes palavras de maldição: “casamento está falido, não existe mais amor no casamento. Você vai casar? Pra que você vai casar? O seu casamento vai ser pior do que o meu” e você aceita aquela palavra de derrota, de fracasso e de medo pra você. Você vai abrir um negócio? Você não vê ai que o dólar aumentou, que o juros subiu, que o juros desceu, tigre asiático, não adianta, pra que você vai abrir um negócio? Você vai ser derrotado!”. Nós aceitamos estas palavras de derrota, de fracasso. O que você tem visto e o que você tem ouvido? Porque o medo entra na sua vida por aquilo que você vê e por aquilo que você ouve. É difícil chegar uma pessoa até nós e nos trazer uma palavra de benção,de encorajamento, de ânimo. São poucas as palavras de ânimo e de vitória que você recebe. Desde o início da vida das crianças, a gente diz para elas: “você não pode, você não vai conseguir, cuidado, meu filho, você vai cair e se machucar”, são palavras de medo, palavras que geram medo no coração, que geram temor no coração. Nós somos sugestionáveis por aquilo que nós ouvimos. Tem momentos na nossa vida que nós estamos cheios de gás, animados, alegres, encorajado e cheio de fé e quando chega alguém joga um balde de água fria. Já aconteceu isso com você? Nesta hora, você ouve um relatório, uma palavra de pessimismo, uma palavra negativa, aquilo entra dentro do seu coração e em sua vida e apaga todo o seu ânimo, destrói todo seu ânimo, porque nós somos sugestionáveis. Cuidado, porque alguém pode está profetizando, sugestionando o seu fracasso. O medo entra em sua vida por aquilo que você vê e por aquilo que você ouve e você pode ser sugestionado por aquilo que você vê e por aquilo que você ouve. Então, você tem que ter cuidado com aquilo que você se alimenta. Por isso que Deus nos orienta a meditar em sua Palavra de dia e de noite, porque quando meditamos a Palavra de Deus o que acontece: a fé entra em nosso coração. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus. A palavra de Deus nos ensina sobre derrota ou vitória? A Palavra de Deus nos ensina sobre vitória. Como alguém pode ter a sua fé acrescida se não há palavra de vitória. A Bíblia nos traz palavra de vitória, de ânimo, de esperança, palavras que são vida para o nosso coração. Já falaram para mim assim: “rapaz, você só prega palavra de vitória, palavra de benção!” Na verdade, eu prego a palavra que está na Palavra de Deus e Palavra de Deus é benção e é vitória. Se você sair por ai já existe muita palavra de derrota, de fracasso, pra quê que eu quero ouvir isso! Queremos ouvir palavra de benção, palavra de vitória para minha vida. Davi viu e ouviu a mesma coisa que o restante de Israel viu e ouviu, mas a sua atitude foi diferente, pois disseram pra ele, em outras palavras: “como é que estão mandando esse menino, eu sou algum cachorro para ser enviado com pau e pedra contra o gigante”. Mas, Davi se levantou contra Golias e liberou a palavra: “Olha, tu vens contra mim com espadas e lança, mas eu vou contra ti em nome do Senhor. Quero que você receba através desta mensagem uma palavra de vitória em sua boca. Você vai receber muitas palavras de derrota, de fracasso, mas todas as vezes que te trouxerem palavras de fracasso e de derrota libere da sua boca uma palavra de ânimo, de fé e de esperança, porque o medo, o fracasso e a derrota são contagiosos. Existe algo pior do que você está do lado de uma pessoa pessimista? Não. Teve uma história lá em Barreiras de um irmão que pediu para orar pelo negócio dele, e quando eu cheguei para orar, eu perguntei para o irmão: “e ai, irmão, como está esse negócio?” E o irmão respondeu: “pastor, está horrível, isso aqui não vai pra frente, não! Isso aqui não dá certo, nessa cidade ninguém gosta do que eu vendo, ninguém gosta da minha mercadoria e aqui o pessoal dorme cedo”. Ele começou a amaldiçoar a ele, ao seu negócio e a amaldiçoar a cidade, e eu fui me sentindo mal e sai cabisbaixo, e hoje o negócio dele está fechado. Teve uma moça na igreja recém-casada e ela ficou grávida, os dois planejavam e sonhavam com o casamento, sonharam com uma criança, ela engravidou, mas a criança morreu no parto. Eu fui ao hospital visitar a irmã e eu fui preparado, e eu pensei: “essa menina vai me xingar, vai xingar Deus, ela vai está revoltada com tudo e com todos, mas eu tenho que está preparado pra isso”. Quando cheguei no hospital me encontrei com ela e perguntei: “Elen, como você está?” Ela respondeu: “pastor, estou muito bem, o meu Deus é maravilhoso, e Deus guardou a minha vida, o meu filhinho está com Ele, e Deus guardou a minha vida, minha vida está preservada, meu marido está ai, eu estou com saúde”, e ela começou a falar tanta palavra de ânimo, de alegria que eu comecei a chorar na frente dela. E eu pensei comigo: “meu Deus, eu vou ao hospital para levar a Elen uma palavra de conforto pra moça e ela é que traz uma palavra de conforto”. Eu sai, fui para o carro e dentro do carro eu chorei, porque eu esperava algo daquela moça, mas ela trouxe uma palavra diferente da minha. Não importa a situação que você venha ter, não importa o vale que você vai está passando, mas que jamais saia da sua boca palavra de derrota e de fracasso. Que saia da sua boca uma palavra de vitória, de fé e de otimismo. Deus espera isso de nós.
            O medo entra em nossa vida é pela expectativa. Geralmente, aquilo que você espera, você recebe. A Bíblia diz que aquilo que Jó mais temia, lhe aconteceu. Jó era um homem rico, saudável, próspero e com uma família maravilhosa, mas ele tinha um temor no seu coração, e aquilo que ele temia lhe aconteceu. Ele perdeu todo o seu dinheiro, toda a sua família, todos os seus bens e a sua saúde. Temos que entender que medo não é simplesmente um sentimento, medo é um espírito que trabalha em nossas vidas, e quanto mais medo você tem, mais você alimenta este espírito. Nós temos que rechaçar o espírito do medo de nossas vidas. Você não pode temer. Pessoas sentem uma dor, um ataque no coração, um câncer, minhas veias estão entupidas, sempre esperando o pior. Tem um irmão na igreja de Barreiras que diz assim: “a dor é minha amiga, porque a dor me avisa quando algo está errado”, e é verdade. Glória a Deus, sentir uma dor, mas tiro todo o mal da minha vida. Aquilo que você espera lhe acontece. Jesus em Mateus 9 fala sobre isso. Você recebe aquilo que sua fé espera. O que você tem esperado? Quais são as suas expectativas? Talvez você acorde todos os dias e diga: “eh, não tem mais jeito para a minha vida, para o meu casamento, para os meus filhos, a minha vida não vai mudar, meu ministério não vai crescer, não vai dar certo”. O que você espera da vida? Decida ser otimista, esperar no melhor de Deus. As pessoas dizem para você: “não vai dar certo, você não vai conseguir, você vai voltar envergonhado”, mas os seus melhores anos ainda estão por vir, talvez Deus ainda não fez nada na minha vida, mas vai fazer daqui pra frente, o meu futuro será tremendo, maravilhoso, o meu futuro será abundante, porque Deus tem preparado o melhor para mim; a cada dia Deus nos fará mais sábios, ungidos e mais prósperos. É isso que devemos esperar de Deus, pois aquilo que você espera, é aquilo que você recebe, aquilo que a sua fé espera, é aquilo que você recebe. Porque você vai esperar o pior se Deus tem o melhor para você? A mesma energia, força que você gasta para esperar o pior, para dizer que não vai dar certo, com a mesma energia e força que você deve gastar para dizer: “a minha vida vai mudar, Deus vai restaurar a minha vida e vai me prosperar”. Porque você vai gastar sua energia para o lado negativo e pessimista da vida? Porque que você não investe sua força, sua energia com palavra de fé, com palavra de vitória e com palavra de Deus? Para de esperar, de profetizar o pior da vida. Você pode perguntar: “pastor, em vou viver fora da minha realidade? Não. Você sabe o que você está passando, sabe qual é o seu deserto, mas você não vai mudar o seu deserto, a situação que você está passando, apenas chorando, se lamentando e lançando palavra de derrota, pois isso não muda a vida de ninguém. Se você quiser mudar o seu deserto, o seu vale, o problema que você está passando, você tem que se levantar e profetizar sobre o teu vale de ossos secos a vitória de Deus sobre a sua vida, declarando palavra de fé e de vitória. Tem um pastor lá na igreja chamado Aricelmo, ele era roqueiro e a mãe dele dizia para ele: “tu serás um pastor!” E ele dizia para a mãe: “O que, mãe, para com isso!” E a mãe insistia: “tu serás um pastor!” E ele: “mãe, eu não vou ser pastor, eu sou roqueiro, sou satanista, não quero ser pastor de jeito nenhum”. Quando ele chegava em casa, a mãe dele falava:”pode chegar, pastor”. Um dia ele chegou no bar e falou: “me dá uma cerveja”, e o dono do bar falou pra ele e disse: “rapaz, tu é pastor e está pedindo cerveja”, e ele disse: “eu não sou pastor, sou satanista”, e hoje sabe o que ele é: pastor, porque foi liberada uma palavra sobre a vida dele. Porque você vai gastar sua energia para amaldiçoar, porque que você vai gastar sua energia com palavra de derrota e de fracasso? Se você quer mudar sua vida, você tem que mudar sua maneira de pensar, mudar sua maneira de ver o mundo. Deus me ensinou isso. Eu estava na Coréia do Sul e Deus falou comigo: “eu quero te abençoar, tenho tantas coisas para colocar na sua mão, eu quero fazer tantas coisas através de você, mas eu não posso fazer”. Eu perguntei: “porque, Deus?” Porque sua visão é pequena demais, porque você é tapado. E eu: “mas Deus, o senhor está me ofendendo!” Deus falou que a minha visão era pequena, que eu não conseguia ver, porque se você não consegue ver a benção de Deus sobre sua vida, se você não consegue mudar sua maneira de pensar e pensar com fé, pensar grandemente, pensar a benção de Deus na sua vida, ela não chegará, porque Deus trabalha segundo a nossa fé e você recebe aquilo que sua fé espera. Então se eu espero pastorear 40 pessoas, eu não vou pastorear 1000 pessoas, se eu espero na minha velhice morrer pobre, miserável e doente vai ser isso que vai acontecer comigo, mas se eu espero a cada dia a benção de Deus, a unção de Deus e a prosperidade de Deus na minha vida e se você luto por isso e crer nisso, é isso que vira sobre a sua vida. os livros de auto ajuda falam sobre isso, tirado da Bíblia, dizendo que há uma força do universo que conspira em seu favor, você deve pensar apenas no que é bom. Não, é a Bíblia. E não é o universo que tem força, é Deus. Não estou falando de pensamento positivo, mas estou falando de uma fé operante. O que Habacuque diz: “ainda que a figueira não floresça, ainda que a vide não dê o seu fruto, ainda que o gado não seja arrebatado nos currais, todavia eu me alegrarei no Senhor”.Olha o que ele está dizendo. (Leia Filipenses 4:8). Porque que você vai deixar que palavra de derrota, de fracasso ocupe a minha mente, o meu pensamento? Não, você tem encher a sua mente das coisas de Deus, da Palavra de Deus, e é isso que vai fluir através da sua vida. Quando você libera palavra profética, Deus dá ordem aos anjos dEle na terra para trabalhar em seu favor. A Bíblia diz que desde a antiguidade que com olhos não se viu e com ouvidos não se ouviu um Deus além de ti que trabalha para aqueles que nEle espera. Imagine Deus todo poderoso, criador dos céus e da terra, do universo, trabalhando em seu favor, trabalhando por você e para você. Se você espera em Deus, deus está trabalhando por você.
            Como vencer o medo? 1) Escolha a fé em vez do medo: escolha a fé. O salmista Davi diz: “olha, Senhor,  quando eu tiver medo, eu confiarei em ti”. Quando você tiver medo escolha confiar em Deus. Você vai ter medo todos os dias da sua vida. O medo é bom até um certo ponto, pois nos impede de fazermos algumas coisas, mas o medo que nos paralisa, nos estagna, este medo é maléfico. Você precisa vencer este medo. Quando as pessoas chegarem até você e dizer que não vai dar certo, que não vai conseguir, que não adianta, pare de tentar, quando você vê situações de morte e de derrota em sua vida você vai dizer: “Senhor, eu estou vendo tudo isso, eu estou ouvindo palavras de afronta, tem um Golias na minha vida, mas eu escolhi confiar em ti e depender de ti, Senhor, e eu vou vencer, Senhor, todos os problemas e lutas que se levantam contra mim”. Faça como Davi, escolha confiar em Deus e depender de Deus. Quando você tiver medo, entregue os seus medos para Deus, seus problemas ao Senhor. “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Tomai sobre vós o meu jugo que é suave e o meu fardo que é leve”.Porque que você vai carregar medo em sua vida? Porque que eu vou me sobrecarregar de medo? Entregue ao Senhor. Jesus Cristo disse: “eu cuido das aves do campo e das aves dos céus eu cuido dos lírios do campo e eu vou cuidar de vocês, pois vocês são muito mais importantes pra mim do que as aves do céu e do que os lírios do campo”. Porque que você vai temer, se Deus confia em você e Ele guarda a sua vida, pois Deus prometeu que guardaria sua vida todos os dias. A palavra do Senhor diz que “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte e não temerei mal algum porque tu estás comigo”. Ele está contigo, porque que você vai temer? Espere o melhor de Deus e você terá o melhor de Deus. Escolha depender de Deus, escolha confiar em Deus, escolha entregar os seus medos, os seus problemas e as suas aflições para Deus. E a última coisa para vencer o medo é dizer: “Senhor, eu vencerei o medo em minha vida”. Você tem medo de que? Qual é o teu medo? Você pode até enfrentar este medo, mas você vai vencer este medo em nome de Jesus. Você tem medo de se relacionar, você vai vencer este medo, e em seu coração, permitir que pessoas entrem em contato com você. As pessoas hoje se aproximam de outras pessoas com medo, sempre esperando o pior. “Ah, eu não vou chegar perto desta pessoa, não, porque com certeza ele vai me trair, me roubar, me ferir, me enganar”. Com isso, você já cria uma barreira natural, pois com tantas coisas que você sofreu na vida, com tantas pedradas que você já levou, que você fica com aquela resistência de relacionar com as pessoas. Mas sabe o que acontece? Você não consegue viver e vai matando a sua fé. Porque esperar o pior das pessoas? Você já deve ter se frustrado muitas vezes, já foi traído(a), mas decida hoje: “Senhor, eu vou olhar todos pelo melhor ângulo e esperar encontrar da outra pessoa o melhor, pode até ser que a pessoa mostre o pior, mas quero ver desta pessoa o melhor, pois eu fui criado por Deus”. Você foi criado por Deus, pois tem algo tão bom dentro de você e que precisa sair, e se você chegar diante das pessoas, olhe para as pessoas esperando o melhor, pois nem todo mundo é ruim, isso é uma minoria no mundo, as pessoas são boas, são amáveis, são doces, eu sei que está tentando te incutir diferente em sua mente, mas você tem esperar e pensar o melhor daquilo que você espera, do que você pensa da outra pessoa.
            Você vai enfrentar medo, seja o medo do relacionamento, medo de altura, de andar de avião, não sei qual é o seu medo, mas você vai vencer o seu medo e decidido contagiar a vida de outras pessoas: “Deus, eu quero ser a partir de hoje otimista, eu quero que o Senhor encontre nos meus lábios palavras de fé e de esperança. Olhe a vida e as pessoas sempre no melhor ângulo, sempre procurando tirar algo bom.

Apóstolo Judson Júnior
E-mail: judsonbraganca@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário