Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011









 Confira as fotos do Culto de Celebração (domingo, 16/10/2011), através do link abaixo:





https://picasaweb.google.com/117315607192638980072




Culto de Celebração (16/10/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Lições do rico e de Lázaro, o pobre"


  ASSISTA A MENSAGEM EM VÍDEO, CLICANDO NO PLAY ABAIXO:



OUÇA A MENSAGEM EM ÁUDIO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:


Lições do rico e de Lázaro, o pobre - Culto de Celebração - Pastor Edeildo Gomes - 16.10.11.mp3


 
TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “LIÇÕES DO RICO E DE LÁZARO, O POBRE”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DE CELEBRAÇÃO
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO
DATA: DOMINGO, 16 DE OUTUBRO DE 2011 (16/10/2011)


“LIÇÕES DO RICO E DE LÁZARO, O POBRE”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Lucas 16:19


             Nesta hora vamos viajar na palavra de Deus, na palavra do Senhor, que é viva, eficaz e poderosa. Esta parábola que dá base a esta mensagem é muito forte. Esta palavra que o Senhor revela traz muito entendimento sobre a morte, a vida e sobre a eternidade, e algumas lições que aprendemos com o rico e com Lázaro, o pobre. Eu quero meditar na palavra de Deus em cima dessa história de Lázaro, o pobre, e do rico, que não tem nome na Bíblia, mas Lázaro é chamado pelo nome.
             A primeira lição que encontro sobre o rico e Lázaro, o pobre, é que bens nesta terra nem sempre significam testemunho de benção. (Leia versículo 19). A Bíblia diz que esse homem se vestia de púrpura e linho fino, e dava banquete todos os dias, ou seja, ele tinha muito dinheiro. Mas, a primeira lição que vejo é que nesta terra, no Reino de Deus, bens na terra nem sempre significam testemunho de alguém abençoado. Este homem rico quando morre, ele vai ao inferno. Eu tenho visto muitas vezes uma mudança de pensamento anti-bíblico de que se alguém não tem muito ou ele não testemunha que tem isso ou aquilo muito bom não é um abençoado, é um amaldiçoado. Nesta passagem vemos algo diferente. O homem rico tinha tudo, mas ao mesmo tempo ele não tinha nada, porque ele não tinha salvação. A primeira coisa que esse texto nos ensina é que ter muita coisa, ter muitos bens não significam que alguém é muito abençoado. Não se perturbe com isso. Eu vejo muitas pessoas perturbadas por isso. Elas começam a olhar para o outro: “poxa, fulano tem, fulano conquistou, oh!, o que tem de errado comigo? Eu sou um maldito, eu sou isso e aquilo”, como se isso fosse imprescindível para que alguém seja demonstrado como: “esse cara é uma benção”, “essa mulher é uma benção”, “olha como a vida dela mudou”. Já falei sobre a Igreja segundo o coração de Deus, que Deus está interessado em ver mudanças dentro de você e não fora de você. Deus quer você abençoado, quer, mas o mais importante é o testemunho que flui de dentro de você, não é quanto você ganha, não é o que você veste, mas o que você tem dentro de você. Este é o maior testemunho de um crente.
            A segunda lição é que pobreza e riqueza são determinadas por escolhas, mas não para salvação.  (Leia os versículos 20;21). Lázaro era muito pobre. Na minha terra, em Pernambuco, chama-se de “esmolé”. Lázaro era mendigo, ele não tinha casa não tinha nada, era um homem pobre. Mas, o texto diz que Lázaro foi para junto de Abraão. Uma coisa importante e interessante que temos que entender: que pobreza e riqueza não são determinadas por uma questão de salvação ou não, mas de mentalidade e de visão. Eu vejo pessoas que conquistam alguma coisa na vida, e elas entendem que padrão de sucesso é o dela e se outros não chegaram ao padrão de sucesso dela, estes não é alguém de sucesso. Diante disso, Lázaro começa a declarar, a espalhar que se você não chegou ainda a este nível, você não é alguém ainda de sucesso. Nós não estamos em busca de sucesso, o mais importante não é o sucesso, é a satisfação, é a felicidade. Porque muitas pessoas perseguem o sucesso? Esse sucesso torna-se uma grande frustração, porque tanto busca este excesso, esse reconhecimento, de trabalho, de pessoas que falam: “olha, fulano alcançou grandes coisas”. O que para você é necessidade para outros não é. O que para você é imprescindível ganhar R$ 10 mil (por exemplo) tem pessoas que são extremamente felizes ganhando R$ 2. Se uma pessoa tem um jeito, não mude a história de vida da pessoa, porque ela é feliz assim. Isso é uma questão de satisfação, de felicidade onde você viver. Tem um cantor no mundo que canta a canção que começa: “eu queria ter na vida simplesmente, um lugar de mato verde, pra plantar e pra colher”. Esse é o sonho deste artista, é o prazer de vida dele e se ele alcançar este sonho ele é feliz, e se ele for crente, ele é bem aventurado, porque além de viver o sonho dele aqui na terra, ele tem o sonho na eternidade. Às vezes queremos orar tanto pelo que as pessoas são e queremos mudar o foco do nosso sonho: onde você quer chegar? Se Lázaro era pobre, miserável foi porque ele escolheu viver assim, ou melhor, não foi porque ele escolheu, mas as ações da vida o levaram para aquele caminho. Ele deve ter feito muita besteira na vida financeira, muita bobagem, desperdiçou o que deveria fazer e não fez e, por isso, Lázaro viveu na terra mendigando, mas nem por isso, ele não perdeu a salvação. O cristão pode ter muito ou pouco, mas o que determina o que você tem em que nível você vai chegar é que você sonha e no que você trabalha para chegar lá. Deus está interessado em nos abençoar, mas Ele nos abençoa segundo os nossos sonhos, mas se esses sonhos fogem do padrão divino, Deus também não te dá. Você precisa correr atrás dos seus sonhos. Se você tem sonhos e projetos em sua vida, corram atrás, trabalhe por eles, mas não busque aquilo que não é pão, algo que verdadeiramente não vai te dar alegria de viver, paz de viver. Não tente satisfazer os desejos dos outros ou de “eu vou mostrar para os outros quem eu sou”. Não viva sua vida segundo o padrão do mundo ou daquele que determina por você. Você não pode viver no padrão do que o mundo determina pra você: “se você não tiver isso, se você não for isso, isso é fracassado, derrotado, miserável”. Não! Cada um tem um sonho de vida e Deus está interessado em nos abençoar. Você é pobre se você quiser, se acha pobre, você vai morrer pobre! Não há problema nisso, se você acha que é necessário, que não faz diferença, você também vive assim. Mas, que cada um viva no seu padrão, viva no seu chão. Se você quer ser rico, cuidado, porque a Bíblia diz assim: “aqueles que querem ser ricos caem em muitos laços e muitos se desviam do caminho”. Se a riqueza vier, Glória a Deus, mas isso não pode ser o foco da sua vida. Riqueza não é foco de vida de ninguém, mas é estabilidade. Correr atrás para que encontremos estabilidade na vida é uma meta. Se você trabalha para manter sua casa, sua meta, seu dever e sua obrigação é você estabelecer metas diante de Deus para que você seja uma pessoa que mantenha a sua casa suprida de todas as necessidades. Esta é sua responsabilidade, não é de Deus. Ele abre as portas para você, mas você precisa entender que Deus tem o melhor para nós. Lázaro não alcançou o melhor de Deus na terra, mas alcançou o melhor de Deus na eternidade, porque ele não determinou isso como projeto em sua vida.
            A terceira lição que encontro é que nós somos dispenseiros de Deus e seremos cobrados por isso. (Leia versículo 20). Aquele homem estava fazendo uma grande loucura para o futuro dele. Sendo ele judeu, todo judeu sabia que havia uma lei em Israel. Deus falou com o povo de Israel que “em 6 anos eles iriam plantar e colher na terra, e no sétimo ano eles não plantariam nada, pois a terra ficaria disponível para os pobres e para os animais. Não toque na terra. Em 6 anos armazena, por 6 anos guarda, mas não esqueçam dos pobres”. Aquele homem rico fazia banquete todos os dias e ele não estava nem ai para o homem que o cachorro lambia as suas feridas. Você é um dispenseiro de Deus, ou seja, tudo que você tem e tudo que você ainda vai ter é de Deus, você é só um dispenseiro de Deus. Paulo declara isso em 1 Coríntios 4. (Leia 1 Coríntios 4). (Leia 1 Pedro 4:10). Paulo fala ainda sobre os dons de misericórdia, os dons de socorro, o dom de ver alguém necessitado e ajudar. Somos dispenseiros de Deus. Aquele homem, o rico, era um dispenseiro de Deus, ele estava em desobediência a palavra de Deus.
            A quarta lição que encontro é quando olhamos para a Bíblia o mais importante não é a vida na terra: porque que a vida na terra não é mais importante? Porque ela é transitória, ela acaba, ela vai passar. Você não viverá para sempre na terra (Leia 1 Pedro 1:1-24). 4.1) O seu tempo passa e passa rápido. Às vezes olho pra mim, me vejo no espelho, o barrigão cresceu etc. O tempo passa mais rápido do que você consegue perceber em seu corpo. Temos que ter cuidado com isso. A vida na terra é transitória. Por isso, não se apegue demais. 4.2) O nosso maior tesouro não está aqui na terra. (Lei Mateus 6:19). Isso é muito sério, porque quando nós focamos a terra, o nosso tesouro aqui na terra, o nosso coração começa a ficar preso e perdemos o foco. Eu vejo muitas denominações perdendo o foco. Elas começam a ensinar, e começam também a viver dentro do padrão que parece que a Igreja não quer subir e que os cristãos daquela igreja não querem subir, e começam a viver uma vida no padrão terreno, mas o nosso maior tesouro não está na terra. A ênfase da sua vida não pode está na terra, mas para conquistar os tesouros da vida, preciso buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça nos será alcançada; 4.3) Porque que a vida na terra não é a mais importante: porque a nossa maior recompensa está na eternidade. Deus é tão bom que além de salvação nos dá recompensa, ou seja, Deus nos dá graça e ainda dá recompensa para quem trabalha. Se você trabalhar e for focado em seu trabalho, certamente, você terá recompensa, na eternidade. Esta recompensa é tratada em (Leia Apocalipse 21:12, 2 João 1:8, Lucas 6:22). Há recompensa para você. O Senhor anota cada coisa que fazemos. Imagine o que será esta recompensa. Meus olhos viajam quando eu penso nisso porque já é bom ser servo do Senhor aqui na terra, imagine que recompensas Ele não terá para nós na eternidade? Não dá para se sondar. Por isso, que Paulo, nosso amado apóstolo disse: “irmão, eu vi coisas quando eu fui ao céu, que não dava nem para haver arrebatamento. Eu vi coisas tão maravilhosas que por causa das excelências das revelações, o Senhor colocou em mim o espinho da carne, algo para que lembrasse que eu sou homem, que eu não se achasse o cara por que eu subi ao céu e vi coisas que olho humano nunca viu de maravilhoso. É isso que Deus tem preparado para nós”.
            A quinta lição que encontro é mais cedo ou mais tarde todos nós morreremos: todos nós iremos morrer se Cristo não voltar primeiro, mas normalmente tanto o rico quanto o pobre, todos nós morreremos. Todos estão condenados a essa passagem. Não tem jeito. Nós morreremos.
              Diante disso quero dizer duas coisas: 1) A nossa vida na terra decide o nosso futuro na eternidade. Só há dois caminhos para o homem: nesta história entre o rico e Lázaro, o pobre, é que existe o céu e o inferno. Não existe meio termo, não existe purgatório. Se houvesse purgatório, o rico teria chance. Ele até pediu: “Senhor, me dá de beber desta água para refrescar a minha língua?”. Respondeu o Senhor: “não dá, há um grande abismo”. O que você tem feito na terra vai decidir o teu futuro na eternidade.
Mais duas coisas quero destacar para você: não é simplesmente aceitar a Cristo como Salvador, porque aquele homem rico também era judeu, mas ele não vivia dentro do padrão da palavra de Deus.
            Vou contar as características do homem rico contadas por Jesus: 1) Ele era egoísta: se preocupava mais e somente com ele mesmo. Ele gastou toda a sua riqueza com ele mesmo, não repartiu para ninguém da família; 2) Ele era guloso, desregrado e degenerado: todo dia o cara fazia um banquete e Lázaro só pedia para cair um farelo; 3) Ele era vaidoso: seu vestuário chama atenção. Ele se vestia de linho e de púrpura, ele ostentava riqueza, enquanto Lázaro mendigava o seu pão. Mas a riqueza não era dele? Mas, tudo o que você tem é de Deus, pois nós somos apenas dispenseiros; 4) Ele era sem compaixão com os pobres: o rico dizia para Lázaro: “problema, você vai morrer na porta, não tenho nada a ver com isso, não fui eu que o empobreci, o que importa é que ele é miserável, eu é que sou o cara inteligente, por isso que eu estou aqui”; 5) Ele era desinteressado pela Lei do Senhor: era o que determinava o que ele (o rico) tinha. O que eu vejo é que muitas vezes, nós temos que olhar dentro de nós quais são as nossas motivações? Nós não podemos permitir que o orgulho, a soberba, a avareza tomem conta do nosso coração. Se existem coisas que Deus abomina chamam-se soberba, orgulho e avareza, pois pessoas que tem estas características não herdarão o Reino de Deus.
            A segunda coisa sobre a morte é que um dia nós seremos julgados por Deus, todos nós, os salvos e os não salvos e todos serão colocados diante de Deus. Nós prestaremos contas a Deus de todos os nossos atos aqui na terra, da palavra que nós dissemos, cada palavra que foi dita, tudo que Deus colocou em nossa mão. Essa palavra não dá para dar um Glória a Deus, mas essa palavra precisamos ouvir também, porque Deus é o Senhor da Igreja e se Ele manda falar, eu não vou massagear o seu ego, porque é melhor falar aquilo que vai te colocar no prumo do que aquilo que pode lhe tirar do prumo.
            Essa palavra em Amós 4:12 há uma frase que Deus fala para Israel: “portanto, assim te farei, oh! Israel, que porque isso que te farei, prepare-te oh Israel para encontrar-se com o teu Deus”.
            Diante desta mensagem, só existem quatro palavras para resumir tudo isso: “Faça valer a pena!”. Não desperdice sua vida, faça valer a pena. Faça valer a pena sua vida no Senhor, porque aquilo que você faz aqui na terra para o Senhor será eterno de Glória e de graça em sua vida. Faça valer a pena a sua vida com o Senhor, porque Ele te escolheu. Não siga o exemplo do rico e nem de Lázaro, o pobre, mas siga o exemplo do sábio: “Senhor, não me dê a pobreza e nem a riqueza, não me dê a pobreza para que eu não venha blasfemar diante do teu nome, dar mal testemunho para ti, mas também não me dê a riqueza para que eu não venha me ensoberbecer e achar que sou alguma coisa e eu me afaste de ti. Me dá, Senhor, todos os dias, a benção do Senhor”.

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário