Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Culto da Vitória (14/10/11)
Ministração: Pastor Sóstenes Souza
Tema: "Quando Deus se cala"


 ASSISTA A MENSAGEM EM VÍDEO, CLICANDO NO PLAY ABAIXO:




OUÇA A MENSAGEM EM ÁUDIO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:



'Quando Deus se cala' - Culto da Vitória - Pastor Sóstenes Souza - 14.10.11.mp3


TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “QUANDO DEUS SE CALA!”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DA VITÓRIA
MINISTRAÇÃO: PASTOR SÓSTENES SOUZA
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2011 (12/10/2011)

“QUANDO DEUS SE CALA!”

Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Mateus 15



           Pensando em oportunidades e nas oportunidades que nós temos, às vezes, perdemos oportunidades porque não sabemos aproveitá-las ou até mesmo não sabemos esperá-las. Como assim, pastor? Quantos já tiveram uma não resposta de Deus? Quantos já passaram pela experiência de clamar a Deus e não vê Deus responder, não ter uma resposta de Deus? Alguns vão dizer que teve momentos na vida em clamou e Deus não respondeu, Deus se calou. Sobre isso, quero compartilhar com vocês nesta mensagem: “Quando Deus se cala, ou seja, quando Deus não responde ou silêncio de Deus”.
           Nós vivemos em uma sociedade que é altamente influenciada pela resposta rápida. A sociedade hodierna é completamente enraizada na questão do instantâneo, do rápido. Nós estamos acostumados com o Fast Food, com o microondas, que põe lá pra esquentar rápido, nós estamos acostumados com a questão dos celulares que encontramos pessoas que na mesma hora sabem quem foi que ligou e retorna etc. Estamos acostumados com esta resposta rápida. O sistema mundano ao qual nós vivemos está impregnado disso e, isso, de certa forma, influencia a nossa vida de uma forma geral. E eu penso que quando Paulo diz: “não vos conformeis com este mundo”, não é somente a questão do pecado, mas também todo o sistema do mundo está envolvido. Às vezes precisamos nos atentar para isso. Será que não estou me amoldando ao mundo? Será que não estou me conformando com o mundo? Será que eu não estou tomando em mim a forma do mundo? Muitas vezes clamamos a Deus e desejamos que Deus nos responda agora, já, pra ontem. Quem é que manda, sou eu ou Deus? Precisamos nos atentar pra isso porque Deus é o Senhor.
            Algumas pessoas dizem que tem três maneiras de Deus responder: sim, não e espere, mas para mim têm quatro: a quarta maneira é que tem momento que Ele cala.
           (Leia Mateus 15: 21-28). Temos nesta passagem uma história interessante de uma mulher que foi no final exaltada, dizendo que a fé dela era muito grande, e se lermos no capítulo de Marcos essa mesma história Jesus ainda diz que onde quer que o evangelho for pregado ela será reconhecida por causa da fé. Mas, eu fico imaginando essa história como no início foi muito triste. (Leia Mateus 15: 22:28).   
            Com base nesta passagem, eu fico me perguntando: será que é o mesmo Jesus? O mesmo Jesus que nós conhecemos? O Jesus amoroso, o Jesus bondoso, o Jesus que cuida do mendigo, do cego, do aleijado que deu cura e saiu andando, o Jesus que abençoa as crianças, o Jesus que cura as pessoas, que mata a fome, que sacia a sede. Mas, será que é o mesmo Jesus? O texto diz que a mulher clamou: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”. O mesmo clamor que Bartimeu fez. Nesta passagem quero abrir um parênteses: não é o modelo, porque, às vezes, a gente pensa que existe um modelo de agir e pensamos que se fizermos de qualquer maneira Deus vai agir. Não. Não existe uma forma, tanto é que Jesus disse para a mulher samaritana: “não é aqui e nem em Jerusalém que você deve andar”. Não existe um modelo. E essa mulher seguiu os requisitos certinho: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”. E ela vai ainda mais: “minha filha está completamente endemoniada”. Quem não iria prestar serviço ou ajuda a esta mulher? Deus iria expulsar o demônio, mas ele iria procurar alguém para expulsar este demônio. Eu tenho certeza que qualquer um se mobilizaria para ajudar esta mulher. A passagem bíblica diz que Jesus não respondeu nada, Jesus se calou, Jesus simplesmente virou as costas para esta mulher. Mas que Jesus terrível é esse! Muitos podem se perguntar. Mas, Ele é Senhor, Ele responde se Ele quiser, Ele faz milagres se Ele quiser, Ele vai ouvir da sua boca se Ele quiser, mas se Ele quiser também, Ele poder dizer sim, pode dizer não, Ele pode dizer espere ou ele pode simplesmente se calar, porque Deus é Deus e nós somos os seus servos, nós somos seus súditos. O grande problema da evolução é que, às vezes, somos influenciados por este sistema mundano que nós vivemos, da resposta rápida, do fast food, do tome lá e dê cá, do tudo urgente, do tudo rápido, e como estamos influenciados por estas coisas, e ai, nós vamos até Deus querendo que Deus aja desta forma. Mas, Deus é Deus, Deus não age como nós queremos, mas Ele age como Ele quer. 
             Então, pastor, o que devo fazer quando Deus se cala? Como eu devo agir ou como deve ser a minha conduta no silêncio de Deus? Esta mulher tem a resposta para nós. Esta mulher não foi exaltada, engrandecida por acaso, porque esta mulher fez coisas que fez com que Jesus agisse na vida dela, e é isso que nós temos que aprender também. Quando a mulher clama, Jesus não responde nada. Muitos podem dizer que ele respondeu, mas ele não respondeu a mulher e sim aos discípulos. O que devemos fazer quando Deus se cala? A primeira coisa que devemos fazer quando Deus se cala e ter o favor de Deus em nossa vida é (Leia Mateus 15:25): 1) Adoração ao Senhor: saiba de uma coisa: você criado para adorar a Deus e adoração a Deus independe do momento que estamos vivendo. Às vezes, não entendemos isso e adoramos a Deus quando tudo está bem. Adorar a Deus não é só louvar, pois muitos pensam desta forma. Louvor também é adoração, mas adoração é o seu dia a dia, é o estilo de vida, porque nós fomos criados para adorar ao Senhor. Então, tudo o que eu faço, como diz Paulo: “quer comais, quer bebais, quer façais alguma coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. A oração, o comer, o beber, o dormir, o levantar, o conversar, falarmos de coisas boas, trabalhar é adoração quando faço tudo para a Glória de Deus. Eu estava com os adolescentes lá na Igreja de Barreiras e muitos estão envolvidos no ministério de dança, de teatro etc. A questão não é está no ministério, a questão é qual é o propósito porque estou envolvido. Se você está no ministério para se aparecer para fazer alguma coisa está errado, agora se estamos no ministério para glorificar a Deus ai sim estou adorando a Deus, com a dança, com o teatro, com o louvor, seja o que for. A mesma coisa é na nossa vida: porque trabalhamos? Ah só para ter uma profissão, ah para ganhar dinheiro, isso é muito pouco, isso é muito medíocre. Trabalhe no que você faz para glorificar a Deus no que você faz. É para isso que nós somos chamados. Uma certa vez eu fui convidado por uma escola para falar sobre páscoa aos alunos em um auditório lotado, falando desde o Egito, da morte dos primogênitos e falei que Jesus morreu e hoje a verdadeira páscoa é a morte de Jesus para nos livrar da morte eterna. Com isso, glorifiquei a Deus. Isso é adorar a Deus. Adore ao Senhor no que você faz, adore ao Senhor mesmo em meio a dificuldade. Existe uma música que acho linda e profunda, mas infelizmente tem pessoas que cantam talvez sem perceber: “te louvarei, não importam as circunstâncias...”. Será que não importam as circunstâncias? Tem pessoas que importam sim, que, às vezes, canta até esse hino, mas quando a coisa aperta, deixa de adorar. Infelizmente, tem pessoas que são assim. Essa mulher tinha todo o direito de ir embora por não ter sido respondida pelo Senhor. Se fôssemos nós ficaríamos murmurando: “que Deus que nada, eu clamei a Ele e Ele não respondeu”. Talvez, se fôssemos nós sairíamos murmurando, mas essa mulher fez o contrário, mesmo com dificuldade e a filha endemoniada, Jesus passando deu as costas para ela e mesmo assim ela o adora, o reverencia, se prostra, dedica a sua vida ao mestre. Adoração atrai a atenção de Deus para você. Quando estamos adorando, Deus se volta e olha para nós. Foi o que aconteceu com essa mulher. Quando ela adorou, então Jesus, que estava olhando e falando com os discípulos, volta-se para aquela mulher. Adoração atrai a atenção de Deus. Você quer o favor de Deus? Adore ao Senhor, atraia a atenção de Deus para ti com a sua adoração. Quando a Igreja começa a adorar, Jesus para tudo porque a Igreja está o adorando, e tudo para, e Jesus volta-se a olhar para a Igreja. A Bíblia diz que “quando dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu ali estarei”. Ele prometeu e se Ele prometeu, Ele cumpre. Quando adoramos ao Senhor, Ele desce dos céus e vem até nós e põe o trono dEle no nosso meio e quando Jesus está o favor vem, a graça vem, as bênçãos vem, os demônios fogem, porque não podem ficar na presença do mestre. Adoração é algo profundo, muito mais do que imaginamos, muito mais do que aquilo que nós pensamos. Por isso, adore ao Senhor. As coisas não estão bem, adore ao Senhor, está tudo difícil, adore ao Senhor, está tudo apertado, adore ao Senhor, atraia a atenção do Senhor com a sua adoração.
            A segunda coisa é 2) Humilhação: se humilhe. O grande problema nosso é que nós, com certeza, em certos momentos, deixamos a natureza de Adão falar mais forte em nós. O que é a natureza de Adão? Adão, lá no princípio, ao ser tentado pela serpente, queria ser igual a Deus e Ele cresceu os olhos. Isso significa que ele tinha poder, soberba, autoridade, tudo isso que atrai o homem. Às vezes, quando passamos por problemas nem nos humilharmos nós queremos: “não, está tudo bem”. Queremos nos exaltar e não se humilhar. Queremos ser grandes e não reconhecer a nossa pequenez. Essa mulher nos dá uma lição tremenda, porque quando o momento está difícil para ela, Jesus parece que pisa nela mais um pouquinho, está difícil. A mulher se coloca em condição de humilhação assim como a dos filhos. Isso é uma coisa incompreensível. Quem faria isso? Geralmente, nós não gostamos de ser desprezados, humilhados, pisados e diminuídos, mas essa mulher, no momento em que ela é diminuída é que ela diminui mais ainda. Ela entende o que Paulo fala: “que tu cresças e eu diminua”. Paulo tem uma história fantástica e quando ele vai andando com Jesus cada vez mais ele vai aprendendo que o servo de Deus diminui. Ele, antes, se achava o apóstolo e usou o apóstolo dentre os apóstolos. Depois de um certo tempo, nas cartas de Paulo, ele já não se trata mais como apóstolo, ele já trata como um servo e no final da vida de Paulo ele diz: ”dos pecadores, eu sou o pior”. A escada de Deus é o contrário. Em vez de subir, nós descemos. É isso que nós precisamos atender por que é isso que atrai olhos de Deus. Além da nossa adoração, a nossa humilhação, cada vez mais, nos achando menores. Quanto mais titularidades nós tivermos, menores devemos ser. Muitos querem ser arrogantes. Temos que nos diminuirmos e nos humilharmos. Aprenda isso. O que agrada a Deus? Pessoas humildes. A Bíblia diz que os soberbos e orgulhosos o Senhor abate, mas os humildes exaltam. Foi o que aconteceu com esta mulher, pois ela foi exaltada. Não queira exaltação humana ou exaltação. Queira que Deus exalte. Quando os homens ficam calados é melhor ser humilhado pelos homens, mas ser contemplado/honrado por Deus. Através da humilhação, temos o favor de Deus em nossas vidas, porque assim como a adoração, a humilhação atrai os olhos de Deus. Essa mulher se humilhou. O que aconteceu? Na mesma hora, ela atraiu Jesus, atraiu o favor de Jesus. Que coisa tremenda, que coisa maravilhosa. A humilhação atrai o favor de Deus.    
             A terceira coisa é 3) Fé: qual a diferença entre fé e esperança? A esperança sabe-se que vai acontecer, é uma coisa futura que estamos aguardando que vai acontecer; a fé é a seguinte: eu não sei o que, eu não sei como, mas vai acontecer. A fé é a firme convicção das coisas que não se vêem, mas que se esperam, mas que você sabe que vai acontecer. A fé é para agora, a fé não é para o futuro, não. Foi isso que essa mulher teve no que diz respeito à compreensão dela. Ela disse: “está ai o homem que vai resolver o problema da minha filha”. Ela, que tinha convicção. Eu não entendo fé em que você cruza os braços e acha que vai cair do céu, se mova em direção ao alvo que você quer. Por que você não dá o primeiro passo? Tem muitas pessoas que dizem que tem fé, que vai acontecer e simplesmente cruzam os braços e deixa a vida passar, levar, não vai em direção a sua benção, ao seu milagre. Fé é a certeza do milagre que eu posso ter, é enxergar o milagre que eu vou viver. Você se enxerga no milagre que você vai viver? Se você não se enxerga, então não é fé, você não está vendo milagre acontecendo, então, não é fé, e a mulher viu o milagre que ela desejou, ela tinha convicção, com certeza, ela deve ter ouvido histórias, por exemplo, da mulher do fluxo de sangue, histórias da multiplicação dos pães, histórias de um aleijado no tanque de Betesda, ela já deve ter ouvido muitas histórias como estas ou já vivenciou uma delas, e ela disse: “este sim pode resolver o meu problema”. Você precisa conhecer as histórias daquele que faz o milagre. Você não precisa conhecer as histórias, mas precisa também vivenciá-las se for possível e, acima de tudo, você precisa conhecer o autor do milagre, porque se você não conhece o autor do milagre, você não terá experiências com Ele, você não tem fé, ainda que você diga que tem. Como podemos ter fé em Deus, crendo que Ele faz em nossa vida se não temos experiências e vivências com Ele. Precisamos conhecer o autor e o consumador da nossa fé. Como fala o profeta: “eu sei que por fim o meu redentor se levantará, ainda que a figueira não floresça, ainda que não haja o fruto da videira, ainda que não haja o mantimento, todavia eu creio no meu redentor firme e por fim Ele se levantará. Temos que ter esta convicção, ainda que Ele se cale, ainda que Ele não responda nada, temos que ter convicção de que um dia Ele virá com a nossa benção, Ele virá com a nossa resposta. Seja persistente com Deus e tenha a convicção de que o seu redentor se levantará, nos socorrerá, virá ao nosso encontro, ainda que algumas vezes eu tenha recebido um não, ainda que algumas vezes eu recebi um espere, ainda que Ele tenha se calado, mas sei que Ele se levantará. Deseje viver o momento da resposta de Deus, ainda que Ele não tenha respondido, mas creia, tenha fé e convicção de que Ele vai responder. Corra atrás do seu alvo, vá em direção ao alvo, dê o primeiro passo, pois se não demos o primeiro passo, se não fizermos o que essa mulher fez, então, não é fé. A fé também nos leva essa insistência e persistência a não desistência. Tem pessoas que dizem que tem fé, mas passa alguns dias, semanas, meses e quem sabe, anos de forma triste. É porque elas não têm fé. Se tem uma promessa em sua vida, tenha a convicção de que ela se cumprirá. Ande em direção a essa promessa, dê o primeiro passo e o restante Deus é quem vai fazer pela nossa fé. Fé é a linguagem de Deus. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Deus não entende outra linguagem se não for de fé. Toda história da Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse vamos ver homens de fé, pessoas que andaram por fé e não por vista, andaram pelo que creram e não pelo que viam. Como vai ser a nossa história, de pessoas que andaram pela razão ou que andaram com fé? A fé é a linguagem de Deus, a fé move o sobrenatural, a fé age onde não podemos agir, faz o que não podemos fazer, nos leva para onde nunca imaginaríamos está. Aja por fé, como essa mulher e sabe o que vai ouvir de Jesus: “filho ou filha, grande é a tua fé, vá em paz e seja como queres”. Observe que o texto não diz: “seja como eu quero”. Jesus não fala: “seja como eu quero”, mas Ele fala: “seja como tu queres”. Eu lembro do salmista do capítulo 37:4: “agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração”. A fé faz agradar ao Senhor e Ele satisfará os desejos do nosso coração. E Jesus diz a mulher: “vá em paz e seja como tu queres”.
            O que você está querendo de Deus? O que você tem buscado de Deus? E Deus se manifestou calado. Seja o que for, nada é impossível para Deus,pois Ele é poderoso para fazer infinitamente mais de tudo que pensamos, pedimos, conforme o seu poder que opera em nós. Porventura, há algo impossível para Deus? Não. Ele é poderoso para fazer mais. Porque ele não tem feito? As nossas atitudes não estão condizendo com a palavra. Aprenda com essa mulher, Deus se calou, então está na hora de adorar, se humilhar e ter fé para receber resposta dEle.

Pastor Sóstenes Souza
E-mail: ssouzapr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário