Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011




 


 
 
 Confira as fotos do Culto de Celebração (domingo, 02/10/2011), através do link abaixo:


https://picasaweb.google.com/117315607192638980072


  
Culto de Celebração (09/10/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "A Igreja segundo o coração de Deus"
  
ASSISTA A MENSAGEM EM VÍDEO, CLICANDO NO PLAY ABAIXO:




OUÇA A MENSAGEM EM ÁUDIO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:


'Igreja segundo o coração de Deus' - Culto de Celebração - Pastor Edeildo Gomes - 09.10.11.mp3


TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “A IGREJA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DE CELEBRAÇÃO
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DE CELEBRAÇÃO
DATA: DOMINGO, 09 DE OUTUBRO DE 2011 (09/10/2011)


“A IGREJA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Atos 2

           
A Bíblia diz que mesmo antes de a igreja existir já se multiplicava a iniqüidade e, por isso, o amor de muitos se esfriará. Quando Cristo falou isso, Ele não estava falando sobre o mundo, porque na época de Jesus, o homem já era pecador de qualquer jeito, o pecador sempre foi pecador desde o princípio, mas Ele estava falando que dentro de denominações, de pseudo-igrejas ou dentro das que estão fora do propósito de Deus estariam permitindo a iniqüidade, vivendo debaixo da iniqüidade de tal maneira que isso provocaria escândalo e provocando este escândalo o amor de muitos se esfriaria, e Deus está falando de pessoas que estão dentro deste corpo.
E como muitos são oriundos de outras denominações e entraram nas igrejas que pertencem, eu me sinto preocupado em trazer para a igreja sobre o que é a igreja? Qual o propósito da Igreja? Como é a Igreja? Porque que existe a Igreja? Como ela se estabelece? Como funcionam as coisas dentro da Igreja? Existe tanta coisa que você fica se perguntando: “qual é o certo? Quem está falando certo? Que negócio é esse? Um diz que o caminho é por aqui, o outro fala que o caminho é por ali”. Todas as vezes que alguém se converte e começa a freqüentar uma igreja evangélica, sempre chega alguém e fala assim: “pastor, estou com uma dúvida: porque que tem várias igrejas batistas, tem igreja de tudo que é nome, porque não é uma só?” Daí, você tem que explicar que negócio é esse. É complicado porque as pessoas que chegam dizem assim: “mas que negócio é esse?” Mas, tudo isso tem a ver com a raiz, com a base daquilo que se estabelece a Igreja. Nesta mensagem, vamos conhecer o que é uma Igreja segundo o coração de Deus. Eu quero lembrar que Igreja não é placa de Igreja, não é o título dela, Igreja são pessoas, indivíduos que formam o corpo, que se estabelece e esse corpo é chamado de Igreja. Vamos encontrar não somente em Atos capítulo 2 a origem da Igreja, mas o padrão de uma Igreja segundo o coração de Deus, e quando eu falo isso, eu quero que você se coloque nisso e veja se você está dentro deste padrão da Igreja segundo o coração de Deus, porque é o seu dever está debaixo deste padrão, e a sua benção, vitória e graça estão debaixo de uma obediência a isso. Por isso, há muitas pessoas frustradas, decepcionadas. Igreja não é lugar onde você tem que fazer ou deve fazer algo, mas é o lugar que Deus pode fazer, porque Ele é poderoso, soberano e Ele faz como Ele quer, da maneira como Ele quer e se Ele quiser, pois Deus é Deus. A Igreja é composta de servos e não de senhores. (Leia Atos 2:37)
            Primeiro ponto sobre a Igreja: quando Pedro, então, levanta-se cheio do Espírito Santo e o pessoal que estava lá estava indo para adorar, apesar de ter conhecido ainda a Cristo, o Salvador, Pedro pregando sobre Jesus Cristo, a Bíblia diz que ele sentiu algo apertando o coração deles, era o Espírito Santo movendo a alma deles, reconhecendo que eram pecadores e careciam da graça de Deus. E eles, então, sem saber o que fazer falaram assim: “e nós, vamos fazer o que então, se você está falando que eu não preciso aceitar a Cristo, qual o caminho para a salvação? Primeiro passo: arrependimento: “arrependam-se e sejam batizados em nome de Jesus Cristo. Não dá para dizer que é da Igreja sem arrependimento. É por isso que tem Igrejas muito cheias de pessoas que acham interessante, gostam, simpatizam com o louvor, gostam da estrutura, gostam do ar condicionado, gostam daqueles que cantam assim ou assado, mas não é arrependido para fazer parte da Igreja de Cristo. Para fazer parte da Igreja de Cristo é preciso estar arrependido dos seus pecados. Arrependam-se e sejam batizados em nome de Jesus Cristo. Isto é um mandamento. Jesus mesmo disse que “aquele que crer e for batizado será salvo, mas aquele que não crer já está condenado”. É preciso arrependimento e depois o batismo. Você tem ir com tudo. A primeira coisa é arrependimento. Se você ainda não se arrependeu, você pode até falar assim: “eu não me arrependo do que fiz”, você precisa se arrepender, pois este é o caminho para salvação e este é o caminho para ter a Igreja. Imagine batizar 3 mil almas por dia! Foi assim que os discípulos de Jesus iniciaram a Igreja.
            As características da Igreja: (Leia Atos 2:42). Nesta passagem encontramos o padrão da Igreja que é segundo o coração de Deus, porque quem estabeleceu essa Igreja foi o Espírito Santo. Pedro não teve uma visão do céu desta forma: “eu vou abrir uma igreja nova”. Pedro não fez isso como intenção, mas Pedro se levantou em uma presença poderosa do Espírito e o Espírito falou para ele: “agora, eu vou te usar para estabelecer a Igreja do Senhor, e quando ele prega, Deus estabelece a Igreja. Não tinha jeito. Não dava para Pedro falar assim: “eu não tenho responsabilidade”, pois Deus estava no negócio e o Espírito Santo estava guiando ele, e assim, a Igreja começa. Vamos encontrar algumas características que as Igrejas não devem mudar. Não importa se foi o século primeiro ou estamos no século 21. O padrão dessa Igreja não pode mudar, porque Deus tem declarado que vai levar uma Igreja santa, pura e imaculada para morar com Ele. Para isso é preciso estar dentro de um padrão de Igreja. Se você foi a qualquer lugar, visitar qualquer lugar, você precisa avaliar o que se prega nos púlpitos, ver se o que está sendo pregado é bíblico, se está dentro do padrão de Deus e da Igreja que o Senhor estabeleceu na terra. Existem muitos pregadores. Não podemos andar em qualquer lugar, de vento em vento, temos que ser guiados pelo mesmo Espírito Santo. Não se pode ter uma visão diferente, um pensamento diferente, o Espírito tem que ser o mesmo.
            Alguns padrões sobre a Igreja que é segundo o coração de Deus. A primeira coisa é (Leia Atos 2 a partir do versículo 42): 1) Perseverar na doutrina dos Apóstolos: perseverar significa insistir, lutar. Mas, porque que você tem que perseverar na doutrina dos apóstolos? Sabemos que doutrina é ensino. Apóstolos receberam de Jesus uma doutrina, um espírito e Jesus disse a eles: “ensine tudo o que eu vos tenho ensinado. Nada do que eu não coloquei ou do que eu não vos ensinei, vocês ensinem”. Então, Pedro, João e Tiago estavam ensinando a doutrina de Jesus, que Jesus ensinou pra eles, e é por isso que eles perseveraram na doutrina dos apóstolos, ou seja, eles ouviam os apóstolos pregando e pensavam: “eu tenho que fazer isso, eu tenho que ser assim”. Havia uma perseverança. Paulo, lá escrevendo para o pastor Timóteo na Bíblia, ele fala: “Timóteo, te prepara, porque nos últimos dias vão vim tempos difíceis, porque os homens serão amantes de si mesmos, serão soberbos, gananciosos, eles amarão mais os prazeres do que a Deus, eles terão desejo mais das coisas do mundo do que de Deus”. Ele não estava falando de pessoas que eram do mundo, mas de pessoas dentro da Igreja, e ele disse a Timóteo: “meu filho, vai ser difícil suportar, porque as pessoas não vão querer mais pastores que preguem a palavra, mas elas querem que entregue uma palavra que massageie o seu ego, que fale aquilo que agrade os ouvidos dela, e não aquilo que tem que fazer e tem que lutar”. Te prepara, porque virão tempos difíceis. E é por isso, você encontra em denominações onde as pessoas aplaudem e dizem: “uau, que palavra, gostei disso, mas não há mudança espiritual, não há mudança de caráter, não há mudança que dê frutos e glorifique a Deus. Você pode até ir diante do público e testemunhar que Deus fez isso e aquilo em sua vida, mas você deve mostrar aquilo que Deus tem feito dentro de você e através de você. Você pode até falar que Deus te deu um carro, uma casa, amém, é bom isso, que Deus mudou circunstâncias, mas Deus quer que você testemunhe com o seu ser, porque não são testemunhos financeiros que dizem se as pessoas serão ou não crentes. Tem pessoas que falam assim: “ah, eu não tenho uma casa, eu não tenho um carro bom, como é que eu vou dá testemunho a fulano, cicrano e beltrano se não tenho tudo isso? Como se o Reino de Deus fosse composto de coisas! Jesus disse que o Reino de Deus não é bebida e nem comida, é paz, é alegria, é fogo do Espírito Santo. O que convence as pessoas é o Espírito Santo, não é o que você tem. Se você não tem o que é necessário, que é o Espírito Santo, você não convence e não converte ninguém. Tem pessoas que ouvem o testemunho de alguém e desejam ter a mesma vida. Mas, o que importa é se as pessoas olham pra você e fala assim: “uau, tem algo diferente em você, tem uma paz em você, eu quero isso em minha vida”. É isso que importa na Igreja do Senhor. Eles perseveraram na doutrina dos apóstolos, porque hoje você vai ter muito alimento, comida requentada, processada, mas não é comida espiritual.
            A segunda coisa importante é 2) Comunhão e partir do pão:  não existe esse “negócio”  de igreja que só se encontra no templo. Não é igreja isso, porque o padrão de Igreja é que eles tenham comunhão, relacionamento. Além disso, eles partiam o pão. Hoje, na sociedade em que você vive, quando batemos na porta de um vizinho, não permitem que estabeleçam comunhão: “Não! Fique ali que eu fico aqui”. É algo que torna-se uma coisa fechada, mas a Igreja é diferente, é onde tem que haver relacionamento, porque o que te fortalece espiritualmente são os relacionamentos. Você só vai saber se você é uma benção se você é um abençoado e se você é um abençoador. Você deve se relacionar com cristãos com relacionamento. Se você não tem praticado isso e vai apenas para cumprir uma etapa religiosa, você está equivocado sobre o evangelho. Você precisa se relacionar com alguém, você não pode ser amigo de todo mundo, você tem que se relacionar. Tem que haver relacionamento. Se você quer relacionamento, você precisa plantar relacionamento: “ah, mas ninguém, me visita. Então, chama”. Isso não é só o pastor, é também entre os irmãos: “vamos almoçar juntos, vamos jantar juntos”. Tem gente que fala assim: “ah, mas eu não vou chamar o irmão para minha casa porque não tenho nada a oferecer”. Se tiver pouco ou não tiver nada a oferecer não tem problema, contanto que haja relacionamento. Mesa significa eu ter um relacionamento com você. Quando você chama alguém para comer, você fala assim: “eu tenho relacionamento com você”. Relacionamento é o que simboliza sentar à mesa de alguém. Na igreja do Senhor, o padrão dela é comunhão. É por isso que você encontra por ai igrejas em que as pessoas se barram. Teve uma irmã que foi a uma igreja, chorou o tempo todo durante o culto e ninguém notou a presença dela. Sabe porque isso? Porque não há comunhão. As pessoas estão na Igreja com um único foco: “eu quero a minha benção e se você tem problemas é problema seu”. Não, misericórdia! É necessário sensibilidade espiritual. Eu me lembro que quando eu me converti, todo empolgado, eu dizia: “meu Deus, me usa” e eu começava a orar pelas pessoas da Igreja e eu dizia: “aquele homem está com a cara triste”. E eu falava: “Deus, vou tomar uma atitude, fala comigo, me dá uma palavra de amor e de graça a esta pessoa”. De repente, pegava o texto e profetizava sobre a vida do irmão. Neste sentido também você deve ser benção na vida das pessoas, você não está preocupado com você e sim deseja ser benção para alguém. Igreja é isso. 
           A terceira coisa é 3) Igreja é lugar de oração: quando eu falo de Igreja não falo apenas do templo, mas falo de Igreja, do corpo. Sempre em que nos encontramos devemos está sempre em oração. Não há crescimento e mudança sem oração. A oração muda as circunstâncias, move o coração de Deus, move a mão de Deus. Temos que esta sempre orando. Não perca a oportunidade de orar com e pelo seu irmão. Oração é bom, ainda que você não esteja precisando ou achando que não precisa. O pastor não é só aquele que ora, mas gosta também de ser lembrado em oração.
            A quarta coisa é 4) Temor: esse temor não é o medo, mas é um respeito a Deus, ao propósito de Deus. Sabe aquele irmãozinho quando vai comprar uma coca cola e ele pede para o pastor orar ou então aquele temor de não querer fazer nada se não for da vontade de Deus: “irmão, vamos orar comigo, eu estou com um propósito aqui, eu não queria revelar, mas queria que o irmão orasse por mim”. As pessoas não queriam fazer de qualquer jeito, não queriam ser donas das suas próprias vidas, elas queriam está no centro da vontade de Deus, porque elas descobriram isso como tesouro tremendo. Jesus fala assim pelas parábolas: “ora, aquele que encontrou o Reino de Deus semelhante a uma pessoa que encontrou um tesouro escondido e ela então no terreno ver tudo o que tem para ter aquela pedra preciosa. O evangelho de Jesus é isso e esse temor é algo que as pessoas sabiam entender: “não, agora eu não quero errar com Deus, que não quero sair deste propósito, que benção, que lugar maravilhoso, eu não quero perder isso”. Temor é muito importante para a Igreja. Não há temor quando cada um faz como quer. Quando não há temor, a fofoca cresce, a murmura aumenta e o Espírito se afasta. Temor é preciso.
            A quinta coisa é 5) Sinais e maravilhas: às vezes me pergunto: “Deus, porque não tem acontecido mais sinais e maravilhas?” Sinais falam de algo que testemunha, como por exemplo, uma profecia é um sinal. Quando alguém revela algo que está acontecendo com alguém para que ela tome uma atitude, isso é um sinal. O sinal testifica. Maravilhas são coisas que fogem do natural, são coisas sobrenaturais. É quando aquele irmãozinho que está murcho, por exemplo, de repente o Espírito Santo vem sobre ele e ele diz: “Aleluia, Glória à Deus”. E também quando há cura, quando uma pessoa entra doente e Deus dá a cura: “Aleluia, Deus curou”. São maravilhas aquilo que é sobrenatural. A igreja não é um lugar de reunião social para tratar de assuntos da mente humana, estamos na igreja para tratar do Espírito do homem, por que uma vez que o Espírito é são, como diz a frase: “mente santa, corpo são”, eu digo assim: “Espírito são, todo corpo é são”. Quando o Espírito vai bem, isso vai para o encontro da alma e do Espírito. Temos que ter o Espírito são e é preciso que haja maravilhas e sinais. Você tem que orar para que Deus possa te revestir com maravilhas e sinais, mas vou abordar razões porque isso não acontece na Igreja.
            A sexta coisa é 6) Unidade: uma coisa é você andar com alguém, outra coisa é andar junto na mesma visão e propósito. Eles não tinham ideais diferentes, que vá por ali ou por aqui, eles tinham unidade. Paulo pregou sobre isso duas vezes para casa. Jesus disse: “vocês precisam ser um para que mundo saiba que você é de Deus, pois pelo Pai que nos enviou não pode haver honra em unidade, não pode haver divisão de pensamento ou do que está sendo pregado, pois temos que ser um, mas o que você prega tem que ser o evangelho, porque se eu pregar que não seja o evangelho, você está na pindaíba. Somente o evangelho deve ser pregado da nossa boca. Puramente, deve-se haver a unidade de um só pensamento e de uma só visão.
            A sétima coisa é 7) Caridade: A passagem relata que o irmão teve que perder para abençoar outro irmão, porque havia uma certeza de que Deus daria de uma maneira multiplicada. Não havia pressão de púlpito do tipo: “você precisa fazer, se não fizer vai perder a benção”. É o fato de dar com alegria e não por constrangimento. No relato bíblico, as pessoas diziam: “fulano precisa, cicrano precisa, beltrano precisa”. Deus não quer que você faça aquilo que você não pode. Deus é galardoador daqueles que o buscam. A Igreja conhecia
isso, ela sabia e entendia isso. Eles não tinham medo, receio de dar quando é necessário dar ou quando eles percebiam que havia uma necessidade de dar, pois havia caridade e pesar pela necessidade do outro, não era uma coisa individual. Como você vai saber a necessidade de alguém se você não tem comunhão com ninguém? Como alguém vai saber da sua necessidade se você não conta? Na pior das vezes, a gente quer esconder as nossas necessidades, pois é como se fosse orgulho: “ninguém precisa saber que eu estou passando por dificuldade financeira”.
            A oitava coisa é 8) Amizade/Relacionamento: Quando você está em comunhão e atende a necessidade do outro é uma oportunidade de gerar/promover amizade e como você é uma benção para alguém aquela pessoa tem em você um estima e essa estima é assim: “olha, você precisou de mim e eu estou com você”. Isso gera amizade, relacionamento. Toda amizade e/ou relacionamento é uma troca. Você precisa estar disposto a ceder a servir para ser amigo e para se tornar amigo.
            A nona coisa é 9) Singeleza de coração: singeleza não é o fato de ser pobre, ser fraco e na casa não tiver nada, não tem isso, não tem aquilo, minha casa não é arrumada, mas significa justamente um coração singelo. Ninguém deve está com você para olhar se tinha, se não tinha, se podia ou se não podia, mas deve está com você para plantar relacionamento, juntamente com Deus e com os irmãos. Esse é o padrão da Igreja.
            A décima coisa é 10) Igreja louva: tem gente que diz que em igreja não precisa louvar. O nosso louvor precisa está em nossos lábios em todo momento. Se você encontrar com os irmãos em casa ou na igreja louve ao Senhor, se encontra com alguém em algum lugar louve ao Senhor, porque o louvor pode ser uma canção, mas também não, pode ser um ato de palavras, de declarar a bondade, a graça de Deus, o amor de Deus. Isso é tão forte, presente e palpável na vida das pessoas. Em um encontro com irmãos, de relacionamento e de amor, muitas pessoas se convertem quando passavam em frente da igreja onde sentia o amor, a presença e a graça se manifestando: “ah, eu quero entrar neste lugar, eu sinto que tem algo especial neste lugar, eu quero entrar, eu quero isso pra mim”. E eles caiam na graça de todo o povo, não irritavam as pessoas, não era uma igreja barulhenta, mas eles caiam na graça.
            A décima primeira coisa é 11) Crescimento da igreja: não era um esforço humano, não era uma batalha do homem estratégica, planejamentos, métodos, meios para se chegar ao objetivo, mas sobrenaturalmente, o Espírito Santo movia e move o crescimento da Igreja. Quando o crescimento é humano pode crescer e cresce, mas tudo que é humano se corrompe, mas aquilo que é do Espírito permanece até a vinda do Senhor Jesus Cristo.
            Você, como Igreja do Senhor, foi chamado (a) para andar em Espírito. Onde você estiver, onde você for você tem que entender que Deus te estabelece nestes padrões, porque esse é o padrão da Igreja de Cristo em qualquer lugar, em qualquer nação, em qualquer terra, esse é o padrão que você deve viver, porque você é Igreja de Cristo. Deus quer fazer da Igreja uma Igreja segundo o coração dEle e você faz parte disso, você faz parte deste corpo, que vai mostrar para todos como é que é a Igreja segundo o coração de Deus. O Reino de Deus, a Igreja do Senhor, não trabalha só, ninguém vence no Reino de Deus só, a Igreja não cresce só, ela é um corpo que batalha. Vocês precisam estar junto com essa Igreja, com esse padrão de Igreja para que ela cresça segundo o coração de Deus e você faz parte disso. Então, você deve estar junto com o pastor, com o seu irmão, um com o outro e um com Deus com o propósito de ser uma Igreja segundo o coração de Deus e ela cresce segundo o coração de Deus, ela não vai se corromper, porque ela é segundo o coração de Deus.

Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário