Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Culto da Vitória (19/10/11)
Ministração: Pastor Tiago
Tema: "A Igreja é lugar de adoração"

 
  ASSISTA A MENSAGEM EM VÍDEO, CLICANDO NO PLAY ABAIXO:






TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “HÁ PODER NA ADORAÇÃO”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DA VITÓRIA
MINISTRAÇÃO: PASTOR TIAGO
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2011 (19/10/2011)

“HÁ PODER NA ADORAÇÃO”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: Mateus 8

            Há poder nas palavras de Jesus. Jesus tem uma palavra poderosa para mudar a sua situação. Deus, se Ele quiser mudar a situação de Salvador hoje, Ele muda. Dentro desta mensagem, percebemos que este homem tinha uma lepra em seu corpo. Nesta época, as pessoas que tinham lepra no corpo viviam afastadas das pessoas, porque a lepra era uma enfermidade contagiosa. Muitas pessoas falam de AIDS hoje no mundo que estamos vivendo. Na cidade de São Desidério, localidade de Barreiras, um rapaz me disse que o índice de aidéticos na cidade é muito alto. As pessoas falam muito da AIDS, que é uma doença contagiosa, mas a lepra era muito pior do que a AIDS, porque a pessoa leprosa tinha que se distanciar de todo mundo, pois não podia está em nenhum lugar público. Esse homem percebe que Jesus vem descendo do monte onde estava recolhido em oração e, ao ver Jesus descendo do monte, ele não foi atrás de Jesus para pedir pela cura da sua lepra, mas ele adorou ao Senhor. Foi a primeira coisa que este homem fez, independente da sua enfermidade. Ele adorou a Deus e com humildade se achegou ao Senhor, pedindo a cura da sua enfermidade. Lógico que Jesus poderia curá-lo e liberta-lo desta enfermidade que estava o aprisionando, mas ele teve humildade. Ele foi humilde, não teve arrogância. Tem muitas pessoas mudando a idéia da Igreja. Elas estão vindo para a Igreja somente em troca de alguma coisa. Não! Elas não vão para a Igreja para adorarem, para se prostrarem ao Senhor e dizerem: “Senhor, eis me aqui e que o Senhor faça de mim o que o Senhor quiser”. A ideia da Igreja tem que ser adoração.
            O que é adorar ao Senhor? É chegar na Igreja e cantar? É você cantar em sua casa? Não! Adoração é muito mais, é nós irmos mais além, irmos a lugares que achamos que não conseguimos chegar. O homem leproso, por exemplo, foi direto ao coração de Jesus. Jesus não quer simplesmente nos curar em nossas enfermidades, mas Ele quer que verdadeiramente toquemos o coração dEle. Tem pessoas que estão na casa de Deus e não conseguem tocar o coração de Deus. É simples observar isso.
            O que é fidelidade? É uma expressão de caráter, pessoas que têm caráter. O que é caráter? Você já nasce com caráter, uma pessoa de caráter, que tem palavra. Caráter não se adquire na Igreja. Tem pessoas que vão para a Igreja atrás de bênçãos: “Oh Senhor, quero ser abençoado, eu quero isso, eu quero aquilo”, e ai, se decepcionam dentro da casa de Deus; qualquer vento de doutrina que vem, Ele cai ou sai da presença de Deus, porque não conseguiu chegar ao coração de Deus, mas o Senhor quer nos tornar livres através da Sua Palavra. Para isso, precisamos adorar ao Senhor e adorar a Deus é abrir mão de muitas coisas, e muitas coisas, precisamos abrir mão para adorar ao Senhor. Você já tirou momentos para adorar a Deus? Eu estava em Vitória da Conquista e um Apóstolo me convidou para ir em sua casa. Ele comprou um ginásio na cidade onde consegue reunir cerca de 8 mil pessoas por domingo para adorar a Deus. Eu perguntei a Ele: “pastor, qual é o segredo que o senhor consegue atrai esta grande multidão para está na casa do Senhor adorando a Deus?” Ele respondeu: “pastor, eu vou te levar ao lugar do segredo”. Eu não dormi a noite e fiquei maluco, e eu falei: “meu Deus, o pastor vai me levar lá, eu quero essa unção, eu quero receber essa graça, eu quero provar desta unção”. Ao chegar na casa dele, uma casa linda, tinha um canto, que é o melhor canto da casa, sendo este o lugar de adoração. Ele falou: “aqui é o lugar do meu segredo. Aqui existem alguns princípios para você entrar neste lugar”, respondeu o tal Apóstolo. Eu perguntei: “quais são, pastor?” Ele respondeu: “aqui, você não pode entrar com celular, aqui é especificamente para você falar com Deus; aqui você não pode falar de negócios, de outras coisas, de maneira nenhuma, a única coisa que você tem que fazer aqui é falar com Deus e com o Espírito Santo”. Eu nem consegui tocar o meu pé. Quando eu cheguei na porta, já cai cheio da presença de Deus. Ali, é lugar de adoração.
Sou evangélico desde pequeno e eu ia para a Igreja com meu pai e com minha mãe e eu ficava assustado com o mover de Deus que tinha na Igreja. Eu fica assombrado que eu dizia: “meu pai, o que é isso?” E ele dizia: “é a presença do Espírito Santo, é o povo adorando a Deus”. Hoje, entramos na Igreja e percebemos que as pessoas entram na Igreja vazias procurando algo. As pessoas estão à procura de algo. Estive com pessoas que vão à casa de Deus, mas que não estão sentindo mais bem na casa do Senhor. Precisamos mudar essa idéia. A Igreja de Deus é lugar de adoração. Quando vamos à casa do Senhor devemos esquecer do que passou lá fora, pois a Igreja é lugar de nós adorarmos a Deus. Quando você entra pela porta da Igreja esqueça de falar qualquer coisa com alguém, pois Igreja é lugar de nós nos prostrarmos e adorarmos ao Senhor e deixarmos o Espírito Santo curar suas feridas. Aquele homem leproso o adorou ao Senhor e através da adoração, ele recebeu a cura.
A Bíblia diz que aquela senhora, mulher de Cananéia, adorou a Jesus dizendo: “Jesus, a minha filha está doente precisando de cura, libertação da sua enfermidade”. Ela estava precisando também, mas ela adorou ao Senhor e o Senhor disse: “olha, não é assim, eu não vou tirar da boca dos filhos para dar aos cachorrinhos”. O que moveu Deus naquela ação dela foi a adoração. Se quisermos receber uma libertação ou uma vitória de Deus em sua vida precisamos adorar ao Senhor em espírito e em verdade, não é somente cantar, mas podemos ir muito mais além em nossa adoração, alcançar muito mais além em nossa adoração.
            O homem leproso adorou ao Senhor e disse: “Se o Senhor quiser pode me tornar limpo da minha enfermidade?” Você fazia esta pergunta para Deus: “Deus, se o Senhor quiser, o Senhor pode me curar ou oramos a Deus de forma desesperada: “ah Senhor, não agüento mais, estou enfermo”. Na maioria das vezes é assim. O Senhor quer simplesmente uma pergunta. Você tem que ter um diálogo com Deus diferente, não com interesse: “Senhor, vou para Igreja porque quero receber uma benção material, ou meu emprego ou minha casa”. Não! A Igreja é lugar de adoração e quando adoramos Deus abre as janelas dos céus e desce com bênçãos. Quando adoramos ao Senhor, independente de qualquer coisa, Ele abre janelas dos céus e nos abençoa, porque através da adoração conseguimos chegar ao lugar mais alto, que é o coração de Deus. Deus está falando aos nossos corações neste sentido. O homem o adorou e o Senhor o estendeu as mãos e disse a ele: “seja limpo”. Precisou este homem fazer tanta coisa, que as Igrejas estão inventando hoje ai? Temos que fazer isso e aquilo. Não! Temos que viver a palavra de Deus, adorar ao Senhor e as outras coisas vão nos seguir. A Palavra de Deus diz que a bondade e a misericórdia do Senhor vão nos seguir todos os dias da nossa vida. Nós somos abençoados não é por merecimento. Merecemos alguma coisa? Não. Podemos adorar ao Espírito Santo de Deus, adorar através da sua oração, adorando ao Senhor mais do que oramos. Adorar a Deus é muito mais do que fazemos, é abrir mão de algumas coisas: é no nosso trabalho termos um momento para Deus, é na nossa casa termos um momento para Deus. Quantas vezes estamos em casa e dentro de casa fazemos tantas coisas e esquecemos de adorar ao Senhor? Quando adoramos ao Senhor, Ele desce com bênçãos sobre nós.
            Jesus mostra o poder das suas palavras também através do exemplo da história do cego Bartimeu, que era filho de Timeu, um homem pobre, miserável que pedia esmolas, que precisava de esmolas para poder sobreviver, teve também uma forma de adorar a Deus, mas o adorou gritando. Tem uns que são mais escandalosos na adoração.Na Igreja, tem pessoas falando em línguas para todo mundo ouvir, tem outros que ora, que são mais calmos, tem outros que são mais explosivos, e Bartimeu, quando soube que Jesus estava curando e percebeu que Jesus estava passando, ele sabia que onde Jesus estava havia milagre. Assim também, Jesus se faz presente, pois tem algo de Deus em nossa vida e teremos resposta do Senhor, pois há um mover especial do Espírito Santo neste sentido. Existe algo sobrenatural acontecendo.     
            Deus está falando a Igreja, há uma unção na Igreja. Bartimeu percebeu que por onde Jesus passava tinha algo maravilhoso e ele começou a gritar. Ele não enxergava, mas ele podia ouvir, e ele começou a clamar mais alto do que ele podia clamar. Esta foi uma forma de ele não desistir, e as pessoas diziam para ele: “se você continuar clamando a Deus, Ele não vai te ouvir, Ele não parar. Porque Jesus parou para atender a um mendigo, um pobre? Porque Jesus viu no coração dEle fé  e uma forma de adoração. Ele estava desesperado. Ele não queria nem saber o que estava o impedindo. E ele dizia: “alguém tem que parar para me atender” – “Jesus vai ter que parar para me ouvir, para resolver a minha situação. Jesus, simplesmente, ouviu Bartimeu, orou, intercedeu da sua forma. Cada um deve adorar a Deus da forma como que bem entender. Bartimeu conseguiu colocar no coração de Jesus. A primeira coisa que Bartimeu fez quando ele percebe que a multidão pára, e que Jesus diz: “quem está ai”, e ele fala: “Jesus, filho de Davi”. Ele sabia quem era Jesus. Ele não estava clamando a um desconhecido. Temos que saber como orar. Bartimeu sabia onde ele iria chegar no seu clamor: “Jesus, filho de Davi”. Ele, em sua oração, foi direto ao coração de Deus, quem iria resolver a situação dele. Ele orou: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Ele clamou por misericórdia. Neste momento, Jesus parou e perguntou: “o que você quer que eu te faça?” Bartimeu queria ver, mas a primeira coisa que ele fez foi largar a capa velha. A capa, antigamente, representava algo muito sério, era uma identidade na época. O homem não sai sem identidade, porque se for parado na blitz, pela polícia pode ser barrado. Você não pode sair para lugar nenhum sem sua identificação. A pessoa tem que saber quem é você, e a capa de Bartimeu dizia quem era ele, ele era pobre com uma capa fétida, podre, uma capa que não tinha valor nenhum, mas era capa dele, era a capa que dizia quem era Bartimeu. Ele simplesmente pegou a capa que estava sobre ele e jogou a capa fora. Ele sabia que aquela capa não iria olhe servir mais, porque ele estava recebendo uma capa nova, ou seja, recebendo cura e algo novo sobre seu corpo. Ele tinha certeza que esta nova capa era algo que iria identificá-lo onde ele chegasse e, para isso, ele precisava largar a capa velha. Tem pessoas que estão na casa de Deus, mas não largam a capa velha, estão agarradas na capa velha, estão presas a capa velha. Large essa capa em sua vida, porque a sua vitória está chegando. O irmão Lázaro fala sempre assim: “a minha grande vitória está chegando”. E eu dizia: “Lázaro, como é que você está passando necessidade e está dizendo que a sua grande vitória está chegando?” Ele dizia: “porque eu vejo na frente uma grande vitória”. Precisamos enxergar algo maravilhoso que Deus tem para nós. Voltando a história de Bartimeu, ele abandona a capa, consegue enxergar, pois Jesus dá a ele uma visão nova. Assim também, Jesus vai nos dá uma visão nova, uma capa nova, algo novo vai acontecer em sua vida, na sua casa, no seu emprego. Deus vai fazer algo novo em sua vida, quando você consegue chegar ao coração de Deus.O que está faltando para isso? Chegar ao coração do Senhor, ir mais além, como a música: “o meu chamado é maior que a minha própria vida”. É muito fácil cantar, é muito fácil dizer que o chamado é maior do que a própria vida”. Se o seu chamado é maior, então large tudo e siga o chamado. E ai? Muitas das vezes, a gente até adora ao Senhor e  não sabemos que estamos declarando com as nossas próprias palavras. Precisamos entender uma coisa: Deus tem algo muito além, precisamos ir além, muito mais além em sua oração, interceder mais ao Senhor, buscar mais a presença do Senhor. Fé é uma loucura, se pararmos para analisar. Se sairmos e fazermos pesquisa sobre fé cada um tem uma idéia diferente de fé. Fé é uma loucura, é nós acreditarmos que mesmo em nossa dificuldade, existe um Deus que está acima da nossa dificuldade, que é maior que a nossa dificuldade, pois existe um Deus que pode resolver toda e qualquer situação. Pessoas não podem resolver sua situação, nem mesmo o pastor ministrando, pregando, orando e falando não pode dá solução a sua situação, mas existe um Deus que pode resolver através da nossa fé. Acredite em sua fé, porque o nosso Deus é maior que toda sua situação. O nosso Deus é poderoso para fazer muito mais do que aquilo que nós pensamos ou imaginamos ou aquilo que nós queremos. Deus pode realizar. O ano de 2010 foi um ano de muita dificuldade para mim, foi um ano de lutas, passei por muitas decepções, mas este ano de 2011, estou vivendo o melhor ano da minha vida. Eu tenho testemunho para contar este ano porque verdadeiramente estou vivendo o que Deus me prometeu. Eu vivia praticamente uma ilusão, achava que eu estava bem, comendo nos melhores hotéis, andando nas melhores cidades, conhecendo o Brasil inteiro e fazendo coisas que ninguém nunca imaginou que eu, um menino pobre, que passou necessidade, que passou fome, lutas, iria chegar onde chegou, mas eu e minha família sempre acreditamos em um Deus que minha mãe pregava, um Deus que meu pai falava, que é um Deus que pode mudar qualquer situação. Hoje, estou vivendo o melhor ano da minha vida. Você também vai chegar a dezembro com Deus realizando o seu sonho. Eu nunca fiquei sem romper o ano de joelhos na Igreja, porque 31 de dezembro é um dia em que há mudança de história, e eu sempre aos pés do Senhor, com choro, com lágrima. Em 2010, eu e minha esposa Cristina passamos dificuldades na vida, em casa, no Ministério e tanta coisa, mas a gente se firma no Senhor e não desistimos. Deus quer saber quem somos nós no momento da nossa dificuldade. Em 201o, meus amigos olhava para mim e eu dizia que estava tudo bem, tudo maravilhoso, e dentro do meu coração só eu sabia o que eu passava. Eu chegava em casa e o meu desejo era de voltar atrás, de largar tudo. Um dia chamei o meu irmão e pedi que ele me desse uma orientação: ”você é uma pessoa muito influente, inspetor federal conhecido no Brasil, você já conhece de tudo, me fale algo, eu não sei mais o que fazer”. Ele disse: Tiago, a gente procura o homem e colocamos nossas dificuldades na mão dos homens. A gente tem que aprender a confiar em Deus e colocar as nossas causas nas mãos do Senhor”. Às vezes, fazemos de tudo, confiamos muito no homem, nos abrimos muito para alguém que achamos que vai resolver e às vezes é uma pessoa que quer nos destruir. Achegue-se a Deus hoje, conversa com Deus, fale com o Senhor tudo que você tem a falar e entregue suas causas na mão de Deus. Ao ouvir meu irmão, fui pela receita dele e pensei: “se está funcionando com ele, comigo também tem que funcionar”. A partir daí, comecei a entregar ao Senhor, ao projetar as coisas. Comece a projetar em sua vida: Deus, eu quero isso, eu quero viver um ano maravilhoso com a minha família, eu quero viver uma experiência diferente com Deus”, e eu estou vivendo o melhor ano da minha vida. O que eu desejo para você é que o próximo ano seja tranqüilo para você. Comece a entregar na mão do Senhor as suas dificuldades, comece a buscar mais ao Senhor e Ele vai resolver os seus problemas. Se nos entregarmos ao Senhor, tenha certeza que Ele não vai nos deixar só.
            Vemos a história da mulher do fluxo de sangue, uma mulher 12 anos clamando e querendo a solução para a sua enfermidade, afastada da sociedade, desprezada por todos. Eu imagino que todos passavam por ela e diziam que não tinha mais jeito. A única coisa que aquela mulher queria era que aquele sangue parasse. E que ela tivesse paz na vida dela, mas ela não conseguia ter paz. Ela vai em várias portas. No livro de Marcos 5:25 fala que ela sofreu muito, perdeu família, dinheiro, foi atrás de tanta gente e ela não sabia ou quem sabe não tinha enxergado que a sua vitória estava na mão do Senhor. Ela correu atrás de um, de outro para resolver sua situação e os médicos daquela época não sabiam mais o que fazer com aquela mulher. Mas, ela insistiu, continuou clamando. Ela, um dia, descobre que Jesus ia passando em um lugar e a multidão muito grande o seguia. Onde Jesus estava acontecia algo sobrenatural. Ao passar, ela viu que Jesus estava ali e entre ela e Jesus existia uma barreira muito grande. Se quisermos alcançar nossa vitória, temos que passar pela dificuldade. Se quisermos ter uma semana de vitória, precisamos passar pelas dificuldades desde o início da semana, a partir de domingo em que encontramos barreiras, dificuldades e mais dificuldades, mas existe um Deus que está acima das nossas dificuldades. Glória a Deus que Ele está aberto para receber as nossas dificuldades e pecados. Aquela mulher acreditava em sua esperança pela sua cura. Tem gente que diz que a esperança é a última que morre. Eu nem sei se a esperança morre, mas a esperança é única coisa que nos faz combater o bom combate, é algo tão tremendo. Mesmo assim, ela acreditava que poderia chegar até Jesus mesmo com a barreira da multidão, mas tinha que lutar, perder sangue, tinha que tentar fazer qualquer coisa para tocar nas vestes de Jesus. Ela não sabia que iria tocar, ela queria a cura. Se quer receber a benção, se prostre diante do Senhor, não importa o que você está passando. A mulher foi até Jesus, enfrentou as barreiras e as dificuldades, olhou para um lado, para o outro, tentando passar por aquela multidão, mas ela acreditou, tinha fé e certeza de que naquele dia iria acontecer a mudança na vida dela. Ela tocou na veste de Jesus, o Senhor pára. O mais interessante é que Jesus não foi convidado para curá-la. Ninguém nem sabia quem era ela. Jesus estava indo para casa de um homem importante, Jairo, pois sua filha estava morta. Jesus não foi chamado para curar aquela mulher, foi uma situação. Ela sabia: Ele não está vindo para mim, mas eu vou até Ele”. Somos nós que temos que nos prostrarmos diante do Senhor e quando nos prostramos diante de Deus em nossas dificuldades Ele é o nosso melhor amigo, Ele é o Senhor da nossa história e vai resolver a sua situação. A mulher se prostra e diz: “Senhor, eu te toquei”. Jesus, então diz: “vai, a sua fé te curou”. Ela recebeu cura, fé e salvação no Senhor naquele dia.
            Não desista. Quem sabe existe uma ponte atrás de nós para que voltemos atrás, mas o Senhor Jesus quebra todas as pontes em nossa vida. Não podemos desistir, não podemos voltar atrás. Não vamos mudar Salvador, quem precisa de mudança somos nós. Não podemos mudar nossa casa sem primeiro haver mudança em nós mesmos. A mudança não acontece como mágica. Precisamos mudar. As pessoas precisam ver Deus em nós, elas precisam enxergar em nós verdadeiros adoradores. O que é um adorador? É aquele que adora ao Senhor em Espírito e em Verdade, com verdade em sua adoração e em suas palavras, é saber falar a verdade quando temos que dizer a verdade. Às vezes queremos mudar as pessoas. Em nossa casa queremos mudar as pessoas da nossa família para vir a Igreja. Não é dessa forma que vamos ganhar Salvador para Jesus, é o nosso exemplo, é o nosso testemunho. Temos que dizer quem nós somos onde moramos. As pessoas têm que olhar para nós e nos respeitar e vê em nós uma pessoa de Deus: “ali vai um homem, uma mulher de Deus, naquele prédio mora um crente de verdade”. É horrível quando estamos em um lugar e a pessoa diz: “mora um crente perto da minha casa que só a misericórdia ou que só o sangue”. Tem um monte de crente que não dar testemunho, que quer mudar as pessoas,mas não tem mudança, não tem caráter. Precisamos entender o seguinte: nós é quem precisamos mudar e quando mudamos as pessoas vêem Deus em nós. Muitas pessoas perguntam para mim: “Tiago, o que foi que aconteceu em sua vida?” E eu respondo: “eu estou bem, vivendo o melhor momento da minha vida, Deus está comigo, a presença do Espírito Santo está na minha vida”. Não precisa dar detalhes, mas as pessoas vêem a Glória de Deus em sua vida. Precisamos mudar. Aqueles que são casados, se sua esposa não está satisfeita com alguma coisa no casamento, o marido precisa fazer alguma coisa para mudar, inventando alguma coisa. Nós temos que mudar. Cobramos muito mudança das pessoas, mas nós é que temos que mudar. Tome decisão de mudança e, a partir da sua mudança, você pode conquistar uma grande multidão para o Senhor, o seu prédio todo, a sua rua, pois o seu testemunho fala quem você é. as pessoas precisam olhar para nós e ver Deus em nós. As pessoas precisam para de dizer assim: “eu não vou para a Igreja”. As pessoas nem sabem o que é Igreja. Igreja é cada um de nós, é onde Deus habita. Somos Betel, casa de Deus, Ele habita em nosso coração. Precisamos mudar para que a identidade da Igreja mude. Enquanto os homens não mudarem, a Igreja não vai mudar. A Igreja de Deus precisa de mudança. Aprendemos a palavra, Deus fala ao nosso coração, mas mesmo assim, fazemos tudo errado. Ai não vai acontecer o nosso milagre. A Bíblia diz que a árvore que não der fruto, Deus corta, ele tira e lança fora. A partir desta palavra, o Espírito Santo de Deus fala aos nossos corações. Você vai fazer como Naamã, ele também necessitava de cura para sua lepra. Ele disse: “eu sei que nada pode curar a minha lepra”. Precisamos tocar o coração de Deus. Assim como Naamã, precisamos ir ao Jordão para que o nosso corpo seja limpo de toda lepra. Precisamos fazer a vontade de Deus e a sua lepra será curada, ou seja, os seus problemas serão resolvidos e teremos um amanhã de vitórias. Nossa tristeza pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer, pois é no amanhã que vem a resposta de Deus para nós e a nossa história será outra no Senhor, vivendo uma nova realidade, pois Deus vai fazer o sobrenatural em nossa casa, a nossa família não será mais a mesma, porque o Espírito Santo de Deus vai tocar em cada pessoa. Viva uma nova realidade de vida em Deus.

Pastor Tiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário