Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Culto da Vitória (05/10/11)
Ministração: Pastor Edeildo Gomes
Tema: "Amnésia de Fé"
 
ASSISTA A MENSAGEM EM VÍDEO, CLICANDO NO PLAY ABAIXO:
 


OUÇA A MENSAGEM EM ÁUDIO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Amnésia de Fé - Culto da Vitória - Pastor Edeildo Gomes - 05.10.11.mp3


TEXTO DA MENSAGEM NA ÍNTEGRA

TÍTULO DA MENSAGEM: “AMNÉSIA DE FÉ”
MINISTRAÇÃO NO CULTO DA VITÓRIA
MINISTRAÇÃO: PASTOR EDEILDO GOMES
CULTO DA VITÓRIA
DATA: QUARTA-FEIRA, 05 DE OUTUBRO DE 2011 (05/10/2011)


“AMNÉSIA DE FÉ”
Base(s) Bíblica(s) da mensagem: 1 Reis 19

             Este capítulo traz como título “A fuga de Elias para Horebe”. Para que entendamos o contexto, vamos falar sobre a pessoa de Elias e também sobre duas pessoas Acabe e Jesabel, que fazem jus desse assunto nessa situação. Acabe, que era um dos herdeiros da linhagem de Salomão, recebe o trono, só que ele era um cidadão meio torto. Ele era de Jerusalém, tinha o Deus de Israel como seu Deus, só que ele era torto e não seguia aos princípios de Deus, e ele, em desobediência a Deus, (Leia 1 Reis capítulo 16:29) teve um matrimônio com uma mulher que não era das mulheres de Israel e havia um comando de Deus em que o povo de Israel jamais deveria se relacionar com alguém que não fosse de Israel por causa dos deuses que elas serviam. Jesus falou assim: “se vocês casarem, vocês também estarão fazendo aliança com outros deuses dessas pessoas”. Consequentemente, Acabe não ouviu. Eu creio que Jesabel era uma mulher bonita, e Acabe vai buscá-la lá fora e diz a ela: “eu quero você comigo”, pois para não buscar as mulheres da sua terra, Jesabel era muito formosa. Mas, Acabe por uma questão de política casa-se com Jesabel, e por causa desse casamento, ela era serva praticante de dons desses deuses, e um desses deuses era Baal, um dos falsos deuses mais conhecidos da terra. Jesabel era praticante devota desses deuses. Ela, então, com sua manha de mulher, que sabe fazer o jogo, sabia levar Acabe na manha. Jesabel, que faz parte do contexto de libertação sobre o espírito, que é o espírito de manipulação, que age para trazer confusão, briga, contenda, sabia muito bem fazer isso, e ela dominava muito bem Acabe a ponto de fazer inserir a idolatria ou a adoração a Baal dentro da nação de Israel. Acabe foi entrando porque tinha poder e ele começou sutilmente a matar todos os profetas de Deus. Ele achava que estava matando, só que Deus escondia os profetas. Em situações como essa parece que Deus não está controlando o negócio, que Deus não está vendo nada, e, às vezes, em nossas vidas parece que o mal, o diabo está controlando o negócio e perguntamos a Deus: “Deus, o Senhor não esta vendo ou percebendo isso?”. Mas, no caso de Israel, Deus estava guardando muitos profetas para o momento certo e estava guardando um especificamente chamado Elias para o momento do ápice da glória de Deus. Acabe e Jesabel se casam e a maldição entra em Israel, e ai, Deus levanta Elias, e no capítulo 18 (Leia 1 Reis 17), Deus envia Elias e fala para ele: “Elias, estou te usando para que veja o que está acontecendo com o meu país”. E Elias, tomado pelo espírito, chega para Acabe e diz: “Não vai cair uma gota d’água em Israel até eu diga que vai cair, porque eu sou ungido de Deus, e se eu falo que não vai cair é porque não vai cair”. E dito e feito: parou, secou, fechou os céus e não caiu uma gota d’água em Israel. E o negócio ficou feio, pois queriam matar Elias. Então, Elias ficou preocupado, mas Deus levou ele para se esconder.
(Leia 1 Reis 18:17). Este capítulo fala porque que Elias pediu a morte. Nesta passagem, vamos ver Elias fazendo um desafio tremendo. Elias falou para Deus: “eh, Deus, foram muitos anos de seca, o negócio estava feio” e ele chegou para o Rei Acabe e disse: “eu quero um desafio. Eu quero que você mande lá para o Monte Carmelo todo o povo, todo Israel, todos os profetas de Baal e envie lá pra cima, porque eu também vou subir e vamos fazer uma prova de fé sem cochear, ou Deus é o nosso Deus ou Baal é o nosso Deus. (Leia os versículos 17 e 18). “Por isso, sobe todo mundo no Monte”, disse Elias que desafiou Acabe: “vou fazer uma prova aqui: vou fazer dois altares, os profetas de Baal vão clamar e eu (Elias) vou clamar, vamos colocar um animal, um boi, e aquele que pela oração fazer cai fogo do céu e consumir o altar esse então é o Deus e o outro é falso. Então, Elias disse: “eu concedo aos profetas de Baal que então façam fogo cair do céu”. E ai, os profetas começaram a fazer o altar, cortaram o animal e colocaram em cima daquele altar e eles começaram a clamar, a se chicotear, derramar sangue, clamando para que o Deus deles, Baal, respondesse as orações dos profetas e nada. E nesta hora, Elias começou a provocar: “ei, grita mais alto, pode ser que esteja dormindo”. Baal não respondeu. Elias falou assim: “agora, sou eu”. A multidão estava olhando e Elias falou assim: “eu quero água, fez um buraco, encheu de água, derramou e também colocou sobre o altar os cordeiros e clamou ao Deus de Israel: “oh, Deus, se o Senhor é Deus vai acontecer agora. Se o Senhor é o Deus de Israel faz cair fogo do céu”. Quando Elias orou, o fogo caiu do céu literalmente, consumindo o altar e chupando até a água, e depois Elias fala assim: “quem é Deus agora!” E ai, todo o Israel bradou: “só o Senhor é Deus”. Elias, então, pega a espada e dirige-se a todos os profetas de Baal que enganaram ele durante anos. No contexto do capítulo 19, quando Jesabel ouve essa história, ela manda um recado para Elias. Quando Elias ouviu Jesabel fala assim: “olha, e os meus deuses, que me arrebentem, se eu não matar você, eu mato todos os seus profetas”. Elias tremeu na base, pegou a sacolinha, jogou nas costas, foi para o deserto e depois de caminhar no sol quente do deserto, ele fala para Deus: “meu Deus, me mata, porque eu não consigo mais”.
Você já falou isso para Deus? Já passei crises e lutas na minha vida que eu disse: “Deus, me leva porque esse negócio não dá certo não”. Só que Deus olha para os seus filhos e diz: “meu filho, não é isso que eu tenho para você”. Assim como Elias, às vezes, as preocupações, os problemas, as notícias ruins nos causam amnésia de fé. Elias teve uma tremenda amnésia de quem era Deus. Este contexto que contei é apenas um dos sinais de quem é Deus e quem foi Deus na vida de Elias, mas quero abordar outras coisas que Deus fez. Em 1 Reis, o profeta Elias nos mostra quatro exemplos de amnésia de fé para que você, se tiver em amnésia de fé, saia hoje desta amnésia, que mesmo que venha notícias ruins, que a tua fé não seja abalada, pois a sua fé não pode está pautada em notícias boas ou ruins, mas sim no teu Deus que pode fazer o impossível. Elias se esqueceu quem é Deus, só que Deus sustentou Elias no deserto. (Leia 1 Reis 17:8). Nesta passagem vamos ver Deus se movendo para esconder Elias no lugar de uma seca tremenda e Ele disse: “Elias, vai se esconder porque querem te matar”. Olha só como Deus é. Assim como Elias, às vezes, a gente acha que Deus tem que resolver os problemas na hora: “Deus, acaba logo com Acabe, da um jeito em Jesabel, muda Israel”. E Deus diz: “meu filho, manda parar de chover que eu mando parar de chover”. Porque Deus não resolveu logo o problema? Porque Deus tem os planos dEle. E Deus disse para Elias: “meu filho, eu sou um Deus todo poderoso, e a melhor solução agora é você se esconder no deserto”. Já pensou nisso? Às vezes, Deus manda nos escondermos em lugares que não queremos nos escondermos, a gente, muitas vezes, quer a vitória agora, quer que Deus resolva agora para não sermos envergonhados, humilhados, pois dizemos: “não, Senhor, sou ter servo, aquela pessoa não é, o meu trabalho não é, essa situação não é, mas eu sou teu servo”. Nós vamos nos esconder no deserto. Podemos dizer: “mas é um lugar seco, quente”, e Deus diz: “mas, eu já providenciei um ribeiro que ninguém conhece, eu vou mandar água do céu e te trazer pão para tu comer”. Então, teve umas férias forçadas no deserto onde ficou durante um tempo, mas a seca foi tão grande que até o ribeiro secou. Quando esse ribeiro secou, Deus é um Deus, que como dizemos e nós sempre falamos isso, que Ele abre portas onde não há portas, Ele poderia fazer a água jorrar, mas Deus tem planos diferentes e diz para Elias: “Elias, vai para fora de Israel por que eu já providenciei uma viúva para te sustentar”. Imagine a notícia: uma viúva sustentar um marmanjo! Elias sai de Israel e vai encontrar uma viúva que está plantando graveto. Ela estava na seca e Elias disse a ela: “oh, mulher, me dá um copo d’água! E Ela disse a ele: “e o teu Deus?” E Ela diz a Deus: “hoje mesmo vou pegar o pão, partir o pedaço e repartir com teu filho (Elias) para não morrer de fome”. A mulher era miserável, que não tinha nada. E Elias disse: “como é que Deus me coloca em lugar que não tem nada”. Às vezes, tem situações assim que falamos: “logo aqui, Deus, é isso que o Senhor tem pra mim? Dessa situação não vou conseguir nada. Eu não estou vendo nenhuma perspectiva”. Isso é natural do ser humano, entramos em um ambiente, olhamos para alguém, olhamos para alguma situação e fazemos o nosso próprio diagnóstico. Imagine Elias, ele chega e se depara com uma mulher viúva e ele fala para ela: “mulher, traz um pão para mim, se não, eu vou morrer de fome”. Ela responde: “não vai, não” E Elias disse a ela: “se você trouxer o pão e me dá de comer eu vou dizer uma coisa pra você e vai acontecer: “nunca mais enquanto não chover não vai faltar azeite e farinha em tua casa”. Elias ficou ali sendo sustentado por ela até que Deus permitisse. Na vida cristã é assim: Deus nos leva para alguns lugares, nos ensina algumas coisas e nos leva a um outro nível, a outros lugares e a outras situações. A fé de Elias foi duplicada, primeiro Deus abre o céu e faz cair fogo, abre o ribeiro e faz cair água e agora Deus diz para Elias que a viúva continuaria a sustentá-lo. Às vezes, nós temos orgulho tão grande que pensamos assim: “meu Deus, uma viúva me sustentando, que isso?” Não, mas é o Senhor quem está falando. Tem situações que devemos obedecer a Deus ainda que não faça sentido. Elias teve amnésia.
O profeta Elias nos mostra quatro exemplos de amnésia de fé para que você, se tiver com essa amnésia, assim como Elias: 1) Não se concentre nas coisas que você não pode mudar, se concentre naquilo que Deus pode fazer: Ficamos tão preocupados naquilo que não podemos mudar. Se você não pode mudar uma determinada situação da vida, se concentre naquilo que Deus pode fazer. Pare de perder tempo, com dor de cabeça, com aquilo que ficamos presos, pois se não dá para resolver se concentre em outras coisas que podem ter resultado.
2) Esquecer do poder da oração: Elias não orou uma oração de petição para Deus mudar, mas ele falou: “Deus  me mata”. Elias tinha perdido a consciência do poder da oração, de falar com Deus, de conversar com Deus para mudar a situação. (Leia 1 Reis 17). Elias esqueceu que ele orou e Deus fez cair fogo do céu, que consumir o altar. Elias pensou como muitos pensam: “Será que Jesus tem poder?” Elias orou e Deus fez chover. A Bíblia diz que Elias sobe no monte para orar de joelhos com o seu auxiliar e ele pede para o seu auxiliar para ver se há nuvem, ele vai sete vezes e não vê nada, mas Elias continuou orando: “meu Deus, manda chuva” e pela sétima vez, o seu auxiliar diz: “estou vendo uma nuvenzinha de nada”. A fé de Elias era muito grande, mas veio uma fé nele tão grande que ele esqueceu do poder da oração. Ou oramos, porque se pararmos de orar, vamos perder a nossa própria fé. A oração é importante. Nos momentos de luta, se não orarmos, seremos consumidos, seremos derrotados e entregamos os pontos, damos o inimigo a vitória. Não parem de orar.
            3) Ficar focando o problema: não podemos ficar focando o problema, olhando o tempo todo para o problema: “meu Deus, olha que problema enorme!”. Não. Pare de olhar para o problema, ouve e louve a Deus, olhe para aquilo que você pode solucionar esse problema. Você não pode tentar ir lá  no fim do problema e ficar olhando para o problema o tempo todo. Não. O que eu posso fazer? Não se concentre naquilo que você não pode fazer.
            4) Opressão do inimigo para nos consumir: Se existe alguém que nos odeia é o inimigo. Para que não sejamos consumidos, precisamos entender uma coisa chamada opressão, porque crente não pode ser endemoniado, mas ele pode ser oprimido, que vem de opressão, que significa lançar setas, jogar lanças para dizer que não vamos conseguir, que não vai dar certo, que temos que recuar. O que aconteceu na passagem bíblica não foi natural e o que Elias fez não foi natural. Ele pediu a morte, foi sustentado por uma viúva, vê água e fogo caindo do céu, ver o altar sendo consumido pelo fogo, ele faz uma oração e chuva cai. Na passagem bíblica relatada havia 850 homens e milhares de demônios que atuavam em Israel e os demônios vieram com todo gás pra cima de Elias, não foi aquela mulher que deu a mensagem, mas foram os demônios que estavam naquela mulher. Às vezes, em nossas vidas, esses tipos de relatórios são espirituais, pois não são naturais, são demônios que atuam em pessoas para nos oprimir: “ah, é muito mais forte, é muito mais poderoso do que eu, eu não vou conseguir vencer, eu vou agir pela força da carne”. Elias foi oprimido por essas forças e as forças do inimigo foram tão fortes sobre ele na intenção de matá-lo, mas ele caminhou sozinho no deserto o dia inteiro. Era uma força tremenda que atuava para impedir. Se permitirmos que essas forças por opressão nos atinjam iremos cair em um grande laço.
            Não esqueça de quem é Deus, o que Ele já fez por nós, o que Deus pode fazer na vida de outras pessoas, porque isso vai determinar o seu nível de fé, se vamos crer ou não crer, porque se lembrarmos somente do que está acontecendo agora vamos esquecer de tudo que Deus já fez até o dia em levantamos a nossa mão para aceitá-lo como seu Senhor e Salvador, e antes mesmo de termos levantado as nossas mãos aceitando-o como Senhor e Salvador, Deus já atuava para nos abençoar. Quase sempre entramos em pânico quando, na verdade, temos que orar. Se entramos em pânico é porque temos que orar. Muitas vezes, tentamos tomar no braço aquilo que não é para tomar no braço, temos que entregar, descansar e seguir, pois só Deus pode mudar circunstâncias. Nós desfalecemos quando deveríamos ter fé, entregamos os pontos. Elias falou: “Senhor, me mata, porque não sou melhor do que meus irmãos, do que meus antepassados, eu sou pior”. Mas, o amor de Deus é tão grande que quando Elias entra na caverna, que é o cúmulo da decepção, Deus vem em brisa para falar com ele: “Elias, o que é que você esta fazendo ai?” se você está passando por isso, que o Espírito Santo sopre em você e diga: “filho, o que é que você esta fazendo ai? Você esqueceu quem eu sou? Você esqueceu o que já fiz? Você esqueceu das minhas promessas? Eu não mudo, Eu ainda sou o mesmo, Eu sou aquele que muda as circunstâncias. O Espírito Santo nos dá uma direção de fé diferente e que nenhuma opressão e relatório nenhum venha trazer desânimo em nosso coração. Fale para você mesmo e para outros: “te anima, porque Deus ainda é o mesmo, o Deus de Elias é o teu Deus”. Deus abençoou e honrou Elias porque ele era servo de Deus, e nós somos servos de Deus e Deus tem recompensa para os seus servos.
Pastor Edeildo Gomes
E-mail: edeildo_gomes@hotmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário